Pular para o conteúdo

Descubra a pior dor do mundo de acordo com uma pesquisa recente

  • por
  • posts

As Piores Dores do Mundo

Uma pesquisa sobre dor revelou quais são as queixas mais comuns dos brasileiros, pela ordem: dor de cabeça, dor nas costas e dores musculares. A intensidade da dor depende de cada pessoa, mas existem doenças que provocam dores descritas como as piores do mundo. No capítulo de hoje da nossa série especial, você vai conhecer, por exemplo, um tipo raro de cefaleia que afeta apenas duas a cada mil pessoas, igualmente conhecida como a pior do mundo. A cólica renal também é um desconforto desagradável. Não seria a dor de dente? Que não é nada agradável, não é mesmo?

A dor é uma questão subjetiva, cada pessoa a sente de forma diferente. A melhor descrição e relato da dor são feitos pelo próprio indivíduo. No meio de uma crise, a vítima gravou as imagens, mas são tão chocantes que não podem ser mostradas na íntegra.

Existem diferentes tipos de dores de cabeça, como a cefaleia em salvas. Elas são como uma saraivada de tiros, dores intensas principalmente na parte superior da cabeça e estão associadas a alterações vasculares. Você pode ver os olhos avermelhados e lacrimejando, e muitas vezes ocorrem no mesmo horário. Não é à toa que essa doença é conhecida como a dor do suicida. Ela é descrita como a sensação de ter um urso enjaulado dentro da cabeça, o sofrimento é muito grande. Alguns pacientes têm tendência a se machucar ou até mesmo ter pensamentos suicidas durante a crise.

A crise renal é descrita como uma dor intensa que se move da região lombar para o abdômen. As pedras que causam a dor se formam nos rins, mas incomodam mais quando se deslocam pelo trato urinário em direção à bexiga. Para aliviar os sintomas, é recomendado o uso de analgésicos fortes, além de evitar o consumo excessivo de sal e proteínas, e se manter sempre hidratado.

A queixa da Dona Claude é a mesma de sete em cada dez pessoas que procuram essa rede de clínicas em São Paulo: dor provocada pela cárie profunda, é insuportável. Nesses casos, não há mais jeito, o dente precisa ser extraído.

Muitas pessoas adiam a visita ao dentista por medo. Normalmente, o paciente só busca o consultório do especialista quando já está sofrendo com dores há dias. Mas a ciência descobriu uma forma de amenizar os dois problemas: a dor e o medo. Agora, não é mais necessário usar agulhas para aplicar o anestésico. Além disso, a laser terapia é utilizada após cirurgias na boca para acelerar a cicatrização e reduzir a dor.

Para as pessoas que sofrem de cefaleia em salvas, a dor é constante e devastadora. A sensação é como se estivessem espremendo o rosto com uma faca dentro do cérebro. Nesses casos, a doença é atribuída a uma disfunção no hipotálamo, uma das estruturas do sistema nervoso central, e não possui cura.

Isis, uma vítima dessa doença, compartilha sua experiência e os desafios que enfrenta diariamente. Ela toma medicamentos potentes e usa oxigênio em alta concentração para aliviar os sintomas. Além disso, ela fez um implante de eletrodos na cabeça, que estimulam constantemente seu cérebro e reduziram a frequência e intensidade das crises.

O marido de Isis, Cleo, acompanha de perto o sofrimento dela e os dois se apoiam mutuamente. Para eles, o amor fortalece e dá forças para enfrentar essa batalha. Eles sabem que a dor vai voltar, mas estão determinados a vencê-la e a viver uma vida melhor.

Para muitas pessoas, a dor é um desafio diário. Mas com o avanço da medicina, novos tratamentos estão sendo desenvolvidos para ajudar a aliviar esses desconfortos e melhorar a qualidade de vida.

Fonte: Pesquisa revela qual é a pior dor do mundo por Jornal da Record

Marcações: