Pular para o conteúdo

Desidratação discal: causas, sintomas e tratamentos para a saúde da coluna.

  • por
  • posts


Dicas de Enfermagem e Fisioterapia com Jorge Nery e Matias – Ressonância Magnética

Olá pessoal, sejam todos bem-vindos ao canal “Dicas Enfermagem e Fisioterapia” com Jorge Nery e Matias. Se você ainda não é inscrito, se inscreva e não deixe de fazer seus comentários. Ative o sininho para receber todas as dicas aqui no canal.

No vídeo de hoje, vamos falar um pouco sobre ressonância magnética e mostrar algumas imagens de exames de ressonância dos meus pacientes.

A ressonância magnética é um exame muito importante no diagnóstico médico, pois visualiza com precisão os tecidos musculares e nervosos. É um exame preciso e seguro, pois não utiliza radiação.

Para exemplificar, vamos mostrar algumas imagens de exames de ressonância da coluna lombar de alguns pacientes que estou tratando. Vamos falar sobre desidratação e discalente.

A primeira imagem mostra a coluna lombar de uma paciente idosa. Podemos observar um grande comprometimento entre as vértebras L3, L4 e L5 devido à desidratação dos discos intervertebrais. Essa desidratação causa uma diminuição do disco, perda de forma e presença de osteófitos marginais.

Já a segunda imagem mostra a coluna lombar de uma paciente jovem com comprometimento dos segmentos L4 e L5. Nesse caso, podemos observar uma hérnia de disco que está comprimindo as raízes nervosas, causando dores intensas e formigamento na perna.

Na terceira imagem, temos a coluna lombar de uma paciente idosa que já passou por uma cirurgia na região L1, L2 e L3, mas continua sentindo dor. Nesse caso, há um grande comprometimento das vértebras e discos, além da presença de deformidades e compressão das raízes nervosas.

Essas imagens mostram como a ressonância magnética é essencial no diagnóstico preciso dos pacientes, permitindo aos médicos identificar problemas ósseos, musculares e nervosos.

Espero que tenham gostado dessa dica. Não se esqueçam de se inscrever no canal e ativar o sininho para receber mais dicas como essa.

Fonte: Desidratação discal. por Dicas de enfermagem com Josinélia Matias