Pular para o conteúdo

Dor lombar e cervical: como melhorar imediatamente com as dicas do Dr. Robson Sitta

  • por
  • posts

Dicas para Aliviar Dores na Cervical e Lombar

Olá, saudações a todos! No vídeo de hoje, vou dar duas dicas para vocês que sofrem com dor na região cervical, as famosas cervicalgias, e também as dores na região lombar, as famosas lombalgias.

Se você sofre com dor nessas regiões, seja na região cervical do pescoço ou na região lombar, eu vou dar duas dicas matadoras que vão ajudar vocês no dia a dia. São estratégias que nós utilizamos na prática clínica com os nossos pacientes para aliviar essas dores.

Aproveito e faço o convite a todos que ainda não são inscritos, para se inscreverem no canal, deixar seus comentários e sugestões. No link da descrição do vídeo, vocês terão acesso a todas as minhas redes sociais. Sejam muito bem-vindos!

Curvaturas da Coluna Vertebral

Para entender melhor, vamos dar um exemplo simples e de fácil entendimento para a grande maioria, que é leiga no assunto. Temos aqui um modelo de coluna vertebral mais próximo do anatômico de um ser humano adulto. Quando olhamos essa coluna de frente, em um plano frontal ou vista ântero-posterior, essa coluna tem que se apresentar reta, sem desvios. Caso haja algum desvio dentro desse plano, chamamos isso de escoliose.

Escoliose são aqueles desvios no plano frontal, quando olhamos de frente uma coluna. Porém, quando olhamos de lado uma coluna, ela já não tem essa característica de ser reta. Pelo contrário, ela tem que ter curvas, e essas curvas são curvas fisiológicas. Todos nós devemos ter, ou deveríamos ter, pois algumas pessoas apresentam um aumento ou diminuição dessas curvaturas.

Por exemplo, quando olhamos a região cervical, que é composta por sete vértebras, temos uma curva que chamamos de lordose. Quando vamos para a região torácica, composta por 12 vértebras torácicas, chamamos de cifose. Já na região lombar, temos novamente uma lordose, ou seja, lordose são essas curvas para dentro que formam a curvatura do pescoço, assim como a curvatura da lombar. A curvinha para fora, chamamos de cifose.

Na região sacral, também temos outra cifose, porém a região sacral são vértebras fundidas, cinco vértebras fundidas umas às outras.

O grande problema na coluna vertebral é a grande sobrecarga que essas estruturas recebem no dia a dia, principalmente na região lombar, quando estamos na postura sentada. A maioria das pessoas passa grande parte do dia sentada, seja almoçando, comendo, fazendo alguma refeição, estudando, trabalhando, dirigindo, ou seja, grande parte do nosso dia nos encontramos na posição sentada. E quando nos encontramos nessa posição, a tendência é perdermos essa lordose, essa curva para dentro da região lombar, e começar a gerar sobrecarga em cima das estruturas que a compõem, como os músculos esqueléticos, cápsula, ligamento, disco intervertebral, etc.

Utilização do Rolo Lombar

Uma estratégia que nós utilizamos na prática clínica é o uso do rolo lombar quando estamos sentados. O rolo lombar tem esse tilt posterior da pelve, que nós bloqueamos com o rolinho, para manter a curvatura fisiológica. Então, quando estamos sentados, uma estratégia interessante é posicionar o rolinho na região lombar, o que vai garantir que nós mantenhamos uma curvatura fisiológica na posição sentada, minimizando assim a sobrecarga da lombar.

Podemos utilizar uma cadeira com uma angulação que não seja de 90 graus, um pouco mais inclinada posteriormente. Você senta até o fim dessa cadeira e curva anteriormente, posicionando o rolinho na região lombar. Relaxe o tronco e apoie o pescoço. Com isso, você terá uma manutenção da lordose lombar durante a postura sentada, o que vai diminuir a sobrecarga mecânica sobre ela.

Rolinho Cervical para Aliviar Sobrecarga na Região Cervical

Na região cervical, nós costumamos usar um rolinho cervical. Esse rolinho é colocado quando o paciente está deitado na região da coluna cervical. Ele ajuda a manter a lordose cervical, minimizando a sobrecarga sobre as vértebras cervicais. Caso não tenha um rolinho cervical, pode-se usar uma toalha dobrada ao meio para fazer um rolinho e posicionar na região cervical.

Como utilizar o rolinho cervical:

  1. Deite-se de barriga para cima;
  2. Coloque o rolinho ou a toalha enrolada na região cervical;
  3. Certifique-se de que o rolinho ou toalha esteja firme e bem posicionado;
  4. Relaxe o pescoço;
  5. E sinta o alívio na região cervical.

É importante lembrar que o rolinho cervical só funciona quando o paciente está deitado de barriga para cima ou de lado. Não é para passar a noite com o rolinho, apenas para utilizar quando estiver deitado e garantir a manutenção da lordose cervical. Se persistirem os sintomas, é recomendado consultar um profissional especialista na área para uma prescrição adequada às suas necessidades.

Aproveito para fazer novamente o convite a todos que ainda não são inscritos, para se inscreverem no canal, deixar seus comentários e sugestões. Se este vídeo foi interessante para você, compartilhe com seu amigo ou colega que vive reclamando de dor na cervical ou dor na região lombar. Essas pequenas estratégias podem ajudar muito essas pessoas. Um forte abraço e fisioterapia para todos!

Fonte: DOR LOMBAR e CERVICAL APRENDA COMO MELHORAR IMEDIATAMENTE DOR NAS COSTAS e PESCOÇO Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta