Pular para o conteúdo

Esquizofrenia paranoide: causas, sintomas e tratamentos da doença.

  • por
  • posts

A Esquizofrenia Paranoide: Sinais, Sintomas e Comportamento

Olá, tudo bom com vocês? Eu sou psicóloga na cidade de Teixeira e hoje eu convido você que está me assistindo para aprender um pouco mais sobre a esquizofrenia paranoide. Você quer aprender como é a esquizofrenia paranoide, seus principais sinais e sintomas e como uma pessoa que tem essa esquizofrenia se comporta? Assista esse vídeo até o final que eu vou contar tudo para você.

E se por acaso você for novo aqui no canal, eu convido você a se inscrever no canal e ativar o sininho para não perder os próximos vídeos.

Bom, você deve saber que a esquizofrenia é uma psicopatologia que atinge milhões de pessoas no mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de um por cento da população mundial sofre com esquizofrenia. Isso significa muita gente, significa que milhões de pessoas têm esquizofrenia, e só quem tem esquizofrenia ou tem algum familiar com esquizofrenia sabe o quanto a esquizofrenia é algo sério, é algo que precisa de tratamento e que precisa de cuidado.

Eu já quero adiantar para você que está me assistindo que não é porque a pessoa tem esse sofrimento que ela não pode ter vida. Eu sempre falo isso em todos os meus vídeos aqui: a pessoa com esquizofrenia, se ela estiver tendo um tratamento psicológico e psiquiátrico, ela pode casar, ela pode ter filhos, ela pode trabalhar, ela pode ter uma vida.

Mas afinal, o que é a esquizofrenia ou o que é a esquizofrenia paranoide? Vem comigo!

A palavra “esquizofrenia” vem do latim, onde “esquisito” significa mente e “frango” significa divididos, ou seja, mente dividida, mente fragmentada. E por que “mente dividida” ou “fragmentada”? Significa que a mente está fragmentada, que a pessoa perde o contato com a realidade em muitos momentos. A pessoa não sabe o que é ilusão, o que é fantasia, o que é alucinação, o que é delírio, ou o que é realidade. A pessoa se perde nos momentos, através dos seus órgãos sensoriais, através do cheiro, através de vozes que ela ouve, através de coisas que ela vê. Ela perde o contato muitas vezes com a realidade.

E existem outros tipos de esquizofrenia, como a esquizofrenia simples, a esquizofrenia residual, entre outras. Muitas dessas esquizofrenias estão descritas no DSM-5 e no CID-10. Se você quiser aprender um pouquinho sobre outros tipos de esquizofrenia, clique neste link onde eu explico para vocês os tipos de esquizofrenia.

Na esquizofrenia paranoide, assim como em outros tipos, a pessoa também tem alucinações e perde o contato com a realidade. Ela tem alterações auditivas, alucinações visuais, várias coisas, vários fatores da vida dela podem ser prejudicados devido a essas alucinações. A pessoa pode ter problemas relacionados à concentração, pode ficar com a higiene pessoal prejudicada, pode ter problemas nos relacionamentos interpessoais, nos relacionamentos amorosos, isso em casos que não estão sendo tratados adequadamente. Ela pode ter problemas no trabalho, pode chegar a ter problemas de memória, problemas de socialização, porque ela tem muitos sinais e sintomas.

Essas alucinações podem vir através de alucinações auditivas, ela ouve vozes, pode ter alucinações visuais, começa a ver coisas, sentir coisas. Ela pode ter alucinações táteis, achar que alguém está pegando nela. Ela pode ter alucinações olfativas, começar a sentir cheiros ou coisas que podem fazer mal para ela. Existem várias outras também, mas a principal característica da esquizofrenia paranoide é a paranoia.

O que é paranoia? Geralmente, nesse caso de esquizofrenia paranoide, a pessoa tende a ter paranoia, muitas vezes sentimentos persecutórios. Ela sempre acha que está sendo perseguida, que alguém quer matá-la ou que alguém quer fazer algum mal para ela. Essa é a principal característica ou, em muitos casos, ela sente que tem alguém querendo fazer mal para alguém da família dela. Muitas vezes, a pessoa ouve vozes que sussurram no ouvido dela, falando “Fulano vai matar você”. Enfim, mal entendidos que querem fazer isso ou estão procurando e fazendo mal para ela, ou alucinações visuais achando que alguém está esperando ela em algum lugar, criando teorias persecutórias de que alguém vai prejudicar.

Então, essas são as principais características da esquizofrenia paranoide. As principais características, em vez do mesmo, são os delírios, as alucinações e os sentimentos persecutórios. A pessoa se sente perseguida.

Mas como é o diagnóstico de uma esquizofrenia paranoide? Simples, procure ajuda. Geralmente, quem faz esse diagnóstico é um psiquiatra. E se você está achando que tem alguém na tua família, o caminho que você tem que seguir é procurar um psiquiatra, fazer uma avaliação psiquiátrica, e procurar um psicólogo, fazer uma avaliação psicológica. Por quê? Porque os dois têm que caminhar lado a lado. Porque a parte medicamentosa, no caso do psiquiatra, é muito importante, e a parte terapêutica, de alteração comportamental e emocional, do psicólogo, também é muito importante. Os dois têm que andar lado a lado.

Outra característica que vou falar para vocês é que as drogas potencializam ou podem ajudar a desencadear a esquizofrenia. Quais drogas? O crack e o álcool também podem ajudar a potencializar algumas alucinações. Ou seja, se você tem esse problema ou conhece alguém da tua família que tem esquizofrenia, procure evitar drogas ilícitas e o álcool. E o mais importante de tudo, se você aí que tem esquizofrenia ou qualquer outra psicopatologia, você pode ter uma vida normal. Você é um ser humano como qualquer um, mas você vai ter que tomar certos cuidados, fazer acompanhamento médico psiquiátrico e psicológico, e o mais importante de tudo, é se cuidar e se amar. Nosso foco, se você tem esse sofrimento, é que você pode sim ter uma qualidade de vida muito boa.

Eu sei que muitas vezes familiares sofrem mais do que as pessoas que têm, mas com acompanhamento, tudo pode ajudar. Então, esses foram alguns sinais e sintomas da esquizofrenia paranoide, algumas alucinações, e principalmente, delírios persecutórios. Essa é a principal característica.

Espero muito que você tenha gostado desse vídeo. Se você gostou, compartilhe comigo aqui embaixo nos comentários. Se você tem esse sofrimento, se você não tem, como você faz para tratar, onde você procurou o tratamento, tem alguma dúvida, algum vídeo que você quer que eu faça, comenta aqui para mim também. Espero que você tenha gostado desse vídeo. Se você gostou, clique aqui para se inscrever no canal e ativar o sininho. Quanto mais pessoas se inscreverem, mais o canal vai crescer. Um grande abraço. Tamo junto e vai!

Fonte: O que é Esquizofrenia Paranoide – causas, sintomas, tratamentos. por Psicologo Leonardo Teixeira