Pular para o conteúdo

Dores na coluna e no corpo durante a menopausa: entenda as causas e como aliviar os sintomas

  • por
  • posts


Olá, hoje vamos falar sobre a menopausa. Se você tem dúvidas se a menopausa causa dores no corpo e na coluna, vou te dizer que a menopausa não é a culpada. Na verdade, a história de vida da pessoa e como ela utilizou o corpo até aquele momento, com a redução de hormônios ovarianos, é que podem causar os sintomas.
Muitos desses sintomas poderiam ser amenizados se a pessoa tivesse cuidado do corpo de uma maneira diferente, aliviando as tensões do sistema nervoso. Eu digo isso porque já tratei muitas mulheres no período pré-menopausa e pós-menopausa, que melhoraram dos sintomas. Elas me procuraram por causa de diferentes sintomas que são considerados problemas da menopausa, mas se fosse a menopausa em si, elas não teriam melhorado.
Quais são esses sintomas? Eu fiz uma lista aqui: sensação de barriga inchada e distendida, menstruação irregular, dores principalmente, alteração de peso, cansaço, dores nas articulações, artralgia, dor nas mamas, dor de cabeça, alteração de pelos faciais, diminuição de libido, variações de humor, ansiedade, depressão, distúrbios de sono, suores noturnos e ondas de calor.
Porém, é importante ressaltar que esses sintomas podem ocorrer em qualquer fase da vida. Por exemplo, quando a coluna vertebral causa compressão de nervos, como é o caso do meu quadril, isso limita meus exercícios nos membros inferiores. A musculação seria para fortalecer os braços, mas eu já fui menopausada há dois anos e quero emagrecer sem perder massa magra.
Nesse caso, se há displasia no quadril e fraqueza nessa região, isso afeta a sustentação da coluna vertebral. É necessário desenvolver o controle do quadril para escorar a coluna e fortalecer membros inferiores para dar mais sustentação. A musculação apenas dos braços levaria a um bloqueio maior no quadril e pioraria a displasia.
A questão de emagrecer sem perder massa muscular é uma preocupação comum. Já tive pacientes que estavam com flacidez, fraqueza e má postura, e ao praticarem exercícios, melhoraram das dores, tonificaram a musculatura do corpo todo e aumentaram a estatura. Também tive pacientes no pós-menopausa com osteoporose, que melhoraram das dores e aumentaram a quantidade de cálcio nos ossos.
Cada caso é único e deve ser avaliado para entender até que nível é possível melhorar. Os sintomas da menopausa estão relacionados à diminuição de hormônios, mas também à condição da coluna vertebral. Se a coluna comprime nervos, isso afeta o funcionamento dos ovários e a produção de hormônios.
Por exemplo, já tive pacientes com cólicas menstruais que melhoraram das dores em questão de minutos com uma leve mobilização na coluna, aliviando a pressão sobre os nervos que vão para os ovários. Também já tive pacientes com dificuldade de gravidez que melhoraram todos os sintomas e conseguiram manter a gravidez após praticar exercícios.
É preciso cuidar do corpo inteiro, principalmente da transição da coluna torácica para a coluna lombar. Ao cuidar da coluna, aliviamos a pressão sobre os nervos e melhoramos o funcionamento dos ovários. Se você tem alguma dúvida ou dor que está incomodando o seu corpo, deixe nos comentários abaixo. Estamos aqui para te ajudar!
Lembre-se de participar, compartilhar, se inscrever no canal e deixar seu like se gostou do conteúdo. Meu nome é Aldinei Carlos das Neves e sou fisioterapeuta há mais de 30 anos. Nos vemos no próximo vídeo!
Fonte: Menopausa causa mais dores na coluna e no corpo? por VIVA SEM DOR