Pular para o conteúdo

Entenda mais sobre a doença de lupus: informações de um reumatologista.

  • por
  • posts

Olá! No sábado do dia 7 de maio, teremos um encontro na zona norte de Londrina, no bar do seu bairro. Anote na sua agenda, pois é o lançamento da campanha Lúpus é Hora de Viver, uma doença que falaremos agora com a Dra. Margaret Margarida de Fátima, uma reumatologista. Essa doença é pouco falada, pois é considerada rara e tem sintomas semelhantes a outras patologias. Muitos médicos têm dificuldade em diagnosticá-la, já que a reumatologia não é incluída na maioria dos currículos básicos da medicina.

O Lúpus se caracteriza por uma variedade de sintomas e sinais. Pode afetar desde o cabelo até as pontas dos pés. É diagnosticado por meio de 11 critérios clínicos e laboratoriais. Pessoas com lúpus podem ter dores articulares, principalmente nos joelhos, mãos e pequenas articulações dos dedos das mãos e dos pés. Queda de cabelo é um sintoma comum e o acometimento de órgãos como pulmões, coração, rins e sistema nervoso central também pode ocorrer. Manchas no corpo em formato de asa de borboleta, que pioram com a exposição ao sol, também são características do lúpus.

O lúpus é mais frequente em mulheres jovens, entre 18 e 35 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade. Ainda não conhecemos a causa da doença, mas existem tratamentos modernos que podem proporcionar uma boa qualidade de vida. A maioria dos planos de saúde cobre o tratamento, e o SUS também oferece assistência. Medicamentos de alto custo também podem ser obtidos com indicação médica e liberação governamental.

É importante ressaltar que dores articulares e vermelhidão no rosto após exposição ao sol não são suficientes para diagnosticar o lúpus. Consulte um médico para uma avaliação completa.

No dia 11 de maio, será realizado o segundo encontro sobre a conscientização do lúpus em Londrina. No dia 7, estaremos no calçadão conversando com as pessoas e esclarecendo dúvidas sobre a doença. Vários médicos, inclusive alunos da Faculdade de Medicina da UEL, estarão presentes para fornecer mais informações sobre o assunto. Venha participar deste evento importante para aumentar a conscientização sobre o lúpus.

O prefeito Alexandre Kireeff promulgou uma lei no ano passado que institui o dia 10 de maio como o Dia Municipal de Conscientização sobre o Lúpus em Londrina. A cidade foi a primeira do Brasil a adotar essa data no calendário municipal.

Então, não deixe de participar do encontro no dia 7 de maio. Venha conversar conosco e tirar suas dúvidas sobre o lúpus. Estaremos lá para te informar e ajudar. O evento será realizado das 8h ao meio-dia, no anfiteatro da Associação Médica de Londrina.

Muito obrigada pela sua atenção e que Deus abençoe a todos.

Fonte: Reumatologista fala sobre a doença de lupus por Vitrine Revista Londrina