Pular para o conteúdo

Descubra os diferentes tipos de gastrite e suas causas

  • por
  • posts


Fala pessoal, Nutricionista brunonascimento, e no vídeo de hoje eu vou abordar o tema gastrite. Vocês sabiam que existem dois tipos de gastrite: aguda e crônica? Isso mesmo! O que causa gastrite? O que eu posso e não posso comer para não agravar o quadro da gastrite? Fique no vídeo para saber.
Pessoal, a diferença entre gastrite crônica e gastrite aguda é o tempo. Você começa com uma gastrite aguda, que seria quando você come um certo tipo de alimento específico, alguma bebida específica, e você tem desconforto gastrointestinal. Você sente um desconforto, pode sentir cólicas, pode se sentir estufado, ou até mesmo sentir dores. Mas, quando não é tratado, quando você continua com essas coisas e não sabe o motivo, pode virar uma gastrite crônica. A crônica é quando você continua comendo alimentos ruins, alimentos que podem piorar seu quadro. Você não procurou um médico, então acaba virando crônico. E aí é que piora o caso. Você não consegue mais curá-la. Na fase aguda, você consegue curar essa gastrite tranquilo, mas na fase crônica já é mais complicado. Bom, então essa pergunta, o que causa gastrite? Pessoal, algumas coisas, a mais importante e também a mais perigosa, é a bactéria chamada H. pylori. O nome científico tá aqui ó, eu não sei pronunciar muito bem. Podem procurar mais informações sobre isso se quiserem.
Outro caso que pode agravar os sintomas da gastrite ou também causar gastrite é a nicotina (cigarro), cafeína e o álcool. Galera, álcool é um veneno e ele agride muito nosso corpo. Não é só o fígado e o rim que vão ser prejudicados com o alto consumo de álcool, todo o nosso corpo é prejudicado. Claro, beber moderadamente é uma coisa, sair todo final de semana bem embalado é totalmente diferente, galera. Com isso, final de semana atrás de final de semana, vai trazer complicações para você, beleza? E aí ó, pode virar o que? Uma grande gastrite crônica.
Um caso da H. pylori pessoal é mais complicado porque se não tratado, pode causar úlceras no seu estômago. E aí, como fica a imagem? A casa caiu. Beleza? Todos esses agentes causadores da gastrite (cafeína, álcool, H. pylori), eles são perigosos. O médico deve ser procurado. O tamanho daqui é só um vídeo informativo para você ter mais conhecimento sobre gastrite. O mais importante é que um médico tem que ser procurado se você quando ingere algum tipo de alimento, alguma bebida, e você sente algum desconforto, chega até sentir dor, ou até mesmo ânsia de vômito. Procure um médico, isso é muito importante, pode ser perigoso.
Eu não vou entrar nesse vídeo em tratamento nem nada do tipo porque não é minha área, só cabe ao médico. Mas como profissional da saúde, nutricionista, eu devo falar para vocês o que vocês podem ou não comer, o que vai agravar a gastrite, o que vai melhorar.
A primeira coisa que eu queria dar um adendo aqui é o leite. Galera, é um mito. Quando você toma leite, ele tem um efeito rebote. Tudo bem, você toma o leite e ele vai te dar uma sensação de alívio da sua gastrite, mas tomar cuidado porque ele vai ter um efeito rebote. Tomar muito cuidado com leite.
Outro alimento é o café. Galera, o alto nível de cafeína também é um agente causador da gastrite. Tem muitas pessoas que tomam café e já sentem desconforto gástrico. Tá bom? Ah, medicamentos anti-inflamatórios também são ruins. Bebidas gasificadas, galera: energético, refrigerante, água tônica, água com gás. Tomar cuidado porque o gás vai expandir seu estômago e isso vai causar desconforto, se você já tem gastrite é horrível.
Enfim, alimentos ácidos também pioram o quadro da gastrite. Abacaxi, limão, laranja… E um alimento que poucas pessoas sabem: o tomate. Isso mesmo, às vezes você está com gastrite, está seguindo uma alimentação boa e por conta própria (sem ajuda de um nutricionista) está ajudando o seu corpo. Aí você vai comer uma salada. O padrão da salada do brasileiro é o famoso tomate e cebola. Tomar cuidado com o tomate porque ele também é ácido.
Bom, em um vídeo bem simples, é isso que eu queria passar para vocês. Eu gosto de passar de forma mais simplificada o que são esses temas, os mais conhecidos e menos conhecidos também, temos que combater mitos como o leite e a gastrite. Uma forma bem simples, se você gostou, escreva nos comentários. Se tem alguma reclamação para fazer sobre o que eu falei, deixe no comentário também. Até o próximo vídeo!
Lembrando, eu não entrei muito em detalhes porque esse daí é um assunto de faculdades, é assunto de algum curso específico. Aqui é mais pra vocês conhecerem, não sou um especialista no assunto, mas como profissional da saúde, nutricionista, eu consigo falar para vocês como ter uma vida mais saudável. Fiquem aqui do canal. Até o próximo vídeo! Uma boa tarde, bom dia, e uma boa noite.
Fonte: Tipos de Gastrite! por Nutricionista Breno