Pular para o conteúdo

Escoliose: Definição, Tipos e Diagnóstico – Dr. Kelsen Teixeira

  • por
  • posts


Escoliose – Um Problema Comum na Coluna

Escoliose – Um Problema Comum na Coluna

Olá pessoal, eu sou o Dr. Kelson Emteixeira, ou cirurgião de coluna da Clínica Por Ali, e hoje vamos conversar um pouquinho a respeito da escoliose, um problema de saúde muito comum que afeta muitos pacientes.

Existem muitas dúvidas a respeito da escoliose, como o que é, como tratar e como fazer o diagnóstico quando suspeitamos que um familiar possa ter. Por isso, vamos fazer alguns vídeos para tentar esclarecer melhor esse tema.

O que é escoliose?

A escoliose, de forma simples, é um desvio lateral da coluna. Ou seja, a coluna que deveria ser reta, quando olhada de frente, tem um desvio. Esse desvio pode ocorrer em qualquer parte da coluna (pescoço, tórax ou lombar) e em qualquer segmento.

Para diagnosticar a escoliose, os médicos utilizam um valor de 10 graus como referência para medir esse desvio. Se o desvio for maior do que 10 graus, consideramos que há escoliose. É importante ressaltar que a escoliose é um desvio lateral da coluna e pode afetar vários segmentos ao mesmo tempo.

Tipos de escoliose

Existem diversos tipos de escoliose. O mais comum é o idiopático, que não tem uma causa conhecida e afeta mais as meninas. Apesar de sua causa não ser específica, a escoliose idiopática tem um fator genético e está associada a predisposição familiar.

Outro tipo é a escoliose congênita, que ocorre desde o nascimento e está relacionada a uma má formação ou falha na separação das vértebras. Esse tipo de escoliose pode estar associado a outras alterações em órgãos como rins ou coração.

A escoliose neuromuscular ocorre como consequência de alterações nos músculos ou sistema nervoso. Pacientes com paralisia cerebral, distrofia muscular ou lesões na medula podem desenvolver esse tipo de escoliose.

Além desses, também existem a escoliose infantil, que ocorre na primeira infância antes dos 10 anos, a escoliose juvenil, durante o desenvolvimento na adolescência, e a escoliose idiopática do adolescente, que afeta principalmente as meninas.

Diagnóstico

O diagnóstico da escoliose é feito por meio de exame físico detalhado e radiografias da coluna. Os sintomas mais comuns são assimetrias no corpo, como ombro mais alto, desvios na coluna e alterações na marcha. É importante procurar um médico especializado caso haja dúvidas ou alterações percebidas.

Normalmente, a radiografia panorâmica da coluna é o primeiro exame solicitado para fazer o diagnóstico inicial. Em alguns casos, pode ser necessário fazer outros exames como ressonância magnética, ultrassom ou tomografia computadorizada para verificar outras possíveis alterações.

O tratamento da escoliose pode ser conservador (não cirúrgico) ou cirúrgico, dependendo do caso. É importante sempre procurar orientação médica e realizar acompanhamento específico para um tratamento adequado.

Espero que essas informações tenham esclarecido um pouco mais sobre a escoliose. Continuem nos acompanhando para mais informações a respeito desse assunto. Um abraço!

Fonte: Green S – Escoliose: Definição, tipos e diagnósticos – Dr. Kelsen Teixeira por Clínica Atualli

Marcações: