Pular para o conteúdo

Dicas para amenizar o eczema de pele

  • por
  • posts

Pois é, tudo bem com vocês? Nem nosso sim, mas o assunto de hoje é sobre isso aqui que está acontecendo comigo. E também não se preocupe, acho que vocês vão ver bastante mais peladas e barulho e mobilizarem samba na casa dele. Hoje vamos falar sobre dermatite atópica. Foi preciso não ficar muito longo, vou falar só brevemente sobre como amenizar a dermatite atópica na nossa pele, evitando crises. Infelizmente, o assunto é muito longo e eu ficaria aqui umas duas horas falando para vocês e não vai dar muito certo. Então, lá no blog, deixei tudo certinho para vocês entenderem o que é a dermatite atópica, o eczema de pele, quais são as causas e minha história de como desenvolvi isso.

Resumindo para vocês, a dermatite atópica é uma inflamação da pele causada por algum agente externo. Começam a inchar os olhos, começa a coceira, afeta a pele inteira, principalmente em pessoas com a pele mais sensível e, às vezes, em gestantes, que é ainda pior, pois há muitos hormônios e a pele fica mais sensível. Infelizmente, é uma doença que não tem cura, mas é possível amenizá-la com algumas medidas. Quando se chega ao estado extremo, é necessário entrar com medicação, como antialérgicos e corticoides. Porém, não é legal utilizá-los sempre, pois podem causar dependência. Antes de tudo, é importante deixar claro que a dermatite atópica não é contagiosa, então não tem problema entrar em contato com pessoas com dermatite atópica e não é necessário ter preconceito.

É muito importante manter o ambiente limpo e livre de poeira, ácaros e mofo, pois a dermatite atópica deixa a pele muito sensível. Quem tem dermatite atópica geralmente tem alergia a poeira, ácaros, entre outros. Manter a casa limpa, aspirar e limpar os cantos, principalmente a cama, protegendo o colchão com capa protetora e lavando-a pelo menos uma vez por semana, ajuda a evitar a proliferação de ácaros. Evitar coçar a pele é fundamental, pois machuca e pode trazer bactérias, piorando a dermatite atópica.

É importante também conhecer os gatilhos da doença, fazendo testes para descobrir quais produtos de limpeza, alimentos ou tecidos da roupa podem estar causando as crises. Trocar os produtos de limpeza e higiene pessoal por opções sem cheiro, antialérgicas, orgânicas, usar luvas ao limpar a casa e evitar o uso de bucha durante o banho são medidas recomendadas. Além disso, é bom pesquisar sobre uma dieta para amenizar a dermatite atópica, cortando alimentos que possam piorar a condição.

Os banhos devem ser mais frescos, em água menos quente, rápidos e utilizando sabonetes próprios para pele sensível. É importante utilizar produtos naturais, evitar esfregar muito a pele ao se secar e hidratar bem o corpo. Evitar exposição ao sol por muito tempo, usar roupas leves no calor e beber muita água para manter a pele hidratada também são medidas recomendadas. Praticar yoga e meditação para se manter calmo e diminuir o estresse também pode ajudar.

Por fim, é muito importante manter a pele hidratada, aplicando creme pelo menos três vezes ao dia. Mesmo que a dermatite atópica não tenha cura, hidratar a pele diariamente é uma das melhores maneiras de amenizar a condição. Espero que essas dicas possam ajudar aqueles que têm dermatite atópica ou conheçam alguém que tenha. Não deixe de compartilhar essas dicas, pois elas podem ser úteis para muitas pessoas.

Apesar de não saber como serão os próximos vídeos, espero que tenham gostado deste. Para mim, é algo que estava me incomodando, mas coceira e aparência não me importam, pois o que importa é a saúde do bebê. Até o próximo vídeo!

Fonte: Eczema de Pele – Como Amenizar por Larissa Garbiatti

Marcações: