Pular para o conteúdo

Doenças de Notificação Compulsória: Perguntas Frequentes e Informações

  • por
  • posts

Doenças de Notificação Compulsória

Olá pessoal, aqui é a Thaiany. Sejam bem-vindos ao meu canal! No último vídeo, falei sobre doenças de notificação compulsória e, por isso, hoje trouxe duas questões para resolvermos juntos. A resolução de questões após a leitura das matérias é extremamente importante para fixarmos o conteúdo. Então, vamos para a primeira questão.

A questão é da banca Fundação de Estudos e Pesquisas e diz:

Assinale a alternativa que não se enquadra como situação de notificação compulsória:

  1. Tuberculose
  2. Febre do Nilo
  3. Violência Doméstica
  4. Óbitos por Dengue
  5. Verruga genital

Vamos analisar as alternativas:

Letra A: Tuberculose é uma doença que consta na lista de doenças de notificação compulsória. A notificação dela é semanal, ou seja, deve ser realizada 7 dias após o conhecimento da ocorrência. Portanto, esta não é a resposta correta.

Letra B: Febre do Nilo também é uma doença de notificação compulsória. A notificação dela é imediata e deve ser feita para as três esferas do governo. Portanto, esta também não é a resposta correta.

Letra C: Violência Doméstica é um agravo que faz parte da lista de notificação compulsória. A notificação é semanal, conforme consta na lista. Portanto, esta é uma situação que se enquadra nas notificações compulsórias.

Letra D: Óbitos por Dengue também são notificados compulsoriamente. A notificação é imediata e deve ser feita para as três esferas do governo. Já os casos de dengue suspeitos, a notificação é semanal. Portanto, esta também não é a resposta correta.

Letra E: Verruga genital, até o momento, não consta na lista de doenças de notificação compulsória. Portanto, esta é a resposta correta.

Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Agora, vamos para a próxima questão.

A questão é da Prefeitura de Maravilha e diz:

O Ministério da Saúde define a Lista Nacional de notificação compulsória de doenças agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Quanto aos conceitos, assinale a alternativa correta.

  1. Notificação compulsória negativa é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde públicos ou privados sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doenças.
  2. Notificação compulsória é o modelo de vigilância realizado a partir de estabelecimento de saúde estratégico para a vigilância de morbidade e mortalidade ou agentes etiológicos de interesse para a saúde pública.
  3. Qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus-tratos, é considerado um agravo.
  4. Evento de saúde pública é considerado pela doença ou morte de animal ou grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública.

Vamos analisar as alternativas:

Letra A: A notificação compulsória negativa é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde quando não há nenhuma ocorrência relacionada à doença na semana. Portanto, esta não é a definição correta.

Letra B: Notificação compulsória é um modelo de vigilância de estabelecimentos de saúde estratégicos para a vigilância de morbidade, mortalidade ou agentes etiológicos de interesse para a saúde pública. Porém, a lista Nacional de notificação compulsória inclui doenças e agravos que devem ser notificados tanto por serviços públicos quanto privados. Além disso, qualquer cidadão pode realizar a notificação, não apenas profissionais de saúde. Portanto, esta também não é a resposta correta.

Letra C: Esta é a resposta correta. Qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo provocado por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, é considerado um agravo. Portanto, esta é a definição correta.

Letra D: Evento de saúde pública é considerado pela doença ou morte de animal ou grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública. Embora a epizootia seja um exemplo de evento de saúde pública, não é a definição correta, pois o evento de saúde pública engloba outros casos além da morte de animais. Portanto, esta não é a resposta correta.

A alternativa correta é a letra C.

Espero que tenham gostado das questões. Continuem estudando e bons estudos!

Fonte: Questões sobre Doenças de Notificação Compulsória por Taiane Ribeiro