Pular para o conteúdo

Diafragma: Método contraceptivo não-hormonal para mulheres.

  • por
  • posts

Hoje vamos conversar um pouco sobre o diafragma, um método de barreira que muitas mulheres dizem ter conhecido apenas na época da escola e que depois nunca mais viram. O diafragma é um método que existe desde 1830, mas no Brasil foi mais utilizado durante a década de 70, quando foi resgatado por movimentos feministas como o Coletivo Feminista Sexualidade Saúde de São Paulo (SSP).

O diafragma é uma barreira mecânica que é colocada no colo do útero. Ele deve ser inserido na vagina antes das relações e retirado oito horas depois, quando os espermatozoides já não estão mais vivos dentro da vagina.

É importante que o diafragma cubra completamente o colo do útero para ter eficácia. Por isso, é recomendado que se faça um toque no colo para verificar o posicionamento adequado. Durante a relação sexual, é importante prestar atenção para evitar que o diafragma se desloque.

Existem diferentes tamanhos de diafragma disponíveis, o que permite que cada mulher encontre o tamanho ideal para ela. Essa medida é feita pelo profissional de saúde durante um exame ginecológico através do toque no colo do útero.

O uso concomitante do diafragma com a camisinha é recomendado para aumentar a eficácia do método. É importante ressaltar que o espermicida que era recomendado para uso associado ao diafragma foi retirado do mercado por causar lesões vaginais.

Com relação aos cuidados, é importante verificar se o diafragma não está com tamanho maior do que o ideal para evitar infecções urinárias. Mulheres que possuem útero retrovertido ou têm dificuldade de posicionar o diafragma podem optar pelo uso de um outro tipo de diafragma chamado de “diafragma ou flex”.

Quanto à higienização, o diafragma deve ser retirado e lavado apenas com água após o uso. É importante evitar mexer muito na posição dele e, caso haja alguma alteração material, como alergia ou irritação, é recomendado descontinuar o uso e procurar uma unidade básica de saúde.

O diafragma é um método bastante interessante e tem sido cada vez mais procurado por mulheres que questionam o uso da pílula e buscam um método mais seguro. É importante lembrar que cada mulher tem suas preferências e necessidades, e o diafragma não é uma opção ideal para todas. É necessário que as mulheres façam suas próprias escolhas e busquem informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis.

O diafragma é uma opção viável para mulheres que desejam evitar o uso de hormônios e querem ter mais controle sobre seu próprio corpo. É importante também desmistificar o corpo feminino e permitir que as mulheres tenham um contato mais íntimo e saudável com ele.

Espero que as informações tenham sido úteis. Se tiverem mais dúvidas, não deixem de procurar uma unidade básica de saúde para obter mais informações e orientações.

Fonte: Contracepção não-hormonal: Diafragma por Halana Faria