Pular para o conteúdo

Curso de Saúde Mental: Transtornos de Ansiedade – Abordagem Inicial

  • por
  • posts

Olá, meu nome é mais a zeroseu, sou médico psiquiatra e hoje vou apresentar a aula sobre a abordagem inicial dos transtornos de ansiedade.

O tratamento dos transtornos de ansiedade apresenta aspectos que são comuns a todos os transtornos e aspectos que são específicos de cada condição. O nosso objetivo aqui é ajudar ao máximo sem se estender muito.

Falo de algo que é útil para todos os transtornos: a psico-educação dos transtornos de ansiedade. Devemos explicar ao paciente o que ele tem e como funciona o tratamento. Devemos também deixar claro que a ansiedade depende de uma soma de fatores: genética, ambiente, hábitos de vida, e que não é culpa de ninguém.

Uma maneira bastante eficiente de ilustrar a sociedade é dizer que medo e ansiedade são emoções, mais uma espécie de sinal de alarme entre os feridos, e que o problema é esse alarme ficar disparando quando não existe perigo algum.

Por último, devemos tranquilizar o paciente, reforçando a eficácia dos tratamentos disponíveis.

O tratamento dos transtornos de ansiedade pode ser realizado com medicamentos e psicoterapia, ou ainda através da combinação desses dois.

Para indicar a modalidade terapêutica além do diagnóstico, já que o transtorno pode carregar particularidades que levem a uma escolha específica, é interessante considerar a preferência do paciente, a resposta dele a tratamentos prévios, a disponibilidade de tratamento local, o custo, a efetividade, as comunidades científicas e clínicas, as práticas clínicas, as comorbidades presentes e outros fármacos que possam estar sendo usados em função das interações farmacológicas.

É preciso abordar também as particularidades no tratamento de cada condição clínica. Vou falar um pouco então sobre o tratamento específico de cada transtorno aqui citado, dando ênfase às psicoterapias.

Começamos pelo transtorno de ansiedade generalizada. Quanto às psicoterapias, a terapia comportamental é eficaz. Quanto aos psicofármacos, a primeira linha de tratamento é composta pelos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e pelos inibidores da recaptação da serotonina e da noradrenalina. O tratamento combinado entre psicofármacos pode ser útil em casos existentes.

Agora o transtorno de pânico. Quanto às psicoterapias, a terapia cognitivo-comportamental é tratamento de primeira linha. A terapia psicológica também é eficaz, especialmente em pacientes com transtornos de personalidade, baixa autoestima ou dificuldades nas relações interpessoais. Quanto aos psicofármacos, a primeira linha é composta pelos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e pelos inibidores da recaptação da serotonina e da noradrenalina. O tratamento combinado pode ser mais eficaz do que o tratamento medicamentoso ou psicoterápico isolado, mas não há evidências que tornam essa indicação inquestionável.

Agora o transtorno obsessivo-compulsivo. Quanto às psicoterapias, a terapia cognitivo-comportamental é tratamento de primeira linha. Quanto aos psicofármacos, a primeira linha é composta pelos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, doses geralmente altas. O tratamento combinado é superior ao medicamentoso isolado, mas sem diferença em relação à clomipramina.

Por último, o transtorno de estresse pós-traumático. Quanto às psicoterapias, a terapia cognitivo-comportamental focada no trauma individual e a terapia de manejo do estresse são eficazes. Quanto aos psicofármacos, a primeira linha é composta pelos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e pelos inibidores da recaptação da serotonina e da noradrenalina. O tratamento combinado é bastante usado na prática, mas não há evidências que permitam a comparação de uma psicoterapia ou de um psicofármaco isolado.

Para finalizar essa aula, ressalto que outras dúvidas em relação ao tratamento podem e devem surgir. Nesses casos, as referências indicadas podem ajudar, assim como nós aqui dos Tênisdrs podemos servir de apoio.

Fonte: Curso de saúde mental: transtornos de ansiedade, abordagem inicial por TelessaúdeRS – UFRGS