Pular para o conteúdo

Dicas para cuidar da cicatriz no pós-operatório de uma cirurgia plástica

  • por
  • posts


Olá pessoal, tudo bem? Estamos hoje de volta com o tema de como tratar as nossas cicatrizes no pós-operatório de uma cirurgia plástica. É importante começar falando que nenhuma cicatriz é igual à outra, pois cada pessoa tem uma capacidade de cicatrização diferente. Portanto, é fundamental ter um tratamento individual para cada tipo de cicatriz.

Esse tratamento será acompanhado pelo cirurgião plástico durante todo o período pós-operatório, tanto precoce quanto tardio da cirurgia.

Logo no pós-operatório, a paciente precisa diminuir a tensão sobre a cicatriz, evitando o estiramento. Por exemplo, se a cicatriz está localizada na região abdominal inferior, é recomendado que a paciente ande curvada para diminuir a tensão nessa área. Além disso, é importante não fazer movimentos bruscos com os braços, para não comprometer a cicatrização.

Outro cuidado inicial que a paciente deve ter é com os curativos realizados em casa. É importante não deixar substâncias agressivas em contato com a cicatriz por muito tempo. Também é recomendado não colocar gazes com bebidas alcoólicas ou adesivos de chocolate em cima da cicatriz. É indicado apenas utilizar antissépticos e esperar secar antes de aplicar qualquer produto na cicatriz. Essas orientações devem ser seguidas de acordo com as instruções do cirurgião plástico.

Nos primeiros dias após a cirurgia, enquanto a paciente ainda possui pontos, o tratamento consiste em manter a ferida hidratada. No meu caso, por exemplo, eu utilizo apenas soro fisiológico para hidratar a ferida. Após a remoção dos pontos, inicia-se a aplicação de cremes específicos para cada paciente, visando fortalecer e estimular a renovação das células da cicatriz. É possível utilizar cremes que diminuam a produção de colágeno na cicatriz, a fim de reduzir a formação de queloides. Também é comum o uso de fitas de silicone para compressão da cicatriz.

Após cerca de 30 a 60 dias, é possível avaliar a evolução da cicatriz. Se estiver bem posicionada, fina e sem retração ou alargamento, é apenas necessário aguardar para que o tempo resolva a questão cicatricial. Caso a cicatriz comece a ficar alta, grossa, avermelhada ou escura, é possível indicar o uso de fitas de silicone, corticoides tópicos ou até mesmo tratamentos a laser, dependendo do tipo de cicatriz e da evolução do caso. É importante consultar um dermatologista especializado para um direcionamento profissional adequado.

É válido ressaltar que cada paciente terá uma cicatriz diferente, e não é possível transformar a sua cicatriz na de outra pessoa. Porém, é possível realizar um tratamento personalizado para alcançar o melhor resultado possível. A cicatrização é um processo individual, e a equipe médica estará sempre empenhada em atender às necessidades e expectativas de cada paciente.

Se você tem alguma dúvida sobre cicatrização ou receio em realizar uma cirurgia plástica devido à cicatriz, deixe suas duas mãos nos comentários que continuaremos respondendo assim que possível. Não se esqueça de curtir nossa página no Facebook. Um abraço!

Fonte: Clube da Plástica – Como cuidar de sua cicatriz no pós-operatório de uma cirurgia plástica por Clube da Plástica