Pular para o conteúdo

Dicas essenciais para ensinar o cachorro a parar de morder

  • por
  • posts

O que fazer quando o filhote não para de morder?

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre um assunto que todo mundo sempre pede: o que fazer quando o filhotinho chega à sua casa e não para de morder suas mãos ou seus pés. O Bruno está aqui comigo e vamos solucionar esse problema. Muita gente manda mensagem, comentário no Instagram, comentário aqui no YouTube, além de perguntar no grupo como fazer para um filhote de cachorro parar de morder. Aprender a não manter nossa mão como um brinquedo. Enfim, eu trouxe meu amigo Bruno, terapeuta de cães, para tirar essa dúvida para a gente.

Primeiro, por que os filhotinhos mordem nossas mãos e nossos pés? E como fazer para eles pararem?

Então, você ajuda a gente por favor, Bruno?

O filhotes, num geral, só sabem brincar dessa forma. O cachorro tem braço, o cachorro tem mão, o cachorro só tem a boca para brincar com ele, apenas interações na própria ninhada, entre os irmãozinhos. Nesse ambiente, eles brincam dessa forma, podendo morder sem problema. É normal o filhote brincar de morder quando chega na casa da futura família, já que está programado para brincar dessa forma. É um comportamento super comum. Às vezes eu recebi alguns e-mails de pessoas dizendo: “Meu cachorro está agressivo com apenas dois meses de idade”. Com o tempo, ele vai aprendendo a controlar a intensidade da mordida, o que é normal. É o jeito que eles sabem fazer, né?

O único problema é o seguinte: em geral, o cachorro filhotinho vem programado de fábrica para morder até um certo limite, que é o limite da pele do irmãozinho. Só que os cães têm a pele muito mais grossa, têm pelos, e aguentam mais mordidas. Então, quando ele briga com um irmão e morde, se o irmão chorar ou gritar, a brincadeira acaba. Eles aprendem a modular a mordida de acordo com a pele mais grossa de outro cachorro. Mas quando ele vem para a casa do ser humano, ele começa a morder a nossa pele, que é muito mais fininha. É como se nós tivéssemos uma folha de papel e ele, um pedaço de couro de boi. Então, incomoda muito o ser humano.

Mas existe uma forma de usar essa característica que o cachorro tem de vir de fábrica, aprendendo a modular a mordida, a nosso favor. Ou seja, fazer com que o irmão dele nada faz, ou ele está brincando, se morde um pouco mais forte, a mordida de mágica para de brincar. Quando o cachorro enxerga um filhotinho chegando, o que eu sugiro é que, nem chegando nesse ponto, você só brinque com o cachorro com brinquedos. Isso é uma divergência dentro do programa. Na minha mãozinha, sim, na mãozinha, sim, na bandeja na mesma maneira que possamos piorar. Tem adestradores que defendem o seguinte: “Olha, você tem que deixar o cachorro morder a sua mão e você controlar essa mordida para ele aprender a controlar a força da mordida”. Porque numa situação séria no futuro, quando ele for adulto, ele vai saber controlar. Eu passo nem discordo um pouco, porque eu acho que uma coisa é uma coisa, outra coisa é o cachorro em um outro nível emocional. Aquele controle que é prender o controle de brinquedo numa situação séria, eu acho que não vai ter o mesmo controle. Então eu sempre prefiro é não parar de brincar, só simplesmente oferecer brinquedos ou brincar com o brinquedo de novo, ensinando que é somente o brinquedo que deve ser mordido, não a mão.


Uma dúvida que eu tenho: é verdade que o cachorro morde também por causa da troca de dentes? Isso é lenda ou é verdade?

Então, normalmente isso é mais projetado nas coisas mais duras, como ossos. Na nossa mão, no nosso geral, é brincadeira. O que chamamos de “fofoca”.


A segunda coisa que queria saber é, por exemplo, se um cachorro está mordendo e você tira sua mão e oferece um brinquedo. Primeiro, tem que brincar com brinquedos, mas na minha concepção, nesse exemplo, se ele estiver mordendo e você recompensar ele com um brinquedo, ele não vai acabar te mordendo para ganhar um brinquedo. Então, nesse caso, provavelmente não vai funcionar. A gente tem que analisar o caso. Mas provavelmente não vai funcionar, porque naquele momento ele prefere interagir com você. Se a interação continua com o brinquedo, ele é menos importante do que sua mão naquele momento.

Entendido. Perfeito. Obrigado por esclarecer essas dúvidas, Bruno.


Gente, é isso. Esse vídeo foi muito pedido e espero que tenhamos esclarecido as dúvidas. Se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário aqui embaixo que a gente vai responder o máximo possível. E não deixe de seguir nas redes sociais do Bruno, ele é terapeuta de cães. Se você quiser uma consulta com o Bruno, ele atende online, dependendo do caso, claro. Tem uma avaliação de cada um, mas você pode entrar em contato com ele em terapeutadecaes.com.br. Colocarei o link aqui na descrição do vídeo. Se o seu caso se enquadra na questão da consultoria online, ele pode atender pelo Skype. E se você mora no Rio ou no Rio Grande do Sul, tem equipe do Terapeuta de Cães nesses lugares. É legal.

É isso aí. Aproveite para participar do nosso grupo no Facebook e conhecer o “Tudo sobre Cachorros”. Nosso portal está com sete anos de vida, cheio de artigos para você. Se tiver uma dúvida, use a busca. Vá lá na busca do site, coloque sua dúvida e tenho certeza de que encontrará um artigo que vai ajudar.

É isso. Eu sou a Medida Criador do “Tudo sobre Cachorros”. E eu vejo você com mais dicas no próximo vídeo. Tchau!

+
Fonte: COMO FAZER O CACHORRO PARAR DE MORDER por Tudo Sobre Cachorros