Pular para o conteúdo

Enzimas digestivas para intolerância alimentar – Carina Palatnik

  • por
  • posts


Olá queridos! Hoje vou falar um pouquinho sobre intolerância à lactose.
Intolerância à lactose é quando o organismo não consegue digerir a lactose, o açúcar presente no leite e seus derivados. Algumas pessoas nascem com alergia à lactose, que é diferente de intolerância. A alergia causa reações mais sérias e agudas, como falta de ar e dificuldade para respirar.
Existem também pessoas que desenvolvem intolerância à lactose com o passar do tempo. Isso acontece quando o organismo vai perdendo a capacidade de produzir a enzima lactase, responsável pela digestão da lactose. Os sintomas podem incluir desconforto abdominal, gases, diarreia e até mesmo vômitos.
Felizmente, existem opções de enzimas que podem ajudar na digestão da lactose. Uma delas é a lactase, que pode ser encontrada em cápsulas prontas para serem tomadas junto com a refeição que contém leite. Essas cápsulas contêm a enzima que o organismo não produz e ajudam na digestão do alimento. A lactase pode ser encontrada em diversos países, inclusive no Brasil.
Outra opção de enzima é a que contém lactase e um probiótico chamado bacillus coagulans. Esse probiótico ajuda não só na digestão da lactose, mas também na saúde intestinal. É importante tomar diariamente para ajudar na redução da intolerância à lactose e repovoar o intestino com lactobacilos saudáveis.
Se você prefere não tomar as enzimas, existe uma opção no Brasil chamada ciphor. É um preparado de enzimas que pode ser usado para fazer um leite sem lactose em casa. Basta misturar o conteúdo do saquinho com leite ou derivados de leite, agitar por 3 minutos, deixar em repouso por 15 minutos e aquecer novamente. O leite está pronto para ser consumido e facilita a digestão.
É importante ressaltar que a quantidade de enzimas a serem tomadas pode variar de acordo com a gravidade da intolerância. Para quem tem intolerância mais severa ou vai consumir alimentos com lactose por mais tempo, pode ser necessário tomar duas cápsulas de lactase após 20 minutos.
Além das enzimas, também existem preparados de enzimas disponíveis no Brasil que podem ser usados para preparar alimentos, facilitando a digestão para quem tem problemas digestivos ou alergias alimentares.
Espero que essas dicas possam ajudar quem sofre com intolerância à lactose. Se gostou desse conteúdo, não esqueça de se inscrever no meu canal e conferir o blog com mais dicas e ideias úteis para o seu dia a dia.
Um grande beijo e até mais!
Fonte: ENZIMAS DIGESTIVAS para quem tem INTOLERÂNCIA ALIMENTAR | Carina Palatnik por Carina Palatnik