Pular para o conteúdo

Dor no ombro, escápulas e braços: testes posturais para descobrir o motivo

  • por
  • posts

Olá! Você por acaso sente algum tipo de dor irradiada em membros superiores? Talvez você sinta um desconforto nos braços, ombros, cotovelo até as mãos. Às vezes, pode ter uma sensação de formigamento ou até mesmo dormência nessas áreas. Hoje, vamos fazer um teste para que você possa perceber se esses sintomas se devem a uma questão postural.

Meu nome é Michele Pontes, sou fisioterapeuta especializada no tratamento de dores e minha vida é dedicada a cuidar da coluna das pessoas. Através do meu trabalho e experiência clínica, reuni uma série de materiais que funcionam para a maioria das pessoas. Ensino as metodologias que aplico e que funcionam, de forma que seja fácil para a pessoa entender.

Meu programa “Movimento Vencedor” é voltado para quem deseja aprofundar mais sobre essas técnicas e também sobre as percepções que tem sobre o próprio corpo. É muito comum que as dores na coluna tenham etapas onde elas vão saindo de uma condição mais simples para uma condição mais difícil de modificar, ou seja, mais estrutural e limitante.

Independentemente do lugar em que você está nesse trajeto em relação ao problema, é possível usufruir de benefícios como uma melhor coordenação da postura. Quando falo em coordenação melhor da postura, enfatizo a importância de coordenar e melhorar a postura, pois não existe uma postura perfeita que vai te proteger e evitar qualquer tipo de problema. O que te protege é a mobilidade, é movimentar o corpo, mesmo em áreas que são difíceis, progressivamente. Fazer isso vai te trazer mais saúde articular com o passar dos anos, apesar de estar mais envelhecido.

O teste de hoje serve para você saber se a sua postura impacta o seu problema. Consiste em puxar o queixo para dentro algumas vezes e perceber se isso alivia os sintomas da região cervical. Se você notar que alivia, é um sinal positivo de que o seu problema pode melhorar adotando melhores posturas no seu dia a dia e criando condições de variabilidade de movimentos ao longo do dia.

Ao fazer esse exercício, pode acontecer de você reduzir os sintomas periferalizados e sentir um pouco mais de sensação de peso na sua cervical. Isso é um sinal positivo de que o seu problema pode melhorar adotando melhores posturas no seu dia a dia e criando condições de variabilidade de movimentos ao longo do dia.

Se você nota uma piora dos sintomas ao fazer esse teste, pode ser que você precise de uma pequena variação de movimentos ou outros tipos de movimentos para restaurar a normalidade da articulação. Em casos de bloqueio maior e menor tolerância aos movimentos, é necessário identificar os movimentos que aliviam a articulação do paciente e indicar o que pode estar prejudicando a recuperação plena da coluna.

Esse vídeo faz parte de uma série em que explico várias coisas sobre problemas de nervos, dores irradiadas, formigamento, etc. Se esse é o seu caso ou se tem interesse nesse assunto, convido você a conhecer mais sobre isso. Com as informações disponíveis, você poderá tomar melhores atitudes em relação à recuperação do seu problema de uma maneira ampla, devolvendo a saúde às suas articulações.

Espero te ver no próximo vídeo! Até lá!

Fonte: Dor no Ombro, Escápulas e Braços pode ser Postural? Aplique 2 testes e Descubra Agora! por Michelle Pontes