Pular para o conteúdo

Cura e tratamento para zumbido no ouvido com um aplicativo.

  • por
  • posts

É um aplicativo para tratar zumbido.

Zumbido é um problema mundial. Um estudo recente mostrou que mais de 740 milhões de adultos em todo o mundo, quase 15% da população, experimentam pelo menos um sintoma de zumbido na vida e quase 120 milhões são gravemente afetados.

Zumbido é a percepção de um barulho ruim, como um apito, um som agudo em um ou nos dois ouvidos quando nenhuma fonte externa de som está presente. Pode ser como uma água corrente, o motor de um carro, uma cachoeira, um zumbido de abelha, o bater de asas de uma borboleta, o pulsar de um coração, apito de fábrica, entre muitos outros exemplos. E o seu, como é? Deixe nos comentários e confira também como é o de outras pessoas.

Mas o que fazer com o chato do zumbido? Um estudo recente de agosto de 2022 mostrou uma opção.

Olá pessoal, bem-vindos a mais um “Curiosidades da Mente”. O zumbido muitas vezes é causado por danos ao sistema auditivo, além de também ocorrer em uma ampla gama de condições médicas como ansiedade, depressão, por exemplo, e tem sido identificado até mesmo como efeito colateral da atual vacinação (vale já essa ressalva: se você tem zumbido, o melhor médico para buscar é o otorrinolaringologista, já que a maior chance é de ser um problema otorrinolaringológico. Se o zumbido tiver outra origem, o próprio médico otorrino indica outra pessoa aos profissionais necessários).

O fato é que tratar zumbido ainda é um grande desafio para a medicina. Os remédios testados em estudos falharam na maioria das pessoas, infelizmente, e para a maioria, o zumbido permanecerá. Então, o foco do tratamento passa a ser não mais fazer o zumbido sumir, mas sim fazer com que ele se torne imperceptível. Como assim? Uma coisa é o zumbido estar comigo, eu lembrar toda hora dele, me atrapalhar o sono, causar aborrecimento e incômodo na vida pessoal e no meu trabalho. Outra coisa é o zumbido estar lá, eu nem lembrar dele ao longo do dia, ele fica lá quietinho na dele, eu fico aqui quietinha na minha. Eu posso até às vezes chegar a perceber que ele está lá, mas ele não me aborrece. E você, está curtindo o vídeo até aqui? Então aperte o like para dar uma moral para esse vídeo, para chegar em mais pessoas que precisam dessa informação.

Então, pensando nisso, esse estudo recente apresentou um aplicativo revolucionário de terapia digital para enganar o cérebro e não deixar que ele se incomode com o danado do zumbido. Nesse estudo, foi comparado o uso do aplicativo de ruído branco comum, como o “White Noise”, com o novo aplicativo “Optilense”. Os participantes ganharam fones de ouvido de condução óssea e caixinhas Bluetooth para ouvir os ruídos emitidos pelo aplicativo ao longo do dia. E os resultados foram interessantes: após 12 semanas de observação, o grupo que utilizou o novo aplicativo “Optilense” apresentou mais alívio do zumbido, menor aborrecimento com ele, menor intensidade e maior capacidade de ignorar o zumbido quando percebido. Olha só que legal! Vale ressaltar também que o outro aplicativo, o comum de ruído branco, também apresentou melhora em todos esses índices, só que o novo aplicativo proporcionou um alívio maior, mostrando que essas técnicas de sensibilização do zumbido parecem realmente funcionar. A ideia é enganar o cérebro e trocar o ruído ruim do zumbido por um colorido mais agradável.

Vale lembrar que esse foi um estudo inicial e mais estudos com esse novo aplicativo são necessários. Estudos novos já estão sendo planejados para que o aplicativo seja aprovado pela FDA nos Estados Unidos como um tratamento oficial para o zumbido. E pensa que o aplicativo pode estar disponível em seis meses. Lembrar também que a resposta é individualizada e pode funcionar para algumas pessoas e não para outras, dependendo da causa do zumbido e dos fatores pessoais.

Pois é, tem um vídeo meu mais antigo aqui que eu conto sobre técnicas de dessensibilização para zumbido, deixando o som de musiquinhas expor metalizadas baixinho pela casa, nos ambientes em que o zumbido mais incomoda, usando ruídos como sons da natureza, meditação, tambores, orquestras sinfônicas, detalhe: não pode ter voz, tem que ser somente ruídos sonoros. Esse vídeo foi muito visto e nos comentários a gente confere muitos relatos de pessoas que tentaram e deu certo, mas também alguns poucos relatos de pessoas que tentaram e não deu certo, confirmando essa ideia de que a resposta é individualizada. Lembrar que, para ter resultado, não adianta deixar os sons baixinhos um dia ou uma semana, é ao longo da semana, com o efeito de enganar o cérebro, aliviar o zumbido vai ocorrendo. Nesse estudo mesmo do nosso aplicativo que estamos falando, note que os resultados maiores foram após 12 semanas, o que é considerado rápido, já que quanto mais tempo passa, maior o resultado dessas estratégias.

E tem outras novidades! Mas antes, se você não conhece o canal, seja muito bem-vindo! Não deixe de apertar o botão para receber as notificações. A ressalva no final desse estudo é que o aplicativo Optilense foi usado ao longo do dia, através de fones de condução óssea, que são fones especiais diferentes dos habituais que estamos acostumados a ver. Esses fones você encontra na internet. E à noite, na hora de dormir, os fones eram substituídos pela caixa Bluetooth.

O outro aplicativo, Silence, foi desenvolvido pela Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. E embora o aplicativo esteja disponível na Apple Store e no Google Play, existe um código para sua ativação, que o médico indica e libera para o paciente quando é indicado. Pelo menos é o que dá para entender lendo a descrição do projeto.

Outras novidades nessa área estão surgindo. Há pouco tempo, a startup britânica Otto levantou 2,8 milhões de libras (que seriam 3,3 milhões de dólares) em financiamento inicial para desenvolver um aplicativo que fornece uma série de orientações de terapia cognitivo-comportamental, influência de exercícios médicos e técnicas de relaxamento projetadas para ajudar as pessoas a limitar o efeito do zumbido. Com certeza, o dono da startup deve sofrer com zumbido. Outra abordagem foi adotada pela Time-Tracks, um aplicativo de terapia digital que aplica um algoritmo que, segundo a empresa, pode transformar a música que os pacientes estão ouvindo em uma terapia neural acústica, desde que a frequência do zumbido do paciente seja conhecida. O aplicativo, que é da Alemanha, filtra a frequência de zumbido individual de um paciente da música, reduzindo a estimulação de células nervosas hiperativas no centro auditivo do cérebro ligadas ao distúrbio.

Essa é a promessa. Quer saber? Compartilhe esse vídeo no seu WhatsApp! Eu tenho certeza que tem muita gente lá nos seus grupos que sofre de zumbido e adoraria saber sobre essas novidades. E conta pra gente, né? Como é o seu zumbido e como você lida com ele?

Um grande abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: ZUMBIDO no ouvido tem CURA? Conheça o aplicativo para TRATAR zumbido! por Neurologia e Psiquiatria