Pular para o conteúdo

Edema Agudo Pulmonar: 5 Causas Comuns de Acumulação de Água no Pulmão

  • por
  • posts

E você sabe o que é ter água nos pulmões? Quais são os sintomas? Quais são as causas disso? Então vem comigo aqui no vídeo que vou explicar tudo isso.

Olá pessoal, eu sou o Doutor Júlio Massao, eu sou médico cardiologista. Nesse vídeo, a gente vai conversar sobre água nos pulmões, o edema agudo pulmonar. O que é isso? Quais são os sintomas e as causas?

Mas antes de começar o vídeo, eu vou pedindo para você deixar seu like, se inscrever no canal e me seguir nas redes sociais. Então vamos lá!

Primeiro, antes de tudo, a gente precisa entender como que funciona esse mecanismo de acúmulo de água excessiva nos nossos pulmões, e eu vou explicar isso para vocês de uma maneira mais simplificada.

A gente sabe que os alvéolos são as unidades de respiração do pulmão. Eles lembram basicamente um saco que entra de ar quando a gente respira. E dentro desse saco que acontecem as trocas gasosas, sendo que o oxigênio do ar vai para o nosso sangue e o dióxido de carbono do nosso sangue é expelido para fora do nosso corpo.

Então, esse processo acontece normalmente. Porém, quando acontece um acúmulo de líquido dentro dos alvéolos, a gente tem então o edema agudo pulmonar. Isso vai acontecer através de mecanismos que vão impedir o extravasamento do plasma dos vasos sanguíneos que irrigam a região pulmonar de volta. Então, o líquido vai sair dos vasos sanguíneos e vai preencher o alvéolo, e dessa forma, os nossos alvéolos vão ficar com a função prejudicada e consequentemente o pulmão também vai ficar com a função prejudicada. Ou seja, a gente vai ficar com baixos níveis de oxigenação do nosso sangue, e os sintomas vão aparecer como consequência dessa baixa oxigenação.

E agora vamos então para os sintomas. O principal sintoma do edema agudo pulmonar é a falta de ar, é a falta de ar intensa e que piora com o esforço físico. Então, a pessoa fica mais tranquila, entre aspas, se ela fica mais parada ou se ela realiza menos esforço físico. E curiosamente também, essa falta de ar pode piorar se a pessoa deitar. Então, a pessoa pode se sentir melhor se ela ficar com o tronco mais elevado ou se ela ficar sentada.

Junto com isso, vem também aquela sensação de afogamento, e aquela fala mais curta, que a pessoa precisa de mais tempo para respirar. Outros sintomas que a gente também pode observar são aquela sudorese intensa, a pele da pessoa fica bastante pegajosa. A pessoa também pode ter a sensação de que pode morrer a qualquer momento, e ela pode ter a sensação de que pode desmaiar também a qualquer momento.

Um sinal que a gente pode observar na pessoa é que as veias do pescoço dessa pessoa podem ficar bastante saltadas. Isso acontece porque o sangue pode ter dificuldade de entrar no coração, então, dessa forma, as nossas veias jugulares externas ficam bastante proeminentes. Isso com certeza vai depender também do mecanismo que está gerando esse edema agudo de pulmão, e também vai depender do mecanismo, a gente pode ter uma elevação muito alta da nossa pressão arterial, uma elevação intensa da frequência cardíaca, redução intensa também da frequência cardíaca, dor no peito e redução do volume de urina. A urina também pode ficar com uma cor escura. E por isso, como eu falei, vai depender também do mecanismo que está gerando esse edema agudo de pulmão.

E agora, eu vou falar para você 5 causas que vão levar ao edema agudo de pulmão.

A primeira causa seria a elevação intensa da pressão arterial. Onde isso acontece? Nosso coração tem grande dificuldade de bombear o sangue para o resto do corpo, então consequentemente, o sangue vai se acumular na circulação pulmonar e também como consequência, a gente vai ter o edema agudo pulmonar.

A causa número dois, arritmias descontroladas. Quando eu falo descontroladas, é a frequência cardíaca, ou ela fica muito elevada, ou ela fica muito reduzida. Da mesma forma, quando a frequência cardíaca do coração fica nos extremos de maneira constante, o nosso coração tem dificuldade de trabalhar, dificuldade de bombear o sangue para o resto do corpo e consequentemente, o sangue pode se acumular na circulação, levando também ao edema agudo pulmonar.

A causa número três, infarto agudo do miocárdio, o famoso ataque cardíaco. Nesse caso, uma parte do nosso coração pode ficar enfraquecida por causa do infarto e então o nosso coração vai ter dificuldade de bombear o sangue para o resto do corpo e consequentemente, o sangue também pode se acumular na circulação pulmonar, levando ao edema agudo pulmonar.

A causa número quatro, insuficiência cardíaca, o famoso coração enfraquecido. Nesse caso, a gente já consegue entender o porquê, coração mais enfraquecido, ele também vai ter dificuldade de bombear o sangue para o resto do corpo e o sangue vai se acumular na circulação pulmonar, levando ao edema agudo pulmonar.

E a causa número cinco, insuficiência renal, o famoso rins enfraquecidos. Nesse caso, o que vai acontecer é que quando os nossos rins não funcionam muito bem, a gente vai ter dificuldade de eliminar o excesso de líquido do nosso corpo. A gente vai notar que o volume da urina pode ficar reduzido e a urina pode ficar com um aspecto mais escuro. E com o excesso de líquido no nosso intravascular, o nosso coração também, com o tempo, ele fica com uma dificuldade de trabalhar com esse volume aumentado no intravascular, e ele pode então ficar com dificuldade de bombear esse sangue, consequentemente, o sangue pode se acumular em excesso na circulação pulmonar e a gente pode ter o edema agudo pulmonar.

Mas e aí, se você tiver sintomas condizentes com água no pulmão, o edema agudo pulmonar, o que que você precisa fazer? Você precisa procurar atendimento médico imediato. O que, como vocês viram, as principais condições que levam ao edema agudo pulmonar, como o infarto do miocárdio, a elevação intensa da pressão arterial, arritmias descontroladas, tudo isso são condições de emergência médica. Então você precisa procurar atendimento de imediato.

Então é isso, pessoal. Espero que vocês tenham gostado, espero que esse vídeo tenha sido bastante esclarecedor para todos vocês. E não se esqueça de compartilhar ele com seus amigos, parentes, e também quem quiser saber mais a respeito desse assunto. Não se esqueça também de deixar seu like, se inscrever no canal e deixe um comentário nesse vídeo. Um grande abraço e até os próximos vídeos!

Fonte: 5 causas de agua no pulmao – edema agudo pulmonar por MedTV – DrJulioMassao