Pular para o conteúdo

Dislexia e TDAH: saiba as diferenças e as semelhanças entre os transtornos | DislexClub

  • por
  • posts

Dislexia versus TDAH: Entenda as diferenças

Após quase um ano, estou de volta para trazer vídeos inéditos para vocês, meus amigos disléxicos! Eu sou Pipo e você está no DislexClub, o canal que trata sobre dislexia de uma forma simples, descontraída e descomplicada. No vídeo de hoje, vamos falar sobre as diferenças entre TDAH e dislexia.

Em primeiro lugar, vamos falar sobre o TDAH. Ao contrário do que muita gente pensa, TDAH não é uma deficiência e não é uma doença. Isso é muito importante frisar. TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Mas atenção! Isso não significa que todas as pessoas que tenham essa condição são inquietas e impulsivas. Há dois tipos de TDAH: o desatento e o combinado.

O TDAH desatento não é necessariamente hiperativo. O indivíduo desatento pode ser até tímido dentro da sala de aula e mais quieto, mas ele tem extrema dificuldade em se focar no que o professor está falando e nos estudos. Ele tem dificuldade em prestar atenção global a tudo que está acontecendo. Esse é o tipo mais difícil de ser identificado pelos professores, pois pode ser confundido com um aluno mais contido e quieto.

Agora vamos para o TDAH combinado. Como o próprio nome diz, é o tipo de TDAH mais interativo, impulsivo e agitado. Ele é mais fácil de ser identificado dentro da sala de aula, pois os professores conseguem perceber as características dele, como inquietude e impulsividade.

Mas o que causa o TDAH? O TDAH está relacionado a uma área frontal do cérebro chamada córtex frontal. Essa região produz dois tipos de neurotransmissores, a dopamina e a noradrenalina, que são responsáveis pela atenção, foco e autocontrole. No cérebro das pessoas com TDAH, a produção desses neurotransmissores é menor, o que causa o TDAH.

Uma coisa que é importante ressaltar é que a dislexia não tem nada a ver com a dopamina e a noradrenalina. A dislexia está mais relacionada à forma como a informação é processada dentro do cérebro. De forma simplificada, o cérebro tem dois lados: o esquerdo e o direito. No cérebro de uma pessoa que não tem dislexia, a informação é processada principalmente pelo lado esquerdo, onde ocorre a leitura, aprendizado e retenção de informações.

No cérebro de alguém com dislexia, há uma falha no processamento da informação pelo lado esquerdo, e o lado direito precisa trabalhar mais. Isso acontece porque o cérebro do disléxico está executando uma atividade que não está acostumado a fazer. Essa dificuldade de processamento é o que causa e gera a dislexia.

Por esse motivo, muitos disléxicos são extremamente criativos. O lado direito do cérebro, responsável pelas emoções e criatividade, acaba compensando a dificuldade na leitura e escrita. Então, apesar das dificuldades, o disléxico é uma pessoa muito criativa.

Se você é mãe ou pai e está vendo esse vídeo, escreva nos comentários o quanto seu filho é criativo e compartilhe alguma resposta que ele deu de forma sofisticada, que te surpreendeu. Estou muito feliz em voltar a gravar vídeos para vocês! E lembrem-se, grandes disléxicos nunca desistem!

Aquele abraço,

Pipo

Fonte: Diferença entre Dislexia e TDAH | DislexClub por DislexClub