Pular para o conteúdo

Dicas eficazes para aliviar as dores de queimadura solar

  • por
  • posts

No verão muitas pessoas aproveitam o clima quente para pegar uma praia, relaxar na piscina ou simplesmente tomar sol. Porém, é muito comum ficar com aquela queimadura, às vezes até ficar vermelho como um pimentão. Muitas vezes, ignoramos os perigos da exposição ao sol e só nos lembramos quando já é tarde demais e a queimadura aparece. Então, hoje vamos falar sobre os perigos do sol e como se proteger.

Recebemos aqui a dermatologista Katyusha que vai falar sobre esse assunto. Boa tarde, Dr. Katyusha.

Boa tarde, é um prazer estar aqui e falar sobre esse assunto tão importante.

Então, Katyusha, é comum pegar um solzinho no verão, mas é necessário tomar alguns cuidados. Como devemos nos proteger?

Primeiramente, é importante atuar na prevenção. Reaplicar o protetor solar é fundamental para evitar queimaduras. Muitas pessoas têm dúvidas se o protetor solar é resistente à água. Existem protetores que duram um pouco mais com suor, banho de piscina e banho de mar, mas todos eles saem com o tempo. Por isso, após um mergulho no mar ou na piscina, é necessário secar o corpo e reaplicar o protetor, pois é nesse momento que a queimadura pode ocorrer. O principal objetivo é evitar a queimadura, pois ela aumenta o risco de câncer de pele, catarata e causa envelhecimento da pele.

E se alguém já estiver queimado, o que pode ser feito?

Existem diferentes graus de queimaduras. É importante identificar a gravidade da queimadura, principalmente em crianças, que são mais sensíveis. As queimaduras são divididas em primeiro, segundo e terceiro graus.

A queimadura de primeiro grau é aquela em que a pele fica vermelha, dolorida e com coceira. Pode durar de três dias até uma semana. Nesse caso, é importante hidratar bem a pele com um hidratante para pele sensível sem perfume. É possível utilizar um pós-sol ou um hidratante sem perfume, a diferença está na substância acalmante presente no pós-sol. É importante evitar hidratantes com muitos perfumes, pois podem causar reação alérgica.

E quanto às queimaduras de segundo e terceiro graus?

A queimadura de segundo grau é aquela em que há formação de bolhas, e a de terceiro grau apresenta sintomas sistêmicos, como febre, calafrios e mal-estar. Nestes casos, é necessário buscar ajuda médica.

Para evitar queimaduras, é importante reaplicar o protetor solar, mesmo para aquelas pessoas que preferem ficar na sombra. O tempo de reaplicação varia de acordo com diversos fatores, como fator de proteção, camada aplicada e suor. É recomendável também utilizar roupas com filtro solar para proteger áreas como braços e pernas.

Então, pessoal, ao curtir o verão e aproveitar a praia, piscina ou cachoeiras, lembrem-se de se proteger do sol. Utilizem protetor solar, reapliquem regularmente, usem roupas com filtro solar e evitem exposição solar excessiva. Assim, poderão aproveitar o verão com segurança. Obrigada pela participação, Dr. Katyusha.

Obrigada eu, foi um prazer poder falar sobre esse assunto.

E assim encerramos nosso bate-papo sobre a importância da proteção solar. Espero que tenham gostado das dicas e lembrem-se sempre de cuidar da sua pele. Até a próxima!

Fonte: Conheça dicas para aliviar as dores de queimadura solar por Programa Ver Mais Blumenau