Pular para o conteúdo

Dor abdominal infantil no lado direito: possíveis causas e tratamentos

  • por
  • posts


Oi pessoal, hoje vamos falar sobre dor abdominal do lado direito. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que essa dor pode significar, então vou explicar detalhadamente o que vocês precisam observar. Vale lembrar que sou gastroenterologista pediátrico, mas as patologias são as mesmas para adultos e, caso você seja um adulto com essa dor, esse vídeo também pode te ajudar. Fique comigo até o final.
Antes de tudo, é importante mencionar que eu já fiz vídeos anteriores sobre dor abdominal em crianças. Falei sobre dor abdominal recorrente, quando se preocupar, como entender a dor e como avaliar. Se você ainda não viu esses vídeos, pode encontrar o link na descrição para assisti-los e entender melhor sobre os quadrantes da dor e o que pode ser encontrado em cada um deles.
Agora, vamos focar especificamente na dor do lado direito do corpo. Vamos começar pela parte de cima, na região do hipocôndrio direito, que engloba as costelas. Nessa região, temos o fígado, a vesícula biliar, os rins, os ureteres e a base do pulmão direito. Também não podemos esquecer das costelas e da pleura desse lado. É muito importante prestar atenção aos sintomas que você está sentindo.
Sempre que você tiver uma dor que foge da região ao redor do umbigo e se direciona para algum quadrante específico, existe uma grande chance de haver alguma patologia nessa região. Por exemplo, se você estiver com febre, tosse e falta de ar, isso pode ser um problema pulmonar, e não relacionado ao abdômen. É importante consultar um médico para fazer exames e verificar se há alguma infecção nos pulmões, na pleura ou nas costelas.
Descendo mais um pouco, para a região da vesícula biliar e do fígado, se você estiver com febre, vômito, prostração, icterícia (ficar amarelo) e falta de apetite, pode ser um problema na vesícula biliar, como um cálculo biliar ou uma colecistite (inflamação na vesícula), ou até mesmo no fígado, como um abcesso ou hepatite. Vale lembrar que a cirrose não costuma causar dor, mas se estiver inflamada, pode doer.
Se você estiver com dor lombar que irradia para a frente, mudança na cor, cheiro ou presença de sangue na urina, mau cheiro na urina, prostração, mal-estar, febre alta e calafrios, isso pode ser uma pielonefrite, uma inflamação ou infecção no rim direito. Nesse caso, a dor será na parte de cima, mas quando o cálculo migrar pelo ureter, a dor irá para as regiões mais inferiores.
Agora, vamos para a fossa ilíaca direita, que compreende a região abaixo da linha horizontal traçada com o umbigo. Nessa região, temos o apêndice, os linfonodos, a hérnia inguinal, além das inflamações e infecções dos anexos uterinos em mulheres. Também pode ocorrer a migração de cálculos renais até a bexiga, causando dor na fossa ilíaca direita. Caso você esteja com febre, mal-estar, calafrios e dor nessa região, a primeira suspeita deve ser apendicite. É importante procurar um pronto-socorro para realizar exames de imagem e confirmar o diagnóstico. Outro diagnóstico diferencial é a adenite em meninas, que é a inflamação dos anexos uterinos.
Para cada problema, há uma sintomatologia específica, por isso é importante observar e relatar ao médico todos os sinais e sintomas que você está sentindo. O médico, por meio da anamnese e do exame físico abdominal, irá direcionar a investigação para os exames necessários, como ecografia, tomografia e exames laboratoriais, a fim de investigar quadros infecciosos, hepáticos e anexos uterinos.
Espero que tenham gostado do vídeo. Se gostaram, cliquem em “gostei” e aproveitem para se inscrever no canal. Se tiverem alguma dúvida, deixem um comentário abaixo. Um grande abraço e até o próximo vídeo.
Fonte: DOR ABDOMINAL INFANTIL NO LADO DIREITO. O QUE PODE SER ? por Gastropediatra Charles Angeli