Pular para o conteúdo

Descubra as causas e soluções para a perda de memória no GNV

  • por
  • posts

Salve, salve família do GNV! Sejam muito bem-vindos a mais um vídeo. Hoje vou mostrar para vocês dois carros diferentes, mas com os mesmos problemas.

Aqui nós temos atrás um Renegade com motor 1.8 e aqui do lado um Verso com motor 1.0 de 3 cilindros.

Vocês já viram quando a gente fala que a gente vai ficando velho e começa a perder memória? É a mesma coisa que acontece com o GNV. Veja, você tem um equipamento no seu carro, você regula, o carro fica bom. Aí você roda dois, três dias, um mês, e o carro volta com o mesmo problema. Você vai lá, regula de novo, e depois de um certo tempo o carro volta para o mesmo problema. Isso acontece muito com o GNV, com as centrais de solenóide eletrônica. A gente fala que elas perdem a memória, que os ajustes começam a ser perdidos, os parâmetros de ajuste vão embora. É inacreditável, mas acontece muito.

Isso geralmente ocorre com equipamentos mais inferiores, que ao longo do tempo não conseguem mais manter os ajustes. O carro começa a perder os ajustes constantemente. Acontece muito ao longo do tempo. Você vê que o equipamento montou, depois de um ano, um ano e pouco, começa a ter essa perda de ajuste. Às vezes, até começa a aumentar o consumo de combustível e você não entende o porquê. Fica lá regulando, regula, regula, e nunca sai a mesma coisa.

Vou mostrar um pouquinho aqui do equipamento. Aqui nós temos o Renegade, que já está cansado de sofrer usando o carro. E aqui nós temos o Verso, diretamente de Ipatinga, Minas Gerais, para a gente fazer a remoção do equipamento e instalar o produto que nós trabalhamos. É um equipamento de ponta, que vamos rodar de 5 a 10 anos sem problema algum. Lembrando também que, às vezes, o problema não é do equipamento. Às vezes, falta revisão, alta quilometragem, muitas coisas contribuem para isso. Perda de compressão do motor, desgastes excessivos, velas, muitas coisas contribuem para o aumento do consumo. Não é porque seu carro está consumindo muito GNV que você vai ligar para 2000 e trocar o equipamento. É preciso fazer uma avaliação antes para saber se realmente é o equipamento ou não.

Vou mostrar um pouquinho aqui dessa instalação do Verso e do Renegade. Vou falar um pouquinho sobre o equipamento também, as diferenças que às vezes mudam muito no bom funcionamento e desempenho do carro.

Olha aqui, a gente já vê a galeria dos bicos injetores acima, não vejo nada de anormal a princípio. Mas a primeira coisa que vamos fazer aqui é a remoção do coletor de admissão. Vamos conferir se as furações estão no ângulo de 90 graus. Vamos desmontar tudo, porque vamos trocar o equipamento. Então, primeira coisa que vamos fazer é desmontar todo o sistema, conferir toda a parte elétrica, as furações do coletor, conferir tudo do carro. Vamos praticamente todo original e vamos montar nosso equipamento com aquele acabamento que vocês já conhecem.

Aqui é o mesmo caso, cliente com o mesmo problema de mau funcionamento. Só consegue usar o carro com etanol, não consegue usar o carro com gasolina. E o carro também perde parâmetros, tem perda de parâmetro, não pega nem de manhã nem no etanol. Olha só que complicado, né? A central de eletrônica está aqui, e a princípio nunca vi dessa marca, mas não vou falar de marcas nem de produtos. Vou falar do produto que a gente trabalha, as diferenças.

Já vimos aqui que vamos trocar todo o equipamento. Vamos colocar um equipamento que permite usar o carro com gasolina e GNV, isso é o mais importante. O mesmo acontece com esse, cliente com o mesmo problema, mau funcionamento, só consegue usar o carro com etanol, não consegue usar o carro com gasolina. E o carro também perde parâmetros no gás, dentre outros problemas que causam mau funcionamento no motor.

Pegamos aqui esse carro 1.8, vamos pegar esse equipamento também. Já tiramos todo o equipamento. Vamos colocar o nosso. Estão vendo? Pegando aqui o equipamento, a gente vê que essa galeria dos injetores que está aqui é uma galeria de injetores da época, boa da época. Mas essa galeria dos injetores, nós a usávamos em 2010. Agora estamos em 2023, pessoal. Então, essa galeria dos injetores tem uma resposta de funcionamento mais lenta. O que quero dizer com resposta de funcionamento é a pulsação entre o combustível e o GNV. Aqui ele puxa o combustível no tempo de pulsação mais lento do que as galerias dos injetores atuais.

Não é que esse equipamento é antigo, é que ele é um equipamento de quinta geração, mas simples. Isso é o que eu gosto de mostrar para vocês. Às vezes, a pessoa vê a diferença de preço de equipamento e fala: “Poxa, mas tem muita diferença”. Sim, tem muita diferença na tecnologia. Isso é muito importante, é muito bom poder usar o carro com gasolina e GNV. Isso é o mais importante, na hora de fazer a conversão, saber qual é a importância do GNV com esses upgrades. Aquela hora que você vai dar aquela ultrapassagem, dar uma carga total no motor, sentir o que é potência do motor. Isso é o mais importante, além da economia e do bom funcionamento. Isso é muito importante.

Fonte: PERDA DE MEMÓRIA NO GNV??? por Gnv 2001

Marcações: