Pular para o conteúdo

Entenda o Transtorno de Ansiedade Social com a Psicóloga Raquel

  • por
  • posts


Olá! Você tem medo de falar em público e quando você precisa sair para algum lugar para conhecer pessoas novas, você fica ansioso com essa situação? Preste atenção, esse vídeo pode interessar. Talvez você sofra de transtornos de ansiedade social.

O que é o transtorno de ansiedade social?

O transtorno de ansiedade social é uma sensação de medo muito grande e de muita ansiedade em situações onde as pessoas acreditam que possam estar sendo avaliadas. Quem sofre desse transtorno tem sempre na mente dele que os outros vão achar que é estúpido, que ele é burro, que ele pode estar mostrando para todo mundo que está ansioso.

Existem algumas manifestações desse transtorno, como transpirar nas mãos, evitando pegar na mão de outras pessoas porque acredita que todos estão percebendo que está ansioso. Pessoas que ficam com o rosto vermelho quando estão com novas pessoas ou vão falar em público e isso as deixa extremamente constrangidas. Outra manifestação é quando a pessoa não consegue usar o banheiro público quando há outras pessoas ao redor. Além disso, existem pessoas que transpiram muito porque estão muito ansiosas, e acabam deixando de conviver em sociedade e se tornando mais reclusas por acreditar que todo mundo está percebendo o quanto estão ansiosas.

Geralmente, as pessoas que sofrem com esse transtorno estão muito voltadas para dentro daquilo que está passando na cabeça delas, estão no mundo interno delas, imaginando o que o outro vai achar, que o outro vai achar que ela é ridícula, que ela é estranha, que ela é inadequada. Elas estão sempre acreditando que o outro está avaliando-as de maneira pejorativa e muito maior do que realmente é. Outra tendência que as pessoas que sofrem com esse transtorno têm é de evitar, é o comportamento de evitação. As pessoas começam a evitar falar em público porque sabem que vão ficar muito ansiosas com isso e acabam desenvolvendo uma série de comportamentos de evitação.

As consequências e como lidar com o transtorno de ansiedade social

As pessoas que sofrem desse transtorno desenvolvem uma rotina de vida muito limitante e solitária. As consequências desse transtorno são sérias e importantes, pois a ansiedade social pode impedir que as pessoas sejam felizes em relação ao seu trabalho. Muitas pessoas deixam de escolher determinadas profissões porque sabem que terão que se expor, terão que falar em público, e têm muito medo de fazer isso. Além disso, o desenvolvimento de outros transtornos relacionados à ansiedade também é uma consequência. É comum que as pessoas que sofrem desse transtorno sejam mais solitárias e tenham muita dificuldade nos relacionamentos interpessoais. Outro prejuízo é que as crianças geralmente têm mais dificuldades de aprendizagem na escola e, consequentemente, na vida adulta. É comum que as pessoas que sofrem desse transtorno tenham carreiras menos desenvolvidas e ganhem menos.

Então, o que diferencia a timidez do transtorno de ansiedade social? Para o diagnóstico desse transtorno, é necessário observar se o medo, a esquiva e a fuga de enfrentar as situações ansiosas interferem na rotina da pessoa, se causa um sofrimento efetivo, se os prejuízos funcionais são significativos para a pessoa acometida.

Tratamento e dicas para lidar com o transtorno de ansiedade social

É importante buscar tratamento para o transtorno de ansiedade social, pois ele tem uma influência negativa na qualidade de vida e na felicidade da pessoa. No próximo vídeo, vou falar um pouco mais sobre o tratamento e dar dicas para lidar com esse transtorno.

Se você se identificou com esse conteúdo ou conhece alguém que possa precisar ouvir sobre isso, não deixe de assistir ao próximo vídeo.

Fonte: Você sofre de transtorno de Ansiedade Social? Entenda com a psicóloga Raquel por Psicóloga Raquel Fernandes Shimizu Clínica Henkô