Pular para o conteúdo

Entenda as diferenças entre cicatriz queloide, cicatriz hipertrófica e cicatriz atrófica – 3 erros nos cuidados caseiros.

  • por
  • posts

Três coisas que atrapalham a cicatrização

Hoje vamos falar sobre três coisas que costumamos fazer e que atrapalham o processo de cicatrização. É importante tomarmos cuidado com alguns hábitos para garantir uma cicatrização adequada. Vamos lá!

1. Aplicar produtos muito cedo

O primeiro erro que costumamos cometer é começar a aplicar produtos na cicatrização antes mesmo dela estar fechada. É importante lembrar que a cicatriz precisa estar bem formada antes de iniciarmos qualquer intervenção estética. Geralmente, após cerca de uma semana, já é possível visualizar se a cicatriz está se desenvolvendo corretamente. Portanto, espere o tempo necessário para a cicatriz fechar antes de aplicar qualquer produto.

Caso você queira utilizar algum produto, como o óleo de rosa mosqueta ou pomadas indicadas para cicatrização, lembre-se de não misturá-los. Você pode usar os dois produtos separadamente, durante o dia e à noite, por exemplo. Mas não é necessário utilizar ambos ao mesmo tempo.

2. Misturar vários produtos

Um erro comum é tentar misturar diferentes produtos na esperança de obter uma cicatrização mais rápida ou eficiente. É importante lembrar que cada produto tem sua função específica e misturá-los pode causar efeitos adversos. Portanto, utilize somente um produto de cada vez e siga as instruções de uso.

Exemplo de rotina de aplicação:

  • No período da manhã, aplique o óleo de rosa mosqueta;
  • Ao longo do dia, faça reaplicações do óleo de rosa mosqueta;
  • Antes de dormir, aplique a pomada indicada para cicatrização.

Essa rotina pode variar de acordo com as recomendações do seu médico ou dermatologista. É importante seguir as orientações específicas para o seu caso.

3. Exposição ao sol sem proteção

A exposição ao sol sem proteção é outro erro grave que pode prejudicar a cicatrização. É fundamental proteger a cicatriz do sol, pois a exposição solar pode levar a pigmentações indesejadas e retardar o processo de cicatrização. Portanto, sempre utilize protetor solar na região da cicatriz, mesmo que não esteja na praia. Se possível, evite expor a cicatriz ao sol durante o período de cicatrização.

Essas são três dicas importantes para garantir uma cicatrização adequada. Lembre-se de sempre seguir as orientações do seu médico ou dermatologista e não hesite em buscar ajuda profissional caso tenha dúvidas ou complicações durante o processo de cicatrização.

Espero que essas dicas tenham sido úteis! Se tiverem mais dúvidas ou sugestões de assuntos para abordarmos aqui no canal, deixem nos comentários. Um abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: Cicatriz queloide, cicatriz hipertrófica ou cicatriz atrófica: 3 erros comuns nos cuidados caseiros por Talita Rodrigues