Pular para o conteúdo

Entenda a dermatite seborreica no podcast DrauzioCast.

  • por
  • posts

Esse episódio do Brasil Cast é oferecido pelo programa Viva Saúde da Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.

A dermatite seborreica é uma doença de pele muito comum, também conhecida popularmente como caspa. Trata-se de uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as regiões ricas em glândulas sebáceas, como o couro cabeludo, rosto, axilas e virilha. No inverno, é mais comum devido aos banhos quentes e demorados, que aumentam a oleosidade da pele.

A dermatologista Dra. Mariana Dias Batista explica as características da dermatite seborreica e como deve ser feito o tratamento. Ela destaca que a dermatite seborreica é caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, além da presença de caspa. Pode manifestar-se também por pápulas e placas avermelhadas em outras regiões do corpo.

A dermatite seborreica afeta cerca de 3% da população e suas causas ainda são desconhecidas. Acredita-se que fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos. Um fungo chamado Malassezia pode participar do processo de formação da dermatite seborreica, mas não se sabe ao certo se ele é a causa direta ou se é a resposta imune do hospedeiro que leva à inflamação.

A dermatite seborreica pode ser diferenciada de outras doenças como psoríase, eczema e alergias por meio do exame dermatológico. A psoríase, por exemplo, manifesta-se por placas avermelhadas e descamativas, mas ocorre também em outras regiões do corpo, como cotovelos e joelhos. Já a dermatite de contato está relacionada ao contato com substâncias irritantes.

É importante ressaltar que a dermatite seborreica não é contagiosa. Ela é uma doença crônica e o tratamento visa controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida e autoestima dos pacientes. O cuidado varia de acordo com as características das lesões, sendo necessário o uso de shampoos, corticoides tópicos e outros cuidados combinados.

A dermatite seborreica pode ocorrer em todas as idades, e a manifestação varia de acordo com a faixa etária. Em bebês, pode ocorrer a chamada “crosta láctea”, com casquinhas aderidas ao couro cabeludo. Já na área das fraldas, pode ser confundida com dermatite de fraldas.

A dermatite seborreica não tem cura, mas pode entrar em remissão por longos períodos. No entanto, é importante que os pacientes continuem os cuidados, pois há o risco de novas crises. Em caso de dúvidas, é recomendado procurar um dermatologista para o diagnóstico correto e a escolha do tratamento adequado.

Essa conversa com a Dra. Mariana Dias Batista foi muito esclarecedora. Agradeço por sua participação neste episódio do Brasil Cast. E não deixe de conferir mais episódios do Dráuzio Teste e dos nossos outros podcasts, disponíveis nos principais agregadores e no YouTube.

Esse episódio do Brasil Cast é oferecido pelo programa de relacionamento Viva Saúde da Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.

Fonte: Dermatite seborreica | DrauzioCast por Drauzio Varella