Pular para o conteúdo

Doenças emergentes e reemergentes: causas, sintomas e prevenção.

  • por
  • posts


E aí

Música

Olá pessoal, você está no canal Professora Tereza Mendes explica. Na aula de hoje nós vamos falar um pouquinho sobre doenças emergentes e doenças reemergentes. Mas antes de começar esse conteúdo, vou pedir para você não se esquecer de se inscrever no nosso canal e ativar o Sininho de notificação para não perder nenhuma aula. Se possível, compartilhe nosso conteúdo para que a gente possa continuar produzindo cada vez mais conteúdos. E se, chegar lá no final, você gostar do nosso vídeo, não esqueça de dar aquele like, joinha, aquele que maneiro, para que a gente possa continuar divulgando cada vez mais nosso canal, tá bom? Se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários ou alguma sugestão também, tá bom? Então vamos lá.

Quando a gente fala de doenças emergentes e doenças reemergentes, a gente estava abordando isso dentro do conteúdo de ciências, tá bom? Então, eu vou começar explicando para você o que é uma doença emergente. Uma doença emergente é aquela doença que a gente indica de uma doença nova. É uma doença que surgiu ou então que estava totalmente controlada ou erradicada há muito tempo e resolveu aparecer novamente. Mas via de regra, uma doença emergente é aquela doença nova. E nós temos alguns exemplos dessas doenças, né? Então, nós temos aí como exemplo a dengue. A dengue é considerada uma doença emergente.

dengue

Nós temos várias doenças emergentes, aquelas doenças que são novas, a dengue, por exemplo, é uma delas. A doença chamada ebola também é considerada uma doença emergente.

ebola

E nós temos também como uma doença emergente o HIV. Para quem não lembra, o HIV e a AIDS, a gente então ela também é considerada uma doença emergente. Na época, quando a AIDS surgiu, ela era uma doença nova, ninguém conhecia essa doença. A mesma coisa é o ebola e a dengue, né? Hoje já tem estudos, já se sabe como combater, e etc., tá bom?

Agora, vamos falar um pouquinho sobre as doenças que são chamadas de doenças reemergentes. As doenças reemergentes são aquelas doenças que nós chamamos de doenças velhas. Ah, tá. É uma doença que já foi controlada, não sumiu, tá? Ela foi controlada na população, mas por algum motivo que depois nós vamos falar, ela acabou retornando.

Então, aí ela retornou e depois nós vamos falar o que que leva essas doenças a retornar, a virar uma doença reemergente. Tá bom? Então, vamos falar quais são essas doenças reemergentes. Nós temos aí o sarampo. Por muito tempo, o sarampo foi uma doença que tinha sido erradicada, né? Ou seja, tinha sido controlada. Era difícil ter casos de sarampo. E algum tempo atrás, ele veio surgindo em alguns surtos.

sarampo

Então, ele é considerado como uma doença reemergente. Nós temos também aí a caxumba, que também por muito tempo foi bem controlada, e algum tempo atrás, ela ressurgiu fazendo bastante vítimas.

caxumba

E temos também, como uma doença reemergente, a malária. Por muito tempo, ela também foi controlada e acabou ressurgindo.

malária

E temos também a tuberculose. A tuberculose também é uma doença que teve um período muito grande em que o governo conseguiu, com os métodos, controlar essa doença, porém, ela voltou e acabou fazendo muitas vítimas.

tuberculose

Mas o que leva essas doenças, né? Essas doenças, o que leva essas doenças a ressurgir, a virar uma doença reemergente? É importante a gente lembrar que essas doenças elas acabam ressurgindo por algum motivo específico. E um desses motivos é o aumento populacional. O aumento populacional faz com que essas doenças acabem ressurgindo. E às vezes com uma potência muito grande. O aumento populacional faz com que aumente os casos de doenças, principalmente aquelas doenças virais.

Temos também aí como o motivo para isso a degradação ambiental. A degradação ambiental também faz parte e a degradação ambiental também faz com que ocorra esse ressurgimento de algumas doenças.

E é claro, também temos aí as alterações climáticas. As mudanças climáticas também fazem com que ocorra esse ressurgimento de algumas doenças. E vale lembrar que manter hábitos de higiene e a vacinação em dia é muito importante para evitar o acometimento dessas doenças.

Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários e por hoje é só. Até a próxima.

Música

Fonte: Doenças emergentes e reemergentes por Prof. Teresa Mendes Explica