Pular para o conteúdo

Escalas menores e Campo Harmônico Menor (cavaquinho)

Se quiser o material em PDF me envie um email musiclubeonline@gmail.com

E vamos chegar para mais uma aulinha aqui hoje a gente vai falar de escalas menores essas escolinhas aqui que e deu uma complicada na nossa a referência que nossas análises pelo seguinte porque quando a gente toca uma música e menor eu ouvi uma música e menor ela mistura alguma algumas referências dessas escalas e todas elas tão no contexto menor e vai ser tudo tudo

Legal vai dar bom e tudo mas a importância que a gente conhece a cada um desses contextos aí a gente tem a princípio esse é o geradores aí do nosso contexto de acordes do mais são as escalas né osmose e tudo mais quinta geração as escalas escala menor natural é uma escala tirada do acorde da escala maior hora ela é a mesma escala interpretada a partir do sexto

Grau ponto não tem muito outros problemas e dificuldades ela vai ter a terça menor sexta menor e sétima menor em comparação com a maior né e a e vai ser lá fundamental que segunda maior do terça menor é quarta justa me quinta luta pa você está menor só sétima menor e oitava justa olá oi e aí ela vai a pé bater uma tensão muito parecido com do com da escala

Maior ele tá tranquilo não tem muita cerveja a escala harmônica e ela é é a mesma escala e ela vai sofreu uma alteração zinho que parece pequena mas faz toda a diferença que é esse sétimo grau aqui ó o sétimo grau da escala harmônica é um é uma sétima maior bom dia que que vai acontecer a gente tinha um tom de distância entre os a sexta menor é a sétima

Menor agora vai ter um pão e-mail e vai gerar uma escala bem característica né ao som da a tá certo então essa é a gente a partir dessa escala e também vai ter um acorde dominante de fato que prepare um acorde menor é é porque se você for gerar os acorda parte da sala da escala natural você tem um acorde menor preparando acorde menor não tem força então e

Você vai ter que ir a pensar nessas nas contas da escala menor harmônica aí ele ele a salvo a gente nesse sentido a escala menor melódica é bem o que o nome diz assim ela ela tem essa é logo surgiu com essa necessidade de quebrar um pouco essa esse essa dureza da escala harmônica né é é longe então ela transforma essa sexta menor e maior e na e me logicamente

Você não vai ter esse salto enorme é causando desconforto nos cantores e nem é essa coisa muito forte para quem tá ouvindo g1 bom né então revisando as três escala menor a escala harmônica a escala melódica e a subir descendo menor natural fosco menor natural a escala menor harmônica a escala menor melódica que bom nossa segunda parte aqui não tem um comentário

Aqui interessante que independente das casas daquela que você escolha para usar o urso vai escrever uma melodia que tenha basicamente a escala harmônica e melódica e tudo mais é lembra sempre que é a clave é um padrão a clave ela armadura de clave ela ela dita a tonalidade então se você bate lá um olho olho numa armadura que armadura de dó maior ou a menor esse

Lá memória para qualquer um então se estiver usando acordes o que tiver nota um eu coloco né a a escala de melhor dica ou escalado harmônica melodia passando pela atenção precisa maior não importa as alterações vão ser feitas dentro da um dos compassos e armadura ela sozinha ela designa a funcionalidade sem distinção de quem de quais alterações vão surgir

O decorrer dela então é traduzido um lá menor e sempre lá menor independente do que se usa para ir agora vamos entrar no para campo harmônico menor e o campo harmônico menor ele é tirado diretamente a do campo harmônico maior ele parte do sexto grau aqui mesma coisa para que a gente fez para montar escala das vai rolar aqui e o campo harmônico natural bater as

Mesmas os mesmos acordes do campo harmônico maior né é tão os ok partir do sexto lugar hoje também então tem dois três quatro cinco seis sete oito nove lá menor esse vídeo minuto dólar fecha maior ré menor com sétima menor uma fruta tá melhor troca interna learn more a cumprir a escala harmônica vão surgir algumas alterações dentro dos acordes por conta

Desse sol sustenido aí que que apareceu como uma alteração então você vai ter todo o acorde que tinha a nota sol vai sofrer alteração né então acorde lá menor com sétima o sol era sétima lá dormir sol agora vai ser lado isso só serve o cimelide minuto o sol é sexta então não aparece na até tarde tá normal só que no dó que é o terceiro grau e o sol é

Quinta então vai passar o sol sustenido a ser quinta aumentada seleção doc sétima maior com a quinta aumentada que vai ser isso aqui do com sétima maior aqui então ele cada dó menor com sétima ou ré menor com sétima e e aí e é menor com sétima não tem alteração nenhuma porque o sol é 4º grau né o 4º grau aumentado então ele dentro da pedra de mesmo não

Aparecer no caso do re com sétima você já tem esse sol como terça do acorde então o acordo era menor vai passar ser maior né me menor essa resolução aqui né que fazer agora vai ser agora tem força de dominante mesmo a ah tá o sexto grau fax amarela o sol é segunda etapa ser uma segunda aumentada não vai entrar na testa de mesmo então o acordo com a gente tem

Que continuar sendo falsa tinha maior eu não sei no sétimo grau é fundamental do acorde que muda né senti um só com sétima e aí o sol sai para entrar um sol sustenido eles austeridade ele digamos que empurra todos os grãos em relação a ele para baixo né então a peça maior do sol quero se vai passar a certeza menor do sol sustenido a quinta justa vai passar que

Você quinta diminuta a sétima menor vai passar 7ª diminuto então acorde diminuto e um e o rosto não é igual um o d-fine escrever uma aqui para ficar mais fácil aqui depois uma correção é porque eu tinha escrito quatro menor só que na escala melódica no caso aqui do lá menor você tem alteração no sexto grau no sétimo que é faça os tênis só sustenido

Então aqui no lá menor ou faça ele não entendo até demais o sol sustenido entra lá vira a sétima maior no caso doce menor você tinha se refaz sustenidos e lá natural e é esse faz tecido transformou ocineide minuto não se menor sete e você tem um segundo né primeiro grau o google 1º grau 2º o terceiro é o doc não vai ter faz ter ido então tá tudo certo

Para o harmônica o 4º grau tem o fá sustenido na terça né então ele vai deixar de ser um ré menor para ser um re com sétima né o quinto grau já alterou lá com um só sentido mais um fá sustenido ele é segunda né então não entra na até trazer aqui para gente continuar sendo mi com sétima de vaca gir no caso do sexto grau aqui ele vai acontecer o mesmo que

Aconteceu com o sol aqui no anterior que vai mudar é fundamental então ele vai passar seu sexto grau não deu mais do mouse seis né e vai ser um sustenido meio diminuto né e você vai pegar o você mesma coisa ele vai passar essa é a baixar todos os graus estão em relação a ele então se tem tudo que era relação belém faça tinha maior que tinha terça quente

Essa é a maior agora você vai ter sido concebido é olá como terça menor ou do como quinta diminuta e o me como sétima menor e oi e aí o sétimo grau também que o sol sustenido e a e ele aqui eu coloquei diminuto mas é meio diminuto seu corrigir aqui porque eu dei uma mancada que que acontece ele é meio diminuto porque o sétimo grau dele é o fá sustenido mesmo e

Aí em relação ao anterior ele vai ser meio diminuto porque se faz ter ido não é mais é e não é mais a sétima diminuta e é a sétima menor dão aquele se você traduziu acorde menor o acorde meio diminuto a gente também pode chamar de acorde menor com sétima e quinta diminuta né então essa sétima aqui que aparecer tão sol sustenido diminuto não é vou puxar

Para baixo aqui entender é mas não quer descer é diminuto não meio diminuto ficou fusão aqui de novo pronto corrigido meio diminuto só que esse acorda aqui e na real ele é um acorde pensado como é como a dominante por quê que acontece esse acorde se você for para pensar no acorde meio diminuto que ele gerou e ele e deixa eu colocar essa aqui riscar ele é você

For pensar no acorde meio diminuto que ele gerou que que acontece e ele ele vai ter o ar terça menor chelsea bom né ou é chelsea e vai ter terça maior que é o dó feriu-se sustenido na pensando em sol sustenido ou se natural terça maior do sol natural si sustenido que está maior no sol sustenido e aí esse é o rosto que vai dar você vai ter uma terça maior um

Acorde menor não vai rolar né mas isso vai acabar fazendo com que a gente interprete todo o resto como alterações dentro do do do acorde maior então por exemplo olá já vai passar a semana menor ou se no aumentada o dó terça maior o pé quarta aumentada o me quinta aumentada e o fá sustenido sétima menor e o sol sustenido ao italo então esse acorde aqui é uma

Corda alterado mas enfim se a manter assim por enquanto é aquela gente sacar mas por exemplo só que ia com a escala menor melódica né não rola tanto quanto você eu vou fazer um sol com sétima aqui e quinta aumentada como alteração ea nona menor também comedy sua e aí a pessoa mas é tendo mais a ver né e aí bom então mas enfim essa corda é um caso à parte

Assim essa escola porque ela vai passar a ser utilizada por uma outra tonalidade que não essa de lá menor por exemplo né a gente vai ficar meio intenso por fim a gente vai ter o campo harmônico misto e no geral a gente usa como resolução como fundamental como tônica na fundamental não tônica como tônica olá melhor conseguem pela justamente porque ele leve essa

Maior ela faz uma atenção dentro do acorde aqui fica muito forte no geraldo bom então geralmente é isso para mim o 2 o 3 geralmente a gente usa com sétima maior só mesmo quarto melhor consegue quinto um sétima cesto questão do ano sétimo o diminuto geralmente né deixa eu fazer um caminho aqui é porque eu comi bola e podia ter escrito tudo e tome assinatura que

Aparecendo tá é aquilo marcador então a gente tem e esse acorde e o segundo grau esse o ano marcou também né o terceiro e se você é é o quarto menor com sétima que aparece mais frequente o quinto com certeza não me com sétima que agora esse é o acorde recebe esse privilégio de ter uma dominante é que que tem a força para chamar ele de volta e o sétimo grau

Aqui ó e na bom então a gente um da primeira coluna ou dois a primeira coluna o 3 da segunda coluna o quarto da primeira coluna o 15 da primeira coluna também ou sexta da primeira valor e o sétimo da segunda coluna e isso é o mais usual mas eles aparecem com muita frequência em todas as formatos aí e é isso aí ficamos com nossa nossa aula de campo harmônico menor

É e por aqui beleza bons estudos e até a próxima e aí

Transcrito do video
Escalas menores e Campo Harmônico Menor (cavaquinho) By Paulinho Preto Praticas MusicaisliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2020-07-17T181535+0000endTimestamp2020-07-17T183725+0000}