Pular para o conteúdo

Dor e lesão no tendão de Aquiles: exercícios específicos para tratar

  • por
  • posts

Olá pessoal, tudo bem? Davi aqui, bem-vindo a mais um vídeo aqui no canal. Mas antes de começar, eu queria te lembrar de se inscrever no canal para nos ajudar a alcançar a marca de 3 mil inscritos, uma marca muito legal, e eu quero contar com a sua ajuda para chegar nessa marca tão importante. Também quero te pedir para deixar o seu like no vídeo, isso ajuda a divulgar o canal e o conteúdo para mais pessoas.

Muito bem, o vídeo de hoje eu vou te mostrar alguns exercícios que você pode fazer para a recuperação do seu tendão de Aquiles, aquela dor aqui na base do tornozelo. Então, temos alguns exercícios que você pode fazer para poder melhorar essa dor e começar a recuperação do seu tendão.

Em primeiro lugar, você vai precisar de uma bolinha bem rígida, pode ser uma bolinha de lacrosse ou aquelas bolinhas com os dentinhos, que são espinhosas. Agora, você vai sentar no chão e vai procurar um ponto próximo ao tendão na panturrilha, mais para baixo, na parte mais fina da sua canela, não na parte mais grossa. Você vai fazer movimentos circulares nesse ponto, movimentando o seu tornozelo. Faça isso cerca de 10 a 15 vezes, de forma lenta. Você vai perceber que quando você empurrar para frente, você sente o ponto mais sensível.

Depois desse exercício, você vai fazer um alongamento para o tendão da panturrilha. Para isso, você pode colocar a mão na parede e, nessa posição, vai colocar o calcanhar de trás no chão, mantendo o joelho esticado, e vai levar o seu corpo para frente e voltar. Vá fazendo isso de forma lenta para alongar o tendão da panturrilha.

Outra forma de alongamento para o tendão é ficar no chão, sentado, com o calcanhar de trás no chão, e você vai jogar o seu joelho para frente, sem tirar o calcanhar do chão. Ao mesmo tempo, faça um esforço para levantar os dedos do pé. Você vai sentir um alongamento ainda maior para a parte de trás do tendão.

Muito bem, feito isso, é hora de começar o fortalecimento. E o fortalecimento não pode ser coisas fáceis, tem que ser processo. Começando o processo de recuperação dos tendões, existem coisas muito simples que você pode fazer. Você vai sentar no chão e vai fazer a flexão e extensão do calcanhar. É um exercício simples que você pode fazer com os dois pés juntos no começo. Faça cerca de 5 repetições.

Quando você se sentir mais confortável, faça o exercício com uma perna de cada vez, mas sempre apoiando na parede ou em alguma coisa que te dê apoio. Levante e volte. Faça o movimento um passo à frente e um passo atrás. Depois, você pode começar a fazer os movimentos mais rápidos para melhorar a reação do tendão e fortalecê-lo. Faça o movimento de extensão e flexão, indo e voltando, e comece a aumentar a velocidade gradualmente.

Além disso, você pode fazer o mesmo exercício de lado, elevando a perna e voltando, e também para frente. Ganhe confiança nesses movimentos. Depois que você chegar ao ponto em que está mais confiante, você pode pensar em fazer alguns saltos, começando com saltos baixos e depois passando para saltos mais altos, tanto com uma perna quanto com as duas. Você pode até pensar em saltos mais altos e mais intensos.

É isso aí, pessoal. Espero que você tenha gostado do conteúdo. Se você gostou, não se esqueça de deixar o seu like e também se inscrever no canal e compartilhar com os amigos. Te vejo no próximo vídeo. Valeu!

Fonte: TENDÃO DE AQUILES – DOR e LESÃO – Exercícios Específicos por Davi Stemler