Pular para o conteúdo

Delivery de drogas movimenta milhões no tráfico ilícito

  • por
  • posts

Mega Operação Policial Desmantela Esquema Milionário de Tráfico de Drogas

Uma mega operação policial desmanchou um esquema milionário de tráfico de drogas e revelou como uma quadrilha usava a tecnologia para vender entorpecentes a qualquer hora do dia ou da noite, sem levantar suspeitas, tudo sob o comando de um homem que vivia a mais de 2.000 km de distância e ostentava uma vida de luxo e riqueza.

A operação policial descobriu como a quadrilha operava um verdadeiro delivery de drogas, utilizando apenas um aparelho celular. Eles recebiam pedidos por mensagens de texto e contavam com uma equipe de entregadores que atuavam 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo a entrega de entorpecentes na porta de casa em poucos minutos.

As autoridades acompanharam os passos da quadrilha tanto nas ruas quanto na internet. Anúncios sobre a chegada de novos carregamentos foram identificados pela polícia. Em outras publicações, os criminosos exibiam grandes quantidades de drogas.

Dentro do grupo, havia uma divisão de tarefas. Cristiano Pontes da Silva, apontado como líder histórico, montou seu próprio sistema de entrega depois de abandonar uma facção criminosa. Cristano contava com um braço direito em Goiânia, Vinícius de Souza Gomes. Diogo Caetano de Souza era responsável pelo sistema de refino e distribuição dos entorpecentes, enquanto Hugo repassava as drogas para os entregadores.

A quadrilha contava com uma lista de clientes que eram pessoas de alto poder aquisitivo e dependentes químicos. Esses clientes aproveitavam a facilidade do serviço de delivery para receberem drogas em qualquer lugar em que estivessem, inclusive nas regiões mais afastadas da capital.

Além dos envolvidos com a venda e distribuição, as autoridades identificaram empresas laranja que eram utilizadas para a lavagem de dinheiro do tráfico. Pelo menos 12 entregadores foram identificados como parte do esquema.

As investigações começaram após uma denúncia anônima em janeiro de 2021, mas foi só na operação realizada esta semana que integrantes do grupo foram presos. Um laboratório de refino das drogas foi fechado e cerca de 5 kg de cocaína e pasta base foram apreendidos.

No total, 19 pessoas foram presas e cinco membros da quadrilha ainda estão foragidos. Bens como carros de luxo, imóveis, motocicletas, motos aquáticas e armas de fogo foram apreendidos pelas autoridades. Estima-se que o prejuízo financeiro para a quadrilha chegue aos 7 milhões de reais.

Cristiano, o líder do esquema, será condenado por tráfico, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As penas máximas podem chegar a 33 anos de prisão. A maioria das prisões é preventiva, sem prazo determinado. Com a conclusão do inquérito, espera-se a condenação de todos os envolvidos.

Fonte: TRÁFICO: DELIVERY DE DROGAS MOVIMENTA MILHÕES por Record TV Goiás