Pular para o conteúdo

Dermatite Atópica: conheça os sintomas, causas e tratamentos disponíveis.

  • por
  • posts

Olá pessoal, bem-vindos ao canal de dermatologia A Beleza e Arte! Hoje o nosso tema vai ser dermatologia, hoje o sistema estão tendo aí amarrar a visão dos meus cabelos ondulados naturais porque já tô dois meses aqui sem cortar o cabelo na quarentena e já não tem mais jeito meu cabelo ele é assim mesmo do lado meio caracolado quando eu só passo a toalha e seco bem. Mas enfim, fora esse visual diferente, vocês vão ver aí comigo hoje um tema muito interessante que é sobre uma doença de pele que acomete muita gente agora no outono/inverno, quando o clima começa a ficar um pouquinho mais seco, se a sua pele seca junto começa a descamar e coçar, ter áreas avermelhadas e irritadas que chegam a machucar. Isso pode ser um problema, uma doença de pele. Aí nós vamos tratar dela aqui nesse vídeo. Isso acomete crianças e adultos, e se você tem ou conhece alguém que tenha, me acompanha até o final que no final desse vídeo eu dou dicas de como evitar esse problema. Vamos lá!

Agora vamos falar sobre a doença que estamos tratando: a dermatite atópica. A dermatite atópica é uma doença da pele que tem inflamação, vermelhidão, descamação e ressecamento. Pode ter inchaço e uma marca registrada da dermatite atópica é a coceira. Ela pode surgir em várias regiões do corpo, mas geralmente começa em regiões de dobras, como pescoço, braços, antebraços e atrás do joelho. Pode se espalhar para o rosto e outras regiões do corpo. A dermatite atópica costuma começar nos primeiros meses de vida, tem uma determinação genética, mas pode melhorar na adolescência devido aos hormônios que ajudam a produzir mais sebo, protegendo a pele com uma barreira deficiente desde o nascimento.

Geralmente, pessoas com dermatite atópica apresentam sintomas associados, como rinite alérgica e asma ou bronquite, pois a falta da barreira cutânea também afeta as mucosas, que defendem as vias aéreas. O tratamento da dermatite atópica envolve cuidados em casa e tratamento médico dermatológico, que pode incluir o uso de cremes, sabonetes adequados e até medicações via oral. Em casos mais graves, pode ser necessária a internação hospitalar.

Para prevenir os sintomas da dermatite atópica, algumas dicas são importantes. O banho da pessoa com dermatite atópica deve ser curto, de no máximo cinco minutos, para não remover a proteção natural da pele. A água do banho não deve ser muito quente, pois pode inflamar mais a pele e retirar a oleosidade. O uso de bucha não é recomendado, pois tira ainda mais a proteção da pele. É importante também usar um sabonete adequado, que não retire a barreira cutânea. Sabonetes bactericidas são desaconselhados, pois podem desequilibrar ainda mais a flora bacteriana, que já é desequilibrada na pessoa com dermatite atópica.

Além desses cuidados, é importante usar roupas de algodão, evitar alimentos que possam causar sensibilidade, seguir orientações médicas na introdução de alimentos e ter paciência, pois o tratamento da dermatite atópica é longo e demorado.

Espero que tenham gostado das dicas! Para mais informações, sigam nossas redes sociais e deixem suas dúvidas nos comentários. Até o próximo vídeo!

Fonte: Dermatite Atópica – sintomas, causas, tratamentos por Dermart By João Paulo Junqueira