Pular para o conteúdo

Esquizofrenia catatônica: sintomas, tratamento, sinais e causas explicados.

  • por
  • posts


Olá, tudo bem com vocês? Eu sou o psicólogo Leonardo Teixeira e hoje vou explicar para vocês o que é e quais são as principais características da esquizofrenia catatônica. Sempre estou fazendo vídeos sobre esquizofrenia aqui e essa esquizofrenia catatônica é muito interessante, as características e o funcionamento dela. Então, se você aí que está me assistindo quiser aprender, adquirir conhecimento e conhecer um pouquinho mais sobre esse tipo de esquizofrenia, assista esse vídeo até o final que eu vou explicar tudo para vocês: as características, o tratamento e como ela funciona. E se por acaso você é novo aqui, se você caiu de paraquedas no meu canal, se inscreva no canal e ative o sininho para não perder os próximos vídeos. Tem muito conteúdo legal toda semana. Se quiser apoiar esse canal, seja membro aqui no canal. Bom, a esquizofrenia é uma das piores psicopatologias que existem. Inúmeras pessoas sofrem com essa doença, mas se a esquizofrenia for tratada, a pessoa pode ter uma qualidade de vida muito boa. Pode trabalhar, pode constituir família, pode ter filhos. E existem alguns tipos de esquizofrenia. Já fiz um vídeo aqui no canal falando sobre a esquizofrenia paranoide, muito legal. Clique no card aqui para ver ou assistir no final desse vídeo. A esquizofrenia catatônica é outro tipo de esquizofrenia e tem algumas características.
A esquizofrenia, por si só, faz a pessoa perder, por alguns momentos, o contato com a realidade. A pessoa confunde o que é real e o que é imaginário. Geralmente, a pessoa tem alucinações auditivas, alucinações visuais e alucinações táteis. Ela também tem alguns delírios, isso acontece muito mais na esquizofrenia catatônica. A pessoa tem algumas características e uma das primeiras é que a esquizofrenia catatônica é menos comum que as outras esquizofrenias. Além disso, alguns pacientes com esse tipo de esquizofrenia, devido às características dele, ficam parados, podem ficar imóveis. Muitas vezes, a pessoa pode ficar desnutrida por não se alimentar direito, por não cuidar dela mesma quando não está medicada. Além disso, ela pode fazer autoagressão, pode começar a se machucar ou até mesmo se automutilar, começar a se cortar ou ter algumas tentativas de suicídio em casos mais sérios.
Na esquizofrenia catatônica, como o próprio nome já diz, a principal e mais marcante característica é o catatonismo. Isso mesmo que você ouviu, catatonismo. Geralmente, a pessoa fica dura, fica parada, fica tendo só que ficar duro. Muitas vezes, com movimentos lentos, assim, olhando para um lado e para o outro. Essa é a principal característica, fica parada. Geralmente, essas pessoas têm uma dificuldade muito grande em se comunicar, se relacionar e fazer amizades ou simplesmente se adaptar ao ambiente onde ela está inserida. Mas por que isso? Como eu falei, o catatonismo é quando a pessoa tem movimentos mais lentos e, além de movimentos lentos, em alguns casos, ela tem a fala lenta também. Essas são duas características bem marcantes dessa esquizofrenia. Outras características bem marcantes são a repetição. Em alguns casos, a pessoa pode repetir palavras e frases do que a outra pessoa que está com ela falou. Além disso, ela também pode repetir movimentos, começar a copiar algum movimento que a pessoa que está com ela tem a característica de fazer. Por exemplo, se a pessoa que está com ela mexe o dedo na orelha, a pessoa com esquizofrenia catatônica também vai começar a fazer isso, mas de forma mais lenta, falando. Isso pode acontecer. Essa é uma característica da psicopatologia e precisa ser tratada. A pessoa pode viver muito bem se receber o tratamento adequado.
Outra característica também é o olhar fixo e profundo. Às vezes, não é que a gente olha para cá e depois para lá. Às vezes, vai ficar parado assim, óbvio, como eu falei, catatônico. Essas são algumas características. Agora vou falar um pouquinho sobre o tratamento, como deve ser o tratamento. O tratamento, como em todo tipo de esquizofrenia, e como eu sempre falo aqui, o tratamento em saúde mental em geral deve ser conjunto, com a equipe multiprofissional. Principalmente, acompanhado por um médico psiquiatra e ter um psicólogo. Muitas vezes, esse paciente pode encontrar isso nos CAPS, acompanhado pelo psiquiatra e pelo psicólogo. Primeiro, pelo psiquiatra, porque ele vai fazer a intervenção medicamentosa correta para o paciente. O medicamento vai entrar no organismo da pessoa, no sistema nervoso central, passar pelos neurônios e diminuir os sintomas. Talvez ela vá parar de ficar tão catatônica assim, entre outras coisas. Ela vai diminuir sintomas e melhorar a qualidade de vida. Isso é muito importante, cuidar bem certinho da medicação, tomar corretamente. Por isso, é importante ter um acompanhamento familiar também. Então, eu falei aqui da parte medicamentosa e do psiquiatra, e por que a parte psicológica é importante? Porque, a partir do momento em que a pessoa tem o acompanhamento psicológico, ela vai trabalhar as emoções dela, vai trabalhar os sentimentos dela. Vai entender o comportamento e os relacionamentos dela. Naturalmente, a partir do momento que ela entende isso, ela vai melhorar o comportamento, vai melhorar o relacionamento, vai melhorar os relacionamentos familiares, vai melhorar no trabalho (se ela tiver trabalho), entre outras coisas. Vocês têm que sempre entender que o tratamento é muito importante. O tratamento é conjunto, psicólogo e psiquiatra. E sim, se a pessoa fizer esse tratamento, ela pode trabalhar, ela pode ter filhos, ela pode ter família, ter uma qualidade de vida normal. Basta ter um acompanhamento legal.
Espero muito que você tenha gostado desse vídeo, que tenha aprendido um pouco sobre a esquizofrenia catatônica. Se você gostou, se você não gostou, eu quero que você faça o seguinte: comente para mim aqui embaixo. Eu vou ler o seu comentário. Comente se você tem algum familiar que possui esquizofrenia, comenta como você faz para tratar, como você fez para tratar, ou se você tem alguma dúvida sobre esquizofrenia catatônica. Além disso, se você tiver alguma indicação de vídeo, comenta para mim aqui embaixo também. Espero que você tenha gostado desse vídeo. Se você gostou, não esqueça de se inscrever no canal, se você não está inscrito, e ativar o sininho. E dê um like também para ajudar esse vídeo a crescer, porque deu trabalho para produzir. E se quiser me conhecer melhor, me acompanhar um pouquinho no meu trabalho, vá lá no Instagram, Leonardo F Teixeira. Me segue lá, Leonardo F Teixeira, me segue no direct, que eu mesmo vou responder. Beleza? Está aqui na descrição do vídeo. Um grande abraço, estamos juntos.
Fonte: O que é Esquizofrenia CATATÔNICA Sintomas, tratamento, sinais e causas por Psicologo Leonardo Teixeira