Pular para o conteúdo

Drenos cirúrgicos: principais cuidados e recomendações.

  • por
  • posts


Drenos após a cirurgia da mama

Olá, meu nome é Guilherme Novitas, mastologista. Neste texto, vou falar sobre um assunto que talvez vocês tenham que lidar após a cirurgia da mama: drenos. Algumas mulheres terão que usar drenos cirúrgicos após a cirurgia. Isso é uma escolha que não tem uma receita de bolo e depende muito da opinião do médico e do tipo de cirurgia.

De modo geral, a gente usa drenos em quase todas as cirurgias que retiram toda a mama, as que fazem reconstrução mamária ou mamoplastia, o remodelamento mamário, nas cirurgias que colocam prótese e nas cirurgias que a gente realiza a retirada completa dos linfonodos axilares. O dreno é muito importante e pode parecer bastante incômodo, mas seria muito importante para manter a região da mama sem o excesso de líquido que vai se formar após a cirurgia.

O dreno é importante, mas o paciente precisa saber cuidar dele, pois ele além de ser uma coisa boa que retira o líquido que poderia estragar a cirurgia, ele também pode ser uma porta de entrada para micróbios. Portanto, é muito importante que você saiba cuidar bem do dreno.

O líquido do dreno costuma ser inicialmente bastante vermelho, bastante hemático. Na verdade, aquilo não é sangue puro. Se você jogar uma gota de sangue num copo d’água, você vai ver que esse líquido vai se tornar vermelho. Então, inicialmente, esse líquido tem essa coloração avermelhada hemática. Depois, ele fica um pouco escurecido, o sangue mais envelhecido, e depois ele tende a ficar mais amarelo, que é o líquido que a gente chama de seroso.

Normalmente, a gente retira o dreno após uma quantidade abaixo de 50 ml de drenagem em 24 horas. É muito importante que você faça a conta de quantas vezes você retirou líquido do dreno, quanto mediu cada retirada e faça isso sobre 24 horas. Normalmente, o número é menos de 50 ml em 24 horas. Esse dreno já pode ser retirado, ou quando ele estiver bastante seroso, a gente também já pode retirá-lo.

Agora, vou ensinar como a gente manipula os drenos.

Dreno de Blake:

O dreno de Blake é caracterizado por ter uma pêra, que é a nossa bolsa que vai fazer a sucção de todo o líquido, e um tubo, uma mangueirinha que é onde vai ligar na mama. O dreno de Blake tem essa mangueira que é um pouquinho mais maleável, é de um material de silicone, então ela incomoda às vezes um pouquinho. A gente vai ligar aqui esse dreno e vamos simular como se estivesse funcionando. Por exemplo, façamos de conta que isso aqui é a mama.

O dreno está lá dentro e para ele fazer um sistema de vácuo, ele tem que estar totalmente apertado e daí essa parte tentando voltar à posição normal, ela começa a fazer a sucção do líquido. A gente está usando uma solução de café dentro da água, mas na mama vai sair um líquido um pouquinho avermelhado, depois um pouquinho escurecido, não chega a ser igual a esse, depois uma secreção meio amarelada, serosa. Enquanto ele está apertado, ele está fazendo o vácuo.

É muito importante que vocês vejam que se o grampo tiver assim, essa bolsa coletora, ela não está fazendo nada de sucção, ela não está retirando nada. Então, é sempre importante que você esvazie e deixe sempre apertado. Uma parede tem que estar encostando na outra.

Na hora de esvaziar o dreno, é muito importante que vocês passem para o médico quanto que está dando em 24 horas. Portanto, vocês precisam ter um copo medidor, qualquer copo desses que você tem em casa que serve para fazer bolo, para fazer receita. Você vai colocar o líquido do dreno dentro do copo de medida e com isso a gente vai ver quanto que está saindo.

Esse dreno é um pouco mais forte em termos de sucção do que o dreno de Blake. A diferença dele é que o coletor é um pouco maior, mas o sistema é o mesmo.

Agora, vamos ver como é feito o esvaziamento do dreno de Portovac. Nesse caso, o que a gente faz é primeiro travar o dreno, então ele para de funcionar. Vocês veem que ele não está saindo nada agora de sucção. Agora, tiramos essa tampa, tomando cuidado para não contaminar essa parte de dentro, e viramos o conteúdo dentro do copo de medida. Com isso, a gente verifica quanto que está saindo.

Lembrando que normalmente a gente vai tirar o dreno quando você tiver um débito menor do que 50 ml em 24 horas.

Essas foram as informações sobre drenos após a cirurgia da mama. Lembre-se que eles são temporários e podem ser fundamentais para o sucesso da cirurgia. Aconselho que você sempre siga as orientações do seu médico.

Obrigado pela atenção!

Fonte: CUIDADOS COM OS DRENOS CIRÚRGICOS. por Câncer de Mama Brasil