Pular para o conteúdo

Exercícios eficazes para aliviar dor no ombro (tendinite e bursite)

  • por
  • posts

Olá pessoal, hoje vou mostrar aqui para vocês alguns exercícios para aliviar as dores e as tensões nos nossos ombros. Para quem sofre de tendinite, bursite ou qualquer patologia que afete os ombros, fiquem aqui no canal para assistir a esse vídeo que é bem interessante. Vou mostrar exercícios que vocês podem fazer em casa com o uso de uma bola ou de uma faixa elástica.

Vamos falar um pouco sobre os nossos ombros. Eles são compostos por quatro articulações: a articulação esternoclavicular, que é a junção do osso esterno com a clavícula; a articulação escapulotorácica, que ocorre entre a escápula e o tórax; a articulação acromioclavicular, que liga a clavícula ao acrômio, um osso que faz parte do ombro; e por último, a articulação glenoumeral, que é onde ocorre a maior amplitude de movimento do ombro.

Quando essas articulações estão inflamadas, ocorre a bursite. As patologias que afetam os nossos ombros são a tendinite, que são inflamações nos tendões; o ombro congelado, quando não conseguimos fazer nenhum movimento e sentimos muita dor; e o impacto acromioclavicular, quando sentimos dor ao fazer movimentos como levantar o braço.

Nossos ombros também possuem grandes grupos musculares, como o peitoral maior, o deltóide, o bíceps e um conjunto de quatro músculos que formam o manguito rotador: o infraespinhal, o supraespinhal, o subescapular e o redondo menor. Quando esses músculos estão fracos, é importante trabalhar o fortalecimento deles.

A fisioterapia desempenha um papel importante no alívio das dores nos ombros. Ela trabalha com eletroterapia e exercícios de fortalecimento para aliviar as dores e fortalecer os músculos.

Aqui estão alguns exercícios importantes que podem ser feitos em casa, mas é importante ter a orientação de um profissional:

Exercício 1: Segure uma bola com as duas mãos e faça movimentos de rotação para trabalhar os músculos do manguito rotador.

Exercício 2: Prenda uma faixa elástica na coxa e puxe-a para trabalhar outros músculos dos ombros.

Exercício 3: Segure a faixa elástica atrás das costas e faça movimentos para trabalhar a musculatura posterior dos ombros.

Exercício 4: Coloque uma faixa elástica no chão e pise com os dois pés. Segure as pontas da faixa e faça movimentos de rotação para trabalhar os músculos do manguito rotador.

Exercício 5: Faça movimentos circulares com uma bola para trabalhar a articulação glenoumeral.

É importante fazer algumas repetições desses exercícios, como 3 séries de 10 ou 5 séries de 10, de acordo com a sua resistência e necessidade. Lembre-se de sempre consultar um profissional antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Espero que tenham gostado desse vídeo e dos exercícios. Se vocês quiserem mais conteúdos como esse, deixem seus comentários e até o próximo vídeo!

Fonte: Exercício para tirar dor no ombro-tendinite,bursite, por Dicas de enfermagem com Josinélia Matias