Pular para o conteúdo

Efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia no câncer de colo de útero: informações e cuidados.

  • por
  • posts

Olá pessoal, tudo bem? Comigo está tudo bem, graças a Deus. Como eu tinha prometido, hoje eu vim aqui para gravar um pouquinho as principais reações que eu tive com a quimioterapia e com a radioterapia.

Com a quimioterapia, alguns sintomas mais comuns incluem náuseas. Alguns órgãos também ficam mais sensíveis, e eu cheguei a vomitar algumas vezes. Mas a maioria das vezes eu ainda consegui me alimentar um pouquinho. Nem sempre conseguia comer arroz, feijão ou a comida do dia a dia, mas consegui ainda me alimentar um pouco. Mais leve também é o que melhorou bastante pra mim é algo gelado. Principalmente sorvete e picolé. Coisas geladas e sopinhas batidas, assim também era mais fácil de engolir. Porque nessa época da quimioterapia, pelo menos comigo, a minha boca ficava muito seca. Então eu não conseguia comer qualquer alimento. É tudo precisava ser bem molhadinho. Algumas vezes a minha imunidade caiu. Em uma delas, tive bastante infecção urinária. Foi bem complicado também. Isso foi uma vez só, mas passou. Foi só um susto.

Outro sintoma que eu tive, e vejo que a maioria das pessoas tem também, foi a fadiga. Cansaço mesmo, principalmente nos dias seguintes à quimioterapia. Nessas dias eu tinha que respeitar bastante o corpo. Enquanto o indicado era levantar para essas coisas, eu não levantava. Precisava de um tempo, mesmo. Só quando eu estava me sentindo mesmo segura, é que eu levantava. Foi salvo em Jesus. Outra coisa que eu tive também, outra reação, foi a queda dos cabelos. Como eu contei pra vocês, nos meus casos de quimioterapia, eles usaram sol e água de platina. Essa quimioterapia pode ou não fazer os cabelos caírem. No meu caso, eles caíram sim. Geralmente, a queda dos cabelos quando é feita quimioterapia é gradativa. Então, no meu caso na terceira quimioterapia, meu cabelo começou a cair. Daí quando ele começou a cair, caiu de uma vez. Começou a cair em tufos. Chegou a embaraçar muito, e muito embaraçado assim é difícil de pentear o cabelo. Então eu resolvi raspar de vez. Porque não aguentava mais nem o cabelo caindo daquele jeito. Achei que seria mais fácil raspar os cabelos e colocar uma peruquinha na minha cabeça. Mas eu confesso que não foi fácil. Eu fiquei vários dias sem saber o que fazer, porque eu estava triste. Mas com certeza, era por causa da queda dos cabelos. Também fiquei um tempo sem conseguir me olhar no espelho. Quando eu olhava, não me reconhecia. Mas agora está tudo bem. Graças a Deus, agora não consigo parar de olhar. Está crescendo, e isso pode causar um certo desconforto no início. É apenas uma possibilidade bem pouco provável assim, mas já voltou ao normal. E dói bastante ainda. Eu ainda sinto dor, mas está tudo bem. É um teste é complicado porque não é todo dia que eu passo, eu consigo usar porque eu não sinto. Mas, agora está tudo bem. Resumindo, foi isso.

A diferença é que a partir da sexta aplicação, todos os efeitos colaterais diminuíram. Eu acho que quando juntou a quimioterapia com a radioterapia, os efeitos agravaram um pouco mais. Nessa época, tive bastante diarreia e infecção urinária. Eu fiquei muito cansada, era uma coisa assim que dava muito cansaço. Era uma coisa absurda. Eu dormia a noite inteira, praticamente. Só acordava para ir fazer radioterapia, e voltava a dormir de novo. Perdi o apetite total. Não comia nada, ficava dias sem comer. Os dias de radioterapia eram bem intensos. E sim, sintomas como se fosse uma virose. Muitas dores abdominais e cólicas abdominais.

Com a radioterapia, são mais 30 dias. Eu terminei a quimioterapia junto com a radioterapia, e graças a Deus não sinto mais nada. Essa falta de sensibilidade nos pés voltou ao normal. Não tenho mais náuseas nem infecção urinária. Está tudo bem, graças a Deus.

Espero que tenha ajudado vocês. Um organismo de cada pessoa tem um tipo de reação. Mas comigo foi isso. Eu achei legal passar essa mensagem. E eu sei que às vezes quando está mal, a demora um pouco mais para passar o dia. Vamos viver um dia de cada vez e dar sempre o nosso melhor. Eu acredito que é melhor. No final de um ano são 365 dias a mais. Então vale a pena. Então é isso. O vídeo de hoje foi um pouquinho mais curto, mas é para passar um pouquinho para vocês da minha experiência com tudo isso. Espero que tenham gostado. Fiquem com Deus. Um beijo.

Fonte: Efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia | Câncer de colo de útero 03 | Franciele Mazzari por Franciele Mazzari