Pular para o conteúdo

Dieta Cetogênica: Como Evitar Desidratação com Água

  • por
  • posts

Importância da Água na Dieta Cetogênica

Olá pessoal do canal Nutrição Alimentose Cia, sejam bem-vindos! Pedro Júnior mais uma vez com vocês aqui para mais um vídeo. Algumas pessoas me perguntaram nos comentários do YouTube sobre a água e a ingestão de água em uma dieta cetogênica.

Alguns dizem: “Pedro, eu tenho muita sede, isso é normal?” Você ter sede é normal, especialmente quando você está fazendo essa dieta e tomando isso como um estilo de vida para prevenir doenças.

A questão é a seguinte: quando você reduz a quantidade de carboidratos – até 30 gramas -, o que acontece?

O próprio nome “carboidratos” significa “hidratos de carbono”. O “hidrato” se refere à água, ou seja, é uma molécula muito rica em água. A molécula do carboidrato, em um grama de carboidrato, leva junto na molécula mais ou menos quase 4 gramas de água. Isso quer dizer que se você ingere, por exemplo, 200 gramas de carboidrato por dia (que era o que estávamos acostumados a ingerir antes da dieta), o que acontece é que você leva junto 800 gramas de água. Esses 800 gramas de água são mais ou menos equivalentes a 800 ml de água. Ou seja, você corta drasticamente o carboidrato e passa a ingerir mais gordura.

A molécula de gordura é diferente, é uma molécula bem reduzida, porque ela é muito rica em liberar energia. Ela é reduzida e não tem água como o carboidrato. Então, quando você passa a consumir mais gordura, automaticamente você vai sair menos água junto com o carboidrato.

Agora você vai precisar ingerir mais água com certeza, porque a água é muito importante, principalmente no processo de digestão, porque ela faz o sistema de hidrólise de todos os alimentos. Então, você precisa ingerir mais água em uma dieta cetogênica, e isso é real.

Outra coisa que você precisa fazer é usar mais eletrólitos, que são o potássio, magnésio e sódio. Você pode gerir um pouco mais de sal, não no sal de cozinha normal, mas no sal integral. Você deve ingerir um pouco mais de sal em uma dieta cetogênica, porque você perde mais em uma dieta como essa.

A questão da água é muito importante, não somente para a hidrólise, mas também para a hidratação de todo o corpo. Por isso, é interessante usar o sal integral junto com a água, no começo de uma dieta cetogênica, por exemplo. Tem a famosa “gripe cetogênica”, que geralmente acontece com todo mundo, e algumas pessoas têm problemas até com queda de pressão. Porque você está eliminando muitos eletrólitos na urina e no suor, você tem que ingerir um pouco mais de sal integral. A dica é ingerir de 3 a 5 gramas de sal integral, sal rosa do Himalaia ou flor de sal em um copo d’água ou em um litro de água e ir tomando ao longo do dia.

Porque a água é muito importante, até mesmo para hidratação, para que você fique bem hidratado, para que essa água ela penetre até os mais finos capilares sanguíneos, para que você tenha uma boa circulação. É muito interessante então você tomar bastante água, se era necessário um litro e meio, dois litros por dia, provavelmente agora você vai ter que tomar um pouco mais de água para que você se mantenha hidratado e para que tudo funcione bem.

E claro, não se esqueça de procurar o curso de Naturopatia, porque esta é a sua grande oportunidade de ter uma profissão na área da saúde, que com certeza você vai se admirar e se encantar por ela. Que tal se tornar um terapeuta holístico, dar um upgrade na sua carreira, nas suas finanças, ter a sua independência no seu trabalho?

O curso de Naturopatia é oferecido pela Faculdade X há mais de 20 anos, formando bons profissionais na área da saúde holística, ou seja, das terapias alternativas. Então eu quero convidar você para ligar no telefone que está aparecendo abaixo do seu vídeo e conversar com meu amigo, meu colega terapeuta João da Per, que é o porta-voz da faculdade no que diz respeito ao curso de Naturopatia.

Você vai poder esclarecer e tirar todas as dúvidas a respeito do curso. Esse curso é feito online, você não precisa sair da sua casa, muito simples. São apenas 20 meses de estudo e você já estará qualificado para exercer a função de terapeuta holístico, usando terapias alternativas que vão com certeza ajudar as pessoas a resolver os seus problemas de saúde por meios naturais.

Se você ficou interessado, então procure o terapeuta João da Per, porque ele vai esclarecer todas as suas dúvidas e você vai ter a certeza de que o que eu estou falando é uma ótima opção para você alavancar a sua carreira. Eu mesmo estou dentro desse projeto e estou amando. É muito interessante, porque você vai poder trabalhar na área da saúde sem precisar cursar medicina, que é mais ou menos oito a dez anos que você tem que ficar lá na faculdade estudando para atender as pessoas e, pior de tudo, é que você vai aprender a prescrever drogas para essas pessoas. Diferente no caso da Naturopatia, que é tudo natural. Então é isso aí!

Muito obrigado por assistir. Se você gostou do vídeo, por favor, se inscreva no canal, divulgue esse vídeo, coloca aí na sua timeline, envia para um amigo seu, coloca nos seus favoritos. Dê um jóia aí, por favor, para ajudar a gente a divulgar o canal. E não se esqueça, pessoal, de maneira alguma do curso de Naturopatia. Essa é a sua grande oportunidade de você ter uma profissão na área da saúde, que com certeza você vai se admirar e se encantar por ela. Tá? Que tal se tornar um terapeuta holístico, dar um upgrade na sua carreira, nas suas finanças, ter a sua independência no seu trabalho? Então aproveita! Entre em contato com o terapeuta João da Per pelo telefone que está aparecendo no vídeo e esclareça todas as suas dúvidas.

Obrigado novamente por assistir e até a próxima!

Fonte: Dieta cetogênica – água – desidratação por nutrição Alimentos & Cia