Pular para o conteúdo

Divisão do abdômen em 9 regiões: guia completo de anatomia abdominal.

  • por
  • posts

Olá pessoal, hoje eu quero conversar com vocês sobre as nove regiões que temos aqui no abdômen. A gente divide o abdômen em regiões porque dessa forma a gente consegue escrever melhor onde a gente detectou alguma alteração e a gente consegue também ter uma ideia qual o órgão que pode estar envolvido nessa alteração. Vamos entender isso melhor?

Primeiro, vamos dividir o abdômen. Então nós vamos usar como uma imagem para a gente ter uma ideia onde é que a gente vai começar a colocar essas linhas. Usando aqui as clavículas. Então nós vamos fazer uma linha imaginária vertical usando a metade das clavículas como um ponto de origem. Então essas linhas verticais vão ser aqui a metade das clavículas. O nível da cintura a gente tem aqui do lado de fora, aqui nós temos uma saliência óssea que a gente chama de tubérculo da crista ilíaca. Então vamos fazer aqui a linha imaginária horizontal, abaixo das costelas. Nós também temos uma saliência que pertence à décima cartilagem costal. Vamos colocar aqui também a outra linha imaginária horizontal. E assim nós temos nove regiões: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.

Agora vamos lá nos nomes para essas regiões. Aqui é o lado direito: o hipocôndrio direito, o flanco direito, o região inguinal direita. Aqui é o lado esquerdo: o hipocôndrio esquerdo, o flanco esquerdo, a região inguinal esquerda. E aqui no meio, o epigástrio. Eu resolvi chamar esse aqui no meio de mesogástrio. E aqui eu fiz uma curva, agora a gente já deu nome para as nove regiões. Vamos ver então os órgãos que estão em cada uma dessas regiões.

Se não ficou claro, vamos tirar aqui os nomes, vou tirar as linhas imaginárias, e vamos passar para a próxima figura. Porque acho que vai ter uma ideia melhor.

Aqui nós temos as clavículas. Aqui nós temos a 10ª cartilagem da costela, por isso que aquela linha vem aqui na décima cartilagem. E nós temos as costelas também. A gente quer ver quais órgãos estão relacionados com o abdômen. Então essas costelas aqui, elas estão protegendo alguns órgãos abdominais.

Então o que a gente vai fazer, eu vou tirar essas costelas aqui para vocês enxergarem melhor, tá? Porque assim, o tórax e o abdômen são separados por esse músculo aqui, ó, chamado diafragma. Tá?

Então, vamos ver agora a divisão novamente desse abdômen, usando novamente as clavículas. Metade da clavícula. E aqui o tubérculo da crista ilíaca. E aqui a décima costela, décima cartilagem costal. Então vamos agora ver o que nós temos em cada uma dessas regiões.

No flanco direito nós vamos ter o ceco e o apêndice, então por exemplo, se o paciente refere dor na fossa ilíaca direita, a gente pode suspeitar de apendicite. Aqui no flanco direito a gente tem o cólon ascendente e o intestino delgado. E aqui na parte do hipocôndrio direito, nós vamos ter o fígado e a vesícula biliar. No hipocôndrio esquerdo, nós temos aqui parte do estômago e aqui nós temos o pâncreas. E aqui no meio do mesogástrio nós temos então o intestino grosso e o intestino delgado. E aqui embaixo nós vamos ter o intestino delgado e intestino grosso, a nível de cólon sigmóide e reto.

E aqui no flanco esquerdo, nós vamos ter o cólon descendente e intestino delgado. E aqui na fossa ilíaca esquerda, nós temos o cólon sigmóide. E aqui no hipogástrio, a gente vai encontrar então aqui a bexiga. E no caso das mulheres, aqui também vai estar presente o útero e os ovários.

A princípio, era isso que eu queria mostrar para vocês: como é feita a divisão do abdômen em regiões, e que essas regiões vão ajudar a gente a localizar melhor alguma alteração que a gente tem observado no abdômen. Espero que vocês tenham gostado do vídeo, compartilhem, comentem e até a próxima oportunidade. Ok?

Fonte: Abdomen dividido em 9 regiões por Enf. Maria Angela Scherer