Pular para o conteúdo

Descoberta recente de câncer de laringe? Confira vídeo informativo com Dr. Jônatas Catunda.

  • por
  • posts

Câncer de Laringe

O câncer de laringe é um tipo de câncer que afeta a voz. Muitas vezes, o principal sintoma é a rouquidão. Neste vídeo, vamos explicar os principais pontos sobre essa doença.

O câncer de laringe é relativamente comum e afeta principalmente as pessoas que fumam ou fumaram muito ao longo da vida. Por isso, é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. O consumo de bebidas alcoólicas também aumenta o risco de desenvolver esse tipo de câncer. Pessoas que não fumam têm uma chance muito menor de desenvolver câncer de laringe.

Os principais sintomas desse tumor são a rouquidão persistente por mais de duas semanas e alterações na voz, como dificuldade de falar. Em casos mais avançados, o paciente pode ter dificuldade de engolir e falta de ar. A presença de caroços endurecidos no pescoço pode indicar a presença de metástases.

O tipo mais comum de câncer de laringe é o carcinoma espinocelular, que responde por 95% dos casos. Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são muito boas. Infelizmente, muitos pacientes demoram a procurar atendimento médico, o que atrasa o diagnóstico e o início do tratamento.

O tratamento do câncer de laringe vai depender do estágio da doença. Tumores pequenos e precoces podem ser tratados com cirurgia ou radioterapia. Nos casos mais avançados, é necessário combinar cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Em alguns casos, é possível preservar a função da laringe e utilizar técnicas de reabilitação para que o paciente volte a falar.

A cirurgia mais realizada para o câncer de laringe é a laringectomia total, que consiste na remoção de toda a laringe e a implantação da traqueia na pele para criar um traqueostoma definitivo. Após essa cirurgia, o paciente perde a capacidade de falar, mas, com reabilitação, é possível aprender técnicas de fonação como a voz esofágica ou utilizar dispositivos eletrônicos que permitem a comunicação.

É importante ressaltar que, antes e durante o tratamento, o paciente pode necessitar do uso de traqueostomia para respirar ou de sonda nasoenteral para se alimentar. Essas medidas de suporte nutricional são fundamentais para garantir a tolerância aos tratamentos, como radioterapia e quimioterapia.

Se você suspeita que possa ter câncer de laringe, é fundamental procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tempo faz uma grande diferença nesse caso, e quanto antes o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de cura.

Além disso, é importante destacar a importância de parar de fumar e de passar essa mensagem adiante. O cigarro está diretamente relacionado ao câncer de laringe.

Se você gostou desse vídeo, clique em gostei e compartilhe com outras pessoas. Deixe nos comentários a sua história com câncer de laringe ou de algum familiar que tenha passado por essa doença. Muito obrigado e até o próximo vídeo!


Fonte: Câncer de laringe – Vídeo para quem acabou de descobrir! | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço