Pular para o conteúdo

Diferença entre distúrbio na glândula tireoide e estresse cotidiano: saiba identificar

  • por
  • posts

A importância da glândula tireóide

Olá! Você sabia que cansaço, alterações de humor, depressão, ansiedade e insônia podem ser sinais de que a glândula tireóide não está funcionando corretamente?

A tireóide é responsável por várias funções muito importantes no nosso organismo, como regular os hormônios e órgãos como coração, cérebro, fígado e rins.

Os sinais de distúrbios da tireóide não são tão fáceis de serem identificados, mas será que o estresse do dia a dia pode afetar esse funcionamento? Vamos conversar com o endocrinologista Luiz Carlos Pereira Junior para entender melhor o assunto.

A importância da tireóide

A tireóide é uma glândula pequena em formato de borboleta na base do pescoço. Ela participa do metabolismo, produzindo os hormônios T4 e T3, que regulam todo o processo metabólico e a multiplicação celular em praticamente todas as células do corpo. Quando a tireóide funciona de forma inadequada, podem surgir problemas como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Sintomas e confusão com o estresse

Os sintomas do hipotireoidismo e hipertireoidismo são semelhantes aos sintomas do estresse do dia a dia, o que acaba levando as pessoas a confundirem essas condições. Por isso, é importante procurar um endocrinologista para realizar exames e obter um diagnóstico correto. Caso os sintomas sejam apenas consequência do estresse cotidiano, medidas para reduzir o estresse podem ser adotadas.

Check-up e exames

No que diz respeito aos exames de tireóide, eles podem variar dependendo da idade e condição de cada pessoa. De maneira geral, é recomendado realizar um check-up anualmente, que pode incluir exames como o TSH, T4 livre e ultrassom da tireóide.

Diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo

O hipotireoidismo ocorre quando há uma produção insuficiente dos hormônios tireoidianos. Os sintomas incluem cansaço, constipação intestinal, queda de cabelo, unhas fracas e outros. Já o hipertireoidismo é caracterizado pelo excesso de hormônios tireoidianos, causando taquicardia, sensação de coração acelerado, nervosismo, intolerância ao calor, entre outros sintomas.

É importante lembrar que existem várias condições que podem causar tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo, por isso é fundamental buscar a avaliação de um médico especialista.

Agora que você já conhece mais sobre a importância da tireóide e seus possíveis distúrbios, não deixe de procurar um endocrinologista caso apresente sintomas persistente. Cuide da sua saúde e mantenha-se bem!

Fonte: Distúrbio na glândula tireoide pode ser confundido com estresse cotidiano por Programa Ver Mais Blumenau