Pular para o conteúdo

Dicas para lidar com o excesso de pelos na mulher: melhores práticas.

  • por
  • posts

Excesso de pelos em mulheres

Boa tarde para vocês! É um imenso prazer estar com vocês na tarde de hoje aqui no TV Mulher. No programa de hoje, falarei sobre um tema ligado à vaidade da mulher, que é o excesso de pelos. Neste caso, vou explicar sobre o excesso de pelos em mulheres ligado à ação dos hormônios masculinos.

Existem mulheres em que o excesso de pelos está ligado a fatores raciais e hereditários, não tendo nenhuma relação com os hormônios masculinos. Percebemos essa diferença através da localização desse excesso de pelos. Quando é de causa hormonal, ocorre em regiões sensíveis à ação dos hormônios masculinos, como é o caso do buço, região lateral da face, axilas, linha do umbigo, costas e região pubiana.

Outra característica importante é que quando o pelo cresce devido aos estímulos dos hormônios masculinos, ele é mais grosso do que os pelos normais para aquela região da mulher.

O nome médico que damos a esse desenvolvimento de pelos em excesso em mulheres nas regiões sensíveis à ação dos hormônios masculinos é hirsutismo.

Mas por que isso ocorre? Considerando que, na mulher, os hormônios masculinos são produzidos pelos ovários e pelas glândulas adrenais, as causas disso estão ligadas a um aumento de produção desses hormônios por elas, mostrando um aumento na transformação de outros hormônios perifericamente em hormônios masculinos, o uso desses hormônios e um aumento na sensibilidade periférica aos hormônios masculinos.

Para o diagnóstico, nos valemos de exames laboratoriais, como dosagens hormonais, exames de imagem, como ultrassom no caso dos ovários policísticos, e tomografia computadorizada ou ressonância magnética das supra-renais para pesquisa de tumores produtores desses hormônios.

Existem tratamentos estéticos como a depilação a laser para casos de excesso de pelos que não são grossos e não são devido à ação de hormônios masculinos. Já nos casos de hirsutismo, usamos medicamentos com ação anti-hormônio masculino a fim de diminuir os níveis hormonais desse hormônio e, como consequência, melhorar o quadro clínico da paciente. O tipo de tratamento vai depender de caso para caso, mas é importante que vocês saibam que, com o tratamento, nós entendemos a progressão do aumento de pelos, porém infelizmente aqueles pelos que já estão grossos não desaparecerão e será necessário recorrer a tratamentos estéticos, como a depilação a laser.

E se eu tinha algo mais para falar para vocês, o TV Mulher de hoje. Se tiverem sugestões, enviem para o email que tem na tela. E cuidem do seu corpo, pois é o seu maior instrumento.

Espero por vocês na próxima semana aqui no TV Mulher!

Fonte: EXCESSO DE PELOS NA MULHER por Marcia Silva