Pular para o conteúdo

Cura do câncer: pesquisa avança no espaço

  • por
  • posts

Viagem Espacial e a Cura do Câncer no Espaço

Se você acha que viagem espacial não serve pra nada, hoje eu vou te provar o contrário. Você vai descobrir como os cientistas querem curar o câncer… no espaço e como um astronauta que passou 1 ano em órbita nos deu pistas para entender como o espaço pode destruir células cancerígenas.

A humanidade estuda maneiras de curar o câncer há milênios. E há milênios nós também observamos as estrelas e já fazemos imagens espetaculares do nascimento das primeiras galáxias.Mas será que tem como juntar essas duas áreas, a medicina e a astronomia, para tratar uma doença tão traiçoeira como o câncer? E se eu te contasse que cientistas estão nesse momento levando células cancerígenas para o espaço, em busca de uma cura?

Usar a vastidão do universo para o objetivo nobre de destruir o câncer é incrível, mas esse é um plano bem arriscado. O espaço é um lugar cheio de perigos para nós.

Antes de te contar como o espaço pode ser perigoso, eu quero te mostrar algo tão inspirador quanto o próprio universo, que é você aprender habilidades novas e tão sonhadas para dar um salto na carreira. Calma que vai ser rápido.

Tem coisa mais inspiradora do que estudar com professores renomados, criar networking e ainda de forma flexível de acordo com os seus horários? Diferente dos perigos de embarcar em um foguete para o espaço, estudar na Alura agora é muito seguro pra você, que tá pensando em iniciar na área de programação, ou você que busca aprimorar os seus conhecimentos. Confia em mim… Eu disse que ia ser rápido e te garanto que as suas células do futuro vão te agradecer.

Os Desafios da Viagem Espacial

Existem 2 grandes desafios para quem resolve se aventurar no espaço. O primeiro é a falta de oxigênio para respirar. Na verdade, a quantidade de qualquer gás é tão baixa que não existe ar como aqui na Terra. O que existe é o vácuo, capaz de sugar até o oxigênio que está dentro do seu corpo. Que morte horrível.

E o segundo desafio do espaço é a radiação. Na Terra, a atmosfera e o campo magnético nos protegem dos raios cósmicos e da radiação perigosa vinda de todas as partes do universo. Mas quem vai para o espaço está vulnerável a essa radiação que, a longo prazo, pode causar desde problemas cardiovasculares até câncer.

A única maneira de sobreviver à falta de oxigênio e à grande quantidade de radiação do espaço é usando uma roupa especial, que cria uma mini atmosfera com oxigênio e outros gases em volta do corpo e reduz os danos da radiação. Mas será que isso é suficiente?

O que acontece com o organismo se passamos longos períodos no espaço? Viver no espaço traz riscos inesperados para a saúde ou, quem sabe, benefícios para combater doenças?

Para começar a responder essas perguntas, a NASA precisou de alguns anos e de um
Fonte: A BUSCA PELA CURA DO CÂNCER NO ESPAÇO por Olá, Ciência!