Pular para o conteúdo

Entenda a estrutura do vírus HIV e sua relação com a diversidade dos seres vivos na Biologia.

  • por
  • posts


O Vírus HIV e a AIDS

Bem-vindos a esta aula! Hoje vamos falar um pouco sobre o vírus HIV e a síndrome da imunodeficiência adquirida, mais conhecida como AIDS. A AIDS é uma condição caracterizada pela deficiência do sistema imunológico causada pelo vírus HIV.

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana. Essa sigla, que está em inglês, significa Human Immunodeficiency Virus. A sigla HIV é a tradução do significado da sigla em português. É importante destacar que ter HIV não é o mesmo que ter AIDS. Nem todas as pessoas infectadas pelo vírus HIV desenvolvem a AIDS. Por isso, é fundamental compreender a relação entre o HIV e a AIDS.

O vírus HIV foi descoberto em torno de 1984, quando os primeiros casos de AIDS já haviam sido registrados. No Brasil, entre a descoberta do vírus e o ano de 2012, foram registrados mais de 650 mil casos de AIDS. Atualmente, estima-se que cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com AIDS.

O HIV é transmitido principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de agulhas contaminadas e de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação. Muitas pessoas que têm HIV não sabem disso, o que aumenta o risco de transmissão para outras pessoas.

No passado, a AIDS era associada principalmente a certos grupos, como homossexuais e usuários de drogas injetáveis. No entanto, hoje em dia, a AIDS pode afetar qualquer pessoa, independentemente de sua orientação sexual ou uso de drogas.

Estrutura do Vírus HIV

O vírus HIV possui uma estrutura complexa. Para começar, ele é um vírus envelopado, ou seja, possui um envelope viral constituído por uma camada lipoprotéica semelhante à membrana plasmática das células hospedeiras. Na superfície desse envelope, o vírus possui glicoproteínas que são responsáveis por sua ligação às células hospedeiras.

Além do envelope, o vírus HIV possui uma estrutura interna chamada capsídeo. Todos os vírus possuem um capsídeo, que é uma estrutura proteica que protege o material genético do vírus. No caso do vírus HIV-1, ele contém duas moléculas de RNA simples e uma enzima chamada transcriptase reversa. Essa enzima é fundamental para o processo de replicação do vírus.

No interior do capsídeo, o HIV possui outra proteína chamada integrase. A integrase é responsável pela integração do DNA viral no cromossomo da célula hospedeira. Esse processo é fundamental para a replicação do vírus.

Agora que entendemos um pouco sobre a estrutura do vírus HIV, nas próximas aulas iremos aprofundar nosso conhecimento sobre o processo de replicação e transmissão do vírus. Fiquem conosco!

Fonte: Estrutura do vírus HIV – Diversidade dos Seres Vivos – Biologia por Kuadro Oficial