Pular para o conteúdo

Entenda as fases da Doença de Alzheimer: sintomas, diagnóstico e tratamento.

  • por
  • posts


Olá, eu sou o Dr. Pellegrino Geriatra. Nós vamos falar sobre as fases da doença de Alzheimer. Muitas pessoas e muitos assinantes aqui no canal nos pediram para que nós falássemos um pouco sobre as fases da doença de Alzheimer. Então vamos lá.
Primeiro, a doença de Alzheimer é uma doença crônica. O que é uma doença crônica? Uma doença crônica é aquela que tem um curso ao longo da vida, ao contrário de uma doença aguda que tem um curso limitado. A doença de Alzheimer é uma doença crônica, o que significa que ela tem um curso crônico ao longo da vida.
A segunda característica da doença de Alzheimer é que ela é progressiva. Isso significa que ela começa devagar e vai progredindo ao longo do tempo. Apesar de muitas vezes conseguirmos períodos de melhora, isso não significa a cura ou a remissão completa da doença. Com o passar do tempo, a doença vai progredindo gradualmente.
Outra característica importante da doença de Alzheimer é que ela é insidiosa, ou seja, tem uma evolução lenta e silenciosa. Não é algo que acontece da noite para o dia. Não se passa da primeira para a segunda fase ou da segunda para a terceira fase da doença de Alzheimer de um dia para o outro. O limite entre uma fase e outra não é muito preciso e os sintomas vão progredindo aos poucos.
Agora, vamos falar sobre as fases da doença de Alzheimer.
Hoje em dia, a doença de Alzheimer é classificada em três fases: leve, moderada e avançada. A primeira fase é a fase leve, que é a fase inicial da doença. Nessa fase, os sintomas são poucos e muitas vezes podem gerar dúvidas nos familiares. Nessa fase, o indivíduo ainda preserva a sua autonomia e funcionabilidade, mas começa a ter algumas alterações, principalmente na cognição. É nessa fase que a pessoa começa a ter dificuldades de memória, mas ainda é capaz de fazer algumas coisas, embora com supervisão.
A duração da fase leve da doença de Alzheimer varia bastante. Quando a doença de Alzheimer aparece de forma precoce, por volta dos 60 a 65 anos, ela tende a ter uma evolução mais lenta e dura mais tempo. Há pessoas que vivem até 8 anos nessa fase leve da doença. Por outro lado, quando a doença de Alzheimer aparece mais tardiamente, após os 80 anos, ela tem um curso mais rápido e a fase inicial é mais curta.
Após a fase leve, vem a fase moderada da doença de Alzheimer. Nessa fase, os sintomas da fase inicial se intensificam e a pessoa começa a perder a sua autonomia. Ela ainda é capaz de fazer algumas coisas, mas precisa de ajuda principalmente nas atividades básicas de vida diária, como se alimentar e tomar banho. A duração da fase moderada varia de 2 a 4 anos, dependendo da evolução da doença.
Por fim, chega a fase avançada da doença de Alzheimer. Nessa fase, os sintomas se agravam ainda mais e a pessoa perde totalmente a sua autonomia. Ela fica restrita ao leito e precisa de cuidados em todas as suas necessidades básicas, como alimentação e higiene. Nessa fase, a pessoa depende 100% do cuidado de outras pessoas.
É importante ressaltar que cada pessoa pode ter uma evolução diferente da doença de Alzheimer, e as fases podem variar de acordo com a idade de início da doença e os sintomas que acometem o paciente.
Espero que esse texto tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre as fases da doença de Alzheimer. Se você gostou desse conteúdo, por favor, compartilhe com outras pessoas e se inscreva no nosso canal para receber mais informações sobre o assunto. Obrigado!
Fonte: Fases da Doença de Alzheimer por Alzheimer com Dr Pelegrino