Pular para o conteúdo

Ejaculação precoce: é comum em todas as idades? Descubra a resposta aqui

  • por
  • posts

A ejaculação precoce costuma ser comum em todas as idades

Música

Hoje gente, me chamo Lucas Felipe Gomes. Sou médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. E agora vamos falar a respeito se o problema da ejaculação precoce costuma ser comum em todas as faixas etárias. Antes de continuar, assista esse vídeo e inscreva-se no meu canal do YouTube, Toque de Urologista. Ative as notificações e, principalmente, não esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos, a fim de que essa informação útil consiga chegar ao maior número possível de pessoas.

Segundo publicações que a gente lê ao longo e o que consta na maior parte dos livros, cerca de 30% da população masculina sofre com esse problema de ejaculação precoce. Esse problema costuma acontecer em todas as fases da vida, em todas as idades, mas assume um problema maior com os pacientes mais jovens. Isso porque é nessa hora geralmente que o homem ainda está se descobrindo, ele está tentando ter um relacionamento. E a gente sabe que a ejaculação precoce é algo que inibe demais esse homem, faz com que ele tenha muito receio de, às vezes, procurar um relacionamento e fique, às vezes, socialmente contraído, com dificuldade de conhecer novas pessoas porque ele sabe que tem esse problema.

Então basicamente, como a gente sabe, isso costuma acontecer em todas as faixas etárias, o que difere nessa hora costuma ser a causa que te faz apresentar esse problema. Geralmente, homens mais novos, as causas de fundo emocional ou que é a gente chama de causas inespecíficas, que o homem sempre teve esse problema, costumam ser a maior responsável por essa situação. Já em homens mais velhos, as causas costumam ser algum problema de saúde, até mesmo às vezes algum grau de ansiedade mesmo também pode empenhar esse papel, mas em menor quantidade, porque já são homens que já têm, geralmente, famílias constituídas, já têm filhos e já não têm necessidade de conhecer outras pessoas, já estão mais seguros no seu relacionamento. Por isso, nessa faixa etária, problemas como disfunção erétil, que faz com que você ejacule rápido para conseguir manter a tua ereção, problemas infecciosos, até mesmo a falta de testosterona, costumam ser as queixas mais comuns e que costumam acontecer em homens mais velhos.

Mas às vezes a gente pega algum que outro paciente que sempre teve esse problema e só tomou coragem de tratar essa situação depois de uma determinada fase ali da sua vida. Ah, então essa sim é uma situação extremamente comum, ela pega todas as faixas etárias e o que a gente acaba vendo é o que difere é o que as causas para esse problema. Enquanto você é mais jovem, as causas de fundo emocional costumam ter um impacto maior. E o fato de você sempre ter tido esse problema assume uma relevância importante. Enquanto homens mais velhos, geralmente, são alguns problemas que vão acontecendo ao longo da vida, tais como disfunção erétil, falta de testosterona. Às vezes, problemas no próprio relacionamento são responsáveis por essa situação tão desagradável.

E como é que é o tratamento nessas situações, que eu falei antes? Nessas faixas etárias, geralmente no homem mais jovem, a gente costuma abordar isso através do uso de alguns medicamentos. Seja você dar algum antidepressivo para você conseguir prolongar o controle ejaculatório, que tem uma resposta extremamente satisfatória e que funcionam muito bem, com uma incidência relativamente baixa de efeitos colaterais. Ou você pode utilizar um produto localmente no seu pênis, seja uma camisinha com preservativo, seja um anestésico local, que também pode funcionar muito bem nessa situação toda. Além de tentar diminuir o teu grau de estresse, a tua ansiedade naquele momento. Por isso que às vezes um acompanhamento psicológico, um bate-papo com a própria parceira, ajuda a enfrentar melhor esse problema.

Já em pacientes mais velhos, o que a gente costuma abordar é tentar descobrir uma situação que possa estar desencadeando esse problema. Uma situação de disfunção erétil que não tenha sido tratada adequadamente, uma falta de testosterona. Para que, tratando esse problema de maneira apropriada, provavelmente essa queixa de ejaculação precoce tenda a melhorar. E às vezes tentar fazer com que o paciente compreenda uma situação do seu relacionamento. Às vezes, um relacionamento já está um pouquinho desgastado e essa esse desgaste, problemas de fundo emocional de ordem de que você tem ansiedade no trabalho, de verdade, com os filhos, problemas financeiros, também podem causar essa queixa e vão te dar mais ansiedade. A gente sabe que ansiedade e ejaculação precoce andam quase que lado a lado. E por isso que quando a gente trata esse problema de saúde que está causando essa situação e esse problema emocional, a boa parte dos problemas de ejaculação precoce acabam passando também.

Por isso, é comum sim acontecer em todas as faixas etárias, problema de ejaculação precoce. Mas com certeza, quando acontece nas faixas etárias mais jovens, é um problema maior, porque geralmente são homens que estão ainda na descoberta das suas vidas, não constituíram relacionamentos. E isso é um impeditivo muito grande para que eles conheçam novas pessoas e se sintam confortáveis com esse problema.

Gostaria de agradecer a todos. Inscrevam-se no meu canal do YouTube, Toque de Urologista. Curtam e compartilhem esse vídeo. Deem o seu joinha. Essa informação é de relevância para vocês. Deixem suas dúvidas, críticas, comentários, sugestões. Um forte abraço, fiquem com Deus e até o nosso próximo vídeo.

Fonte: EJACULAÇÃO PRECOCE é normal em todas as idades? por Toque de Urologista