Pular para o conteúdo

Dor no ombro: como aliviar a bursite?

  • por
  • posts

Exercícios para aliviar a bursite no ombro

Olá, tudo bem? Na semana passada, perguntei no Instagram qual assunto vocês gostariam de ver em um vídeo, e com 60% dos votos, a bursite foi eleita. Então hoje vou responder à pergunta da Marcela, que diz assim: “Alexandre, meu marido sofre com bursite nos dois ombros. Eu sei que não tem cura, e no caso dele, que trabalha fazendo movimentos repetitivos, será que exercícios aliviam a dor? E com que frequência podem ser feitos? Obrigada!”

Bom, é o seguinte: a bursite, na maioria absoluta dos casos, tem sim tratamento e tem cura, principalmente quando se inicia o tratamento no início dos sintomas. Assim, as pessoas que já apresentam os primeiros sintomas e recebem um diagnóstico precoce começam a fazer um trabalho à parte, o que gera uma resposta muito boa nos casos de bursite e disfunções de ombro. No entanto, existem alguns casos em que não se pode dizer que há cura, apenas tratamento. São alterações anatômicas, como, por exemplo, o acrômio que fica acima da cabeça do ombro. Às vezes, ele possui alguma alteração anatômica desde o nascimento, como um “ganchinho”, o que torna difícil obter uma resposta duradoura. Mas se esse não for o caso do seu marido, acredito que dá para melhorar. Hoje vou ensinar três exercícios que são muito eficazes para aliviar os sintomas da bursite e também servem para prevenir quem já trabalha com movimentos repetitivos e começa a sentir algum desconforto. Lembrando rapidamente que esses exercícios não são tratamentos. O tratamento deve ser feito com um profissional. Os exercícios servem apenas para aliviar os sintomas do dia a dia. Não deixe de fazer um tratamento adequado com um bom profissional perto de você.

Imagine que o ombro esquerdo tem um número. Esse número é o osso do braço do ombro. Vou desenhar aqui. Esse número tem uma estrutura em um tendão chamado tendão do músculo supraespinhoso. Acima desse tendão, temos o processo para acrômio, que fica na escápula, lá atrás, e forma o teto ou parte do teto da articulação do ombro. Então, sempre que existe uma compressão, falta de espaço ou liberdade de movimento nesse “sanduíche” aqui, começa a irritar a bolsa ou tendão supraespinhoso e causa a tendinite, ou seja, a inflamação da bolsa. Nesse primeiro exercício, vamos criar espaço para esse “sanduíche”.

Você vai sentar e, se quiser trabalhar o braço esquerdo, segure-o no assento da cadeira. Relaxe o ombro, o braço e o cotovelo. Incline para a direita 30 vezes. A força é só na mão para segurar embaixo. Faça o mesmo para os lados e 30 vezes para cada lado. Duas vezes ao dia é mais do que suficiente. Se você já faz algum trabalho repetitivo com o braço acima da cabeça, faça o exercício antes e depois da atividade. Dessa forma, você está abrindo espaço e dando liberdade de movimento antes de começar a atividade, e depois de terminar, está voltando o espaço ao normal.

A segunda e terceira formas de aliviar e melhorar os problemas relacionados à bursite ou problemas no ombro em geral envolvem trabalhar o teto do ombro. Para isso, vamos precisar encontrar o processo para acrômio, que é uma pontinha óssea na escápula, lá atrás.

Primeiro, encontre o processo acromial, que fica logo abaixo da clavícula, no lado externo até o ombro. Coloque o indicador logo abaixo da clavícula e o dedo médio ao lado dele. Deslize a pele para fora ou para dentro. Segure por 90 segundos. Depois, deslize para cima e para baixo. Segure por 90 segundos em cada posição. Por último, teste a rotação no sentido horário e anti-horário. Segure por mais 90 segundos em cada posição.

Esses exercícios podem ajudar bastante a aliviar os sintomas da bursite no ombro, mas lembre-se de que não são tratamento. O tratamento deve ser feito com um profissional especializado. Não deixe de procurar atendimento especializado para avaliar o seu caso. Combinado?

Espero que goste do vídeo! Se foi útil, compartilhe com alguém que sofre de bursite ou problemas no ombro. Não é apenas seu marido que pode se beneficiar desses exercícios. E se quiser mais dicas e exercícios para dor no ombro, confira a playlist que deixarei abaixo.

Playlist: Exercícios para dor no ombro

Um grande abraço e até a próxima!

Fonte: BURSITE: Aliviando a dor no ombro! por Dr. Alexandre Mota

Marcações: