Pular para o conteúdo

Dr. Rafael Locali: Tudo sobre fimose em crianças

  • por
  • posts

Seja muito bem-vindo ao programa O Mundo Mais Criança

Hoje eu tenho o grande prazer de estar ao lado do doutor Rafael Localidade, que é urologista e pediatra. Tudo bem, doutor?

Tudo ótimo! Prazer estar aqui com você.

O prazer é nosso! Muito obrigado por ter aceitado nosso convite.

Hoje temos um assunto muito interessante aqui na nossa pauta. A atenção é para os pais de meninos. O nosso assunto hoje é sobre fimose. Doutor, para entendermos melhor, o que é a fimose?

A fimose é quando a pele que recobre o pênis, chamada prepúcio, tem um estreitamento, um anelzinho, que impede que a glande seja completamente exposta quando puxamos a pele. Então, quando tem esse estreitamento, não dá para mostrar a glande, o que é chamado de fimose. A fimose tem dois tipos: a fimose primária, que é quando as crianças, os bebês, já nascem com ela; e a fimose secundária, que pode aparecer em crianças um pouco maiores ou até em adultos mais velhos. A fimose secundária pode ser causada por infecções na pele do prepúcio.

Não existe uma idade limite para o prepúcio se deslocar naturalmente. Na verdade, a ideia é expor a glande gradualmente, principalmente para manter a higiene e a limpeza do pênis, evitando infecções e problemas de saúde. Quanto mais cedo conseguirmos expor a glande, melhor. Na tentativa de expor a glande, percebemos que não é possível devido ao estreitamento da pele, e é nesse momento que fazemos o diagnóstico de fimose.

Uma dúvida frequente é se fazer massagem com pomada ajuda o prepúcio a se deslocar. Sim, em alguns casos em que o paciente não tem fimose, mas sim uma aderência da pele na glande, o uso da pomada pode ajudar. No entanto, é importante fazer a massagem com bastante delicadeza, evitando tração excessiva ou machucar a pele do prepúcio.

Em relação à cirurgia, ela é indicada o quanto antes, pois os cuidados pós-operatórios são mais fáceis de serem feitos. Quanto mais velhas as crianças estão, mais ativas elas ficam e mais chances existem de machucar os pontos da sutura, aumentando as chances de infecção. A melhor época para realizar a cirurgia é por volta de um ano e dois meses de idade.

Após a cirurgia, é comum a criança sentir dor ao urinar, já que a glande é muito sensível. No entanto, essa sensibilidade melhora após dois ou três dias. Para bebês que usam fraldas, não há incômodo após a cirurgia. Na verdade, a fralda ajuda a proteger a área operada.

A cirurgia é rápida, dura entre 30 e 40 minutos, e a criança não precisa ficar internada. Geralmente, a operação é feita de manhã e, à tarde, a criança já está em casa. Ela pode sentir um pouco de incômodo nos primeiros dias, mas isso é normal e melhora com o tempo.

É importante levar o filho ao médico pediatra para evitar problemas futuros. O pediatra consegue identificar precocemente algumas alterações e orientar o tratamento adequado.

No caso das meninas, também é importante ficar atento a questões como infecções do trato urinário. Se a criança apresentar vários episódios de infecção de urina repetidos, é importante investigar possíveis alterações anatômicas ou deformações do trato urinário.

A cirurgia de fimose é uma opção segura e eficaz para tratar esse problema. É importante que os pais estejam atentos à saúde dos seus filhos e não hesitem em buscar ajuda médica quando necessário.

Fonte: Dr.Rafael Locali: Fimose – O Mundo Mais Criança por Momento Medicina