Pular para o conteúdo

Doença Celíaca e Sensibilidade ao Glúten: Entenda os Sintomas e Tratamentos

  • por
  • posts

Intolerância ao Glúten: O que é e como lidar

Muitas pessoas têm alergia a algum tipo de alimento, geralmente corantes ou ao leite, por exemplo. Porém, imagine uma intolerância a um produto que está presente em diversos alimentos comuns no nosso dia a dia, como pão, macarrão, biscoitos e bolos. Esse alimento é o glúten, a principal proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia. A doença celíaca é a intolerância permanente ao glúten.

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína que está presente no trigo, tanto integral quanto branco, e no centeio, cevada, nos subprodutos da cevada e por contaminação da aveia. A aveia produzida no Brasil contém glúten por contaminação, pois é beneficiada plantada junto com o trigo. Porém, aveias de outros países, na maioria das vezes, não contêm glúten.

Diagnóstico da doença celíaca

Para o diagnóstico da doença celíaca, são importantes exames de sangue para verificar se os anticorpos para o glúten estão aumentados. Caso haja um indício de positividade nesses exames, é realizada a biópsia do intestino delgado para confirmar o resultado.

Os sintomas da doença celíaca são variados, mas alguns dos principais são acometimento do intestino (constipação, diarreia), enjoo, náuseas, dores, fadiga extrema e tendência à anemia.

Alimentos permitidos para celíacos

Os alimentos indicados para pessoas com doença celíaca são aqueles que não são derivados de trigo, centeio, cevada, malte e aveia contaminada. É possível substituir a farinha de trigo por farinha de arroz, fécula de mandioca e fécula de batata. Frutas, arroz e leguminosas também não contêm glúten naturalmente, mas é importante tomar cuidado com a contaminação cruzada.

Contaminação cruzada

A contaminação cruzada ocorre quando um alimento não contém glúten naturalmente, mas é contaminado por estar próximo a um alimento que contém glúten. As partículas de glúten podem ficar no ar e contaminar outros alimentos. Além disso, utensílios de cozinha também podem causar contaminação, como facas e assadeiras.

Dieta e tratamento para celíacos

O tratamento para a doença celíaca consiste em evitar totalmente o consumo de glúten. É importante ter cuidado ao escolher restaurantes e procurar opções sem glúten. Além disso, é recomendado buscar orientação nutricional para uma reeducação alimentar e recuperação da flora intestinal. Vitaminas, minerais e probióticos também podem ser indicados.

Diferença entre doença celíaca, alergia ao trigo e sensibilidade ao glúten não celíaca

A doença celíaca é a intolerância permanente ao glúten, enquanto a alergia ao trigo é uma reação alérgica a componentes do trigo. Já a sensibilidade ao glúten não celíaca é uma patologia que não causa a mesma lesão no intestino, mas apresenta sintomas semelhantes.

Qual a solução?

Manter uma dieta isenta de glúten para o resto da vida é a única solução para evitar os sintomas e as complicações da doença celíaca. Além disso, é importante buscar informações, participar de cursos de culinária sem glúten e estar atento aos rótulos dos alimentos industrializados que, por lei, devem indicar a presença ou não de glúten.

Fonte: Doença Celíaca e sensibilidade ao glúten – Reportagem por Karol Meier