Pular para o conteúdo

Dermatite Atópica: Causas, Sintomas e Tratamentos Eficientes

  • por
  • posts

A dermatite atópica – Como aliviar e ficar livre

Olá! Eu sou Angela Xavier e este vídeo é para atender uma solicitação. Se você quiser que eu fale sobre algum assunto específico, pode colocar nos comentários. Quando possível, vou procurar atender ao seu pedido. Está certo?

A dermatite é uma inflamação que acontece na nossa pele, deixando-a avermelhada e coçando muito. Pode formar bolhas e descamação em alguns casos, além de causar sensação de ardência e queimação na região afetada. A dermatite pode aparecer em diversas partes do corpo, como nas dobrinhas, na curva do joelho e em outros lugares. Em bebês, ela é muito comum e pode ocorrer devido à alergia a tecidos, como fraldas ou etiquetas de roupas feitas de tecido sintético. Vale ressaltar que as dermatites não são contagiosas. Pode ficar tranquilo.

Além do desconforto físico, a dermatite também pode causar problemas psicológicos, e o estresse emocional pode desencadear as crises de dermatite. Por isso, é importante tomar cuidados especiais para lidar com essa situação e realizar tratamentos corretamente, a fim de controlar e, quem sabe, eliminar o problema.

A dermatite atópica é um tipo de dermatite crônica e indica-se que seja hereditária e ligada à resposta imunológica. Existem alguns cuidados que você deve ter quando estiver em uma crise de dermatite:

  • Faça banhos mais curtos e nunca quentes, pois a água quente pode piorar a inflamação. Os banhos podem ser frios ou morninhos, mas não muito demorados. Cinco minutos de banho são o suficiente. Evite o uso de produtos de limpeza que tenham perfume e opte por sabonetes neutros e o mais natural possível. Evite também esfregar a toalha na região afetada. Após o banho, seque suavemente a pele com uma toalha macia.
  • A pele também precisa estar bem hidratada, tanto com água quanto com um creme hidratante adequado. Cuidado ao escolher um creme, pois ele não pode ser irritante e nem ter cheiro, pois isso pode provocar mais dermatite.
  • A dermatite causa desconforto tanto físico quanto emocional para a pessoa, devido à coceira, ardência e aspecto da pele. Para aliviar os sintomas, afaste os elementos que provocam a dermatite na pele, mantenha a pele hidratada, evite banhos quentes, limpeza excessiva com sabonetes e administre o estresse, pois ele pode desencadear crises. Além disso, evite o uso de perfumes e loções perfumadas, entre em contato com substâncias irritantes e prefira roupas de algodão, pois os tecidos sintéticos tendem a causar dermatite.
  • Evite também alimentos que possam causar alergias, como leite, derivados de trigo e camarão. Substitua-os por alimentos mais saudáveis, ricos em frutas, vitaminas e minerais, para equilibrar o sistema imunológico.
  • Evite ambientes muito quentes, pois o calor pode piorar a sudorese e a situação da dermatite.

Esses cuidados devem ser mantidos mesmo quando os sintomas da dermatite desaparecerem, para evitar o ressecamento da pele. Além dos cuidados mencionados, existem alguns tratamentos caseiros simples e naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da dermatite:

  • Pasta de aveia: misture água fria com farinha de aveia até formar uma pasta. Aplique na região afetada. A aveia ajuda a diminuir a irritação e a coceira.
  • Pasta de polvilho ou maizena: caso não tenha farinha de aveia, você pode utilizar polvilho ou maizena. Aplique na região afetada para aliviar os sintomas.
  • Pasta de dolomita: a dolomita é um pó branco à base de cálcio e magnésio. Prepare uma pasta com água e aplique na região afetada para clarear e aliviar a coceira.
  • Pasta de argila: prepare uma pasta de argila com água e, se desejar, adicione carvão. Aplique na região para aliviar a coceira e acalmar a pele.

Essas são algumas receitas caseiras que podem ajudar a aliviar os sintomas da dermatite. Lembre-se de escolher as opções que melhor se adequem a você e sempre consulte um dermatologista para um diagnóstico correto e tratamento adequado.

Gostou do vídeo? Deixe seu like! E se ainda não é inscrito, inscreva-se no canal e siga-me no Instagram. Espero você no próximo vídeo!

Fonte: Dermatite Atópica: O que é? Como tratar? por Angela Xavier