Pular para o conteúdo

Entenda a ansiedade como prisão da alma com Hernandes Dias Lopes

  • por
  • posts

A palavra da verdade – A ansiedade: O cárcere das emoções

Governantes, Dias Lopes, hoje eu tenho um assunto magnífico para tratar com vocês: a ansiedade, o cárcere das emoções. Eu gostaria que você chamasse sua família para participar conosco, pois vamos tratar desse assunto proposto à luz de Lucas Capítulo 12, versos 22 e 23. Escutem a leitura desse texto:

Direcionou-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes.

Vou falar sobre ansiedade, o cárcere das emoções. A ansiedade é hoje um problema universal e talvez seja o mal deste século, atingindo pessoas de todas as faixas etárias, de todos os estratos sociais e de todos os credos religiosos. A ansiedade atinge o homem da cidade, o homem do campo, o doutor e o analfabeto. Coloca suas garras nas pessoas cristãs e não cristãs.

A ansiedade é chamada de a doença mais democrática de nossa geração. Como você lida com isso? Se você é daquele tipo de pessoa que vive tomada pela ansiedade, que antecipa problemas e sofre por eles antes mesmo deles acontecerem, ou daquele tipo de pessoa que fica roendo as unhas e pensando que os problemas estão batendo na porta, então esse assunto é para você.

A ansiedade é prejudicial à sua vida. Jesus Cristo disse que você não deve se preocupar com o que vai comer, beber, com onde vai morar ou com o que vai vestir. Quando você fica ansioso, fica preocupado antecipadamente. Isso significa que você está se ocupando com algo antes do tempo, com situações que ainda não aconteceram e que talvez nunca ocorram. A ansiedade não é apenas inútil, é prejudicial também. Ao invés de fortalecer-se para enfrentar os prováveis ou possíveis problemas do amanhã, você enfraquece, perde energia, foco e força. Quando o problema de fato acontecer, você estará emocionalmente esgotado para enfrentá-lo.

A ansiedade é um sinal claro de que não acreditamos que Deus é suficientemente bom e poderoso para cuidar de nossa vida. Quando nos rendemos à ansiedade, estamos dizendo que não temos um refúgio seguro, que não há alguém que se importa conosco, que dirige nosso destino e que nos sustenta com seu poder. O apóstolo Paulo nos aconselha a não andar ansiosos e a apresentar todas as nossas petições a Deus com oração e ação de graças. Ele nos promete que a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará nosso coração e nossa mente em Cristo Jesus.

Quando você entende que Deus é soberano, bom, que Ele cuida de você e se importa com você, então você pode descansar em Seu cuidado. Ao invés de viver no cárcere da ansiedade, roendo as unhas, com medo do amanhã, você pode viver no presente, com gratidão e alegria na alma. Entregue sua ansiedade a Deus, confie Nele e encontre alívio para o seu coração.

Ore comigo:

Deus, eu quero Te pedir pelas pessoas que estão nos assistindo. Tu conheces a vida delas, suas famílias. Eu Te peço, Pai, que Tu desejas a elas vitória sobre a ansiedade e que tenham uma fé firme em Cristo Jesus para terem uma vida plena e abundante Nele. Em nome de Jesus, amém.

Fonte: ANSIEDADE, O CÁRCERE DA ALMA – Hernandes Dias Lopes por Hernandes Dias Lopes