Pular para o conteúdo

Dores no pós-operatório: causa da costura dos músculos abdominais no Clube da Plástica

  • por
  • posts

Mitos e verdades sobre a aplicação de pontos na musculatura abdominal durante a abdominoplastia

Muitos pacientes têm dúvidas se a costura dos músculos do abdômen causa dor no pós-operatório. Vou contar para vocês um vídeo do Clube da Classe.

Introdução

Olá pessoal! Como todos nós já sabemos, após o período gestacional ou após uma grande perda de peso, alguns pacientes ficam com flacidez na musculatura abdominal, o que gera a separação dos músculos. Isso é conhecido como diástase abdominal, um tema que a gente já comentou antes e que um cirurgião plástico deve dominar.

Eu estou fazendo esse vídeo porque muitas pacientes me perguntam se, após a abdominoplastia com a correção dos músculos e do afastamento dos músculos, esse procedimento chamado plicatura da musculatura abdominal é doloroso, se ele dói ou não no pós-operatório. Bom, a plicatura abdominal consiste no afastamento do músculo e o tratamento é justamente aproximar aquele músculo que se afastou através de pontos desde a região de cima até a região de baixo do abdômen.

Então, a gente aproxima essa musculatura com vários pontos internos, são inúmeros pontos com fios bem grossos, capazes de resistir a grandes forças e tensões no pós-operatório. Pelo fato de fazer uma costura dessa musculatura com vários pontos internos, isso pode gerar ansiedade e expectativa quanto a dor. Mas não precisa se preocupar, porque a maioria das pacientes não sentem dor e, quando sentem alguma coisa, referem como um incômodo ou queimação.

Pós-operatório e abdômen grande

Algumas coisas importantes para falar sobre a plicatura do músculo é que, em alguns casos de diásteses abdominais muito grandes, ou seja, quando o músculo está muito afastado, às vezes, no pós-operatório, só a plicatura não é capaz de corrigir todo o abaulamento da parede abdominal que o paciente tem. Em pacientes com diásteses abdominais muito grandes, às vezes, só a plicatura não é suficiente.

Nós temos um limite que a gente pode fechar esse músculo. Limite esse que é muito importante a gente respeitar, porque quanto mais a gente aperta essa parede abdominal, menos espaço a gente deixa lá dentro dos órgãos para a nossa respiração, para que o nosso pulmão possa se encher de ar da maneira correta e que isso não cause desconforto respiratório no pós-operatório.

Então, vocês devem estar se perguntando se o afastamento do músculo é muito grande, porque não se costura mais, por que não se aperta. Mas a gente não pode fazer isso, justamente porque a gente precisa dar um conforto respiratório. Se a gente fizer isso, vocês não respiram direito e podem ter complicações relacionadas a isso. Portanto, a gente faz a correção nessa medida diária.

Essa correção é geralmente de uns 6 a 8 centímetros de plicatura, ou seja, a gente amarra, a gente diminui essa parede abdominal de 6 a 8 centímetros. Isso já é muita coisa. Só que em alguns pacientes, isso não é suficiente. Então, nesses pacientes que ainda ficam com o abaulamento na parede abdominal residual no pós-operatório, a orientação que a gente dá é um emagrecimento. Porque quando você emagrece, você diminui a gordura dentro da barriga, a gordura intra-abdominal, e isso faz com que o abaulamento fique bem menor no pós-operatório.

Abaulamento pós-operatório e tamanho do estômago

Vamos falar agora um pouco sobre esse abaulamento pós-operatório, porque em alguns pacientes, a gente faz a plicatura do músculo, sim, essa plicatura é capaz de corrigir toda a flacidez dessa parede abdominal. Porém, a paciente ainda vê um abaulamento na região do estômago.

Imagine se antes da cirurgia vocês tinham gordura em todo o abdome, a gente faz a lipoaspiração de tudo, só que na região em cima do estômago, a gente tem um estômago. Quando a gente se alimenta ou quando a paciente está com gases, acaba que o estômago se distende. Isso é normal, o estômago é um reservatório e como o próprio nome diz, ele fica um tempo com alimento e secreções dentro dele.

Então, é importante dizer que depois que a gente faz a plicatura, antes de operar, você não via esse abaulamento do estômago, porque só o abdome tinha gordura ao redor desse estômago. Só que quando a gente tira a gordura, esse abaulamento do estômago pode se tornar visível. É importante vocês saberem também que mesmo com plicatura, pode haver um aumento no estômago após as alimentações, que vai diminuindo ao decorrer do dia.

Portanto, pessoal, não precisa ter medo da plicatura dos músculos abdominais. Ela é feita sempre com prudência e responsabilidade. Ela não causa dor no pós-operatório. O mínimo que o paciente pode referir é um pequeno incômodo, que o benefício dela, o resultado final da nossa cirurgia, com certeza é muito maior do que qualquer incômodo que possa causar.

Um beijo para todos e até o nosso próximo vídeo!

Fonte: Clube da Plástica – a costura dos músculos do abdomen podem causar dores no pós-operatório? por Clube da Plástica