Pular para o conteúdo

Dicas essenciais para cuidar corretamente de uma queimadura

  • por
  • posts


Como cuidar de uma queimadura

Olá, meu nome é Ana Marketing e vou falar um pouco sobre como cuidar de uma queimadura neste vídeo. Pretendo responder a alguns questionamentos, como quais os tipos de queimaduras, quais os principais cuidados imediatos que eu devo ter, quando devo levar para o hospital e como saber se a queimadura está melhorando.

É importante ressaltar que a principal causa das queimaduras acontecerem é, sem dúvida, o descuido. Quando não tomamos os cuidados corretos, quando não previmos, quando deixamos coisas quentes ou objetos quentes ao alcance de crianças, quando nos expomos ao sol sem a proteção adequada, sem uso correto do filtro solar. Geralmente, as queimaduras vão acontecer com mais facilidade, então é muito importante ter esse cuidado.

Existem três graus de queimadura: o grau 1, o grau 2 e o grau 3. Podemos dizer também que são os tipos de queimaduras.

O grau 1 atinge apenas a camada mais superficial da pele, a epiderme, e se traduz como uma lesão vermelha, quente e dolorosa. A queimadura solar é um exemplo. A queimadura de segundo grau é um pouco mais profunda, atinge a derme, gera bolhas. Já a queimadura de terceiro grau é indolor e atinge todas as camadas da pele, podendo chegar até os ossos e gerar sérias deformidades.

É importante ressaltar que apenas o grau 1 é indicado para ser tratado em casa. Quando a queimadura é de grau 2 ou grau 3, é necessário o acompanhamento médico. O mesmo acontece com queimaduras em áreas mais sensíveis, como próximas aos olhos, dentro da boca, mãos, pés e genitália. Essas queimaduras devem ser cuidadas por um profissional.

Em caso de acidentes envolvendo queimaduras, o primeiro cuidado que temos que ter é extinguir a fonte de calor, ou seja, temos que impedir que permaneça um contato do corpo com o fogo, líquido ou superfícies aquecidas, ou qualquer que seja a causa do acidente, como a exposição solar, por exemplo.

Em seguida, procure lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada. Não aplique nenhum produto ou receita caseira, como manteiga, ovos, pasta de dente, entre outros. Qualquer substância que seja passada sobre a pele queimada pode irritar a pele e gerar infecções.

Não tente estourar as bolhas provocadas pela queimadura. Elas se manifestam nas queimaduras de segundo grau e devem ser manuseadas apenas por um profissional especializado, ou seja, não devem ser rompidas, estouradas ou mesmo esvaziadas com uma agulha.

Uma dica importante é beber bastante líquido e ingerir água, muita água, nesse processo de tratamento e recuperação. Não é indicado colocar gelo ou qualquer objeto ou superfície gelada, ou até mesmo água gelada, em contato direto com o local queimado. O indicado é apenas lavar com água em temperatura ambiente até que seja resfriado.

Se houver necessidade de cobrir o ferimento a caminho do serviço de saúde, é indicado envolvê-lo em um pedaço de pano limpo, pois gases ou materiais que grudam no ferimento, como algodão, devem ser evitados.

O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que ela tenha sido atingida pelo fogo ou tenha sido queimada. O ideal é apenas molhar a roupa e permanecer assim até que chegue ao atendimento médico no pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e também que a pele seja arrancada, dependendo do nível da queimadura.

Outro cuidado importante é retirar os acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo está inchado depois de uma queimadura. Esses objetos podem ficar presos, então é importante que sejam retirados com cuidado.

É normal que a queimadura fique avermelhada e inflamada, e que você sinta dor moderada. No entanto, à medida que vão passando os dias e se torna mais inclinada, os sintomas vão diminuindo. No caso da queimadura de primeiro grau, a cura costuma ocorrer em três a quatro dias e não há o aparecimento de cicatriz. Já no segundo grau, em casos não complicados, a cura ocorre em duas a três semanas e também não há o surgimento de cicatrizes nos casos não complicados. Já no terceiro grau, a recuperação é mais lenta e pode durar meses, podendo ocorrer o aparecimento de cicatrizes.

Durante esse tempo, ao invés dos sintomas diminuírem, se a dor não diminuir, a área ficar mais avermelhada, se ocorrer o surgimento de alguns sintomas comuns, como a presença de líquido ou pus na ferida, ou a presença de pontos brancos na queimadura, ou se a queimadura apresentar um cheiro desagradável, é sinal de que possa haver um processo infeccioso na queimadura. Nesse caso, é necessário procurar o médico para que seja tratado, pois muito provavelmente haverá a necessidade de ingerir antibióticos e tomar a medicação adequada para que a recuperação ocorra e para que aconteça o processo de cicatrização de forma normal.

Diante disso, eu volto a lembrar que é muito importante que aconteça a prevenção. Cuidados precisam ser tomados, como, por exemplo, enquanto eu estou na cozinha cozinhando, as crianças precisam ser retiradas da cozinha para que acidentes sejam prevenidos. Não deixe objetos quentes ao alcance de crianças, para que acidentes não aconteçam. Fósforos, isqueiros e produtos inflamáveis devem ficar sempre guardados em armários altos e devem ser trancados. E o cuidado muito importante é a utilização do filtro solar para a exposição ao sol. Esse filtro solar deve ser reaplicado após o mergulho na água ou se a exposição solar durar mais de 2 horas. Eu devo reaplicar o filtro solar a cada duas horas. Com esses cuidados, muitas queimaduras serão evitadas.

Então, esse foi o vídeo onde eu falei sobre como cuidar de uma queimadura. Espero que alguns questionamentos tenham sido esclarecidos. Muito obrigada pela oportunidade.

Fonte: Como cuidar de uma queimadura por Chamados para Servir CPV